fbpx

7 dicas para melhorar a sua produtividade

Se você está buscando dicas para saber como melhorar sua produtividade, fique atento nestas 7 dicas.

melhorar a produtividade

7 dicas para melhorar a sua produtividade

Parece tarefa fácil, mas manter a produtividade durante o dia a dia é algo muito difícil para a grande maioria das pessoas. Isto é bastante compreensível, pois há uma enorme rede de distrações na nossa rotina. Por exemplo: aparelhos eletrônicos, poluição sonora, poluição visual, acúmulo de informações banais etc. Na verdade, sem perceber, criamos uma rotina com excesso de informações e escassez de produtividade. Mas como isso é possível?

Hoje, cada vez mais, temos um tempo limitado, e isto acaba gerando a sensação de que temos muito pouco tempo para executar as tarefas do dia a dia. Estamos sempre com pressa, você já percebeu? Pressa para sair mais cedo do trabalho, para buscar o filho na escola, para se alimentar, para estudar, pensar, conversar etc. E com a facilidade das informações e comunicação, nos tornamos mais preguiçosos, e logo, menos produtivos e até mesmo menos criativos.

Em consequência disto, muita gente quer achar um meio de melhorar sua produtividade sem ter que fazer tudo correndo o tempo todo. Se você está buscando dicas para saber como aumentar sua produtividade, fique atento nestas 7 dicas.

1. Ter uma boa noite de sono

Descansar o corpo é fundamental para se manter produtivo. Durante o sono, o corpo e a mente desligam e recarregam as energias que irão proporcionar um dia com mais ideias e disposição. Tenha um sono de qualidade.

2. Alimente-se bem e pratique exercícios físicos

Uma alimentação com bastante nutrientes e vitaminas faz com que seu corpo se mantenha preparado para uma rotina desgastante de trabalho, por exemplo, o que pode evitar um esgotamento físico ou doenças, como a gripe. A atividade física pode ser um fator que complemente a alimentação e uma boa noite de sono, pois quando acumulamos energia demais, podemos ter insônia, acúmulo de peso e estresse.

3. Evitar fazer tudo ao mesmo tempo

Este é um problema muito comum nas pessoas que querem melhorar a sua produtividade, isto porque, muitas delas, confundem produtividade com agilidade. Ser produtivo, não tem nada a ver com a quantidade de coisas que você pode fazer em um curto prazo, mas sim, com a qualidade com que a faz. Na maioria das vezes, se faz muito, no prazo curto, porém, pouco se aproveita. Portanto, se mantenha mais focado em produzir algo mais elaborado com qualidade.

4. Priorizar atividades importantes

Nenhum ser humano consegue fazer muitas atividades ao mesmo tempo sem que haja distrações ou a perda de foco, por isto, priorize na sua rotina até 3 atividades a serem desenvolvidas e as faça sem correria.

5. Diminuir o uso do smartphone

O aparelho celular, já demonstrou que pode ser um grande vilão para quem precisa melhorar a sua produtividade. Por isso, tente mantê-lo sem notificações ou no modo silencioso ao desenvolver suas atividades.

6. Ser organizado

Já está comprovado que o modo como nos organizamos está ligado com a mente. Portanto, se mantenha organizado, externa e internamente.

7. Tirar um tempinho para fazer o que gosta

Como diz o ditado “nem só de trabalho vive o homem”. Todos nós precisamos ter inspiração e um momento de felicidade satisfatória para ter boas ideias, por isso faça algo que te leve para fora da rotina de trabalho.

Rui Mesquita
http://www.ruimesquita.com.br

Confira também: Como Manter o Controle de Sua Vida?

 

Rui Mesquita Author
Rui Mesquita é Diretor executivo do IMC, Master Coach e Coach Profissional com 4 Certificações Internacionais; Palestrante; Escritor; Programador  Neurolinguístico; Vendedor e Professor. É especialista em Comportamento Humano, Formação de líderes, Gestão de Vendas, Desenvolvimento de Processos e Gestão Empresarial, apresentador do Programa de TV e RÁDIO Liderando.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa