fbpx

7 conselhos para voar em 2020

Confira 7 dicas que vão te ajudar a crescer, a alcançar novos resultados e a se tornar um profissional ainda melhor em 2020!

como se tornar um profissional melhor

7 conselhos para voar em 2020
Por Hendel Favarin (Cofundador da Conquer)

Aqui na Conquer, falamos muito sobre a importância de se arriscar e sair da sua zona de conforto para poder crescer e alcançar novos resultados.

Essa jornada não é nada fácil e traz inúmeros desafios. Mas os aprendizados jamais seriam conquistados se você se mantivesse sempre conformado e estagnado.

Para te inspirar a dar o primeiro passo e passar por esses momentos desafiadores, reunimos 7 dicas que vão te ajudar a crescer e se tornar um profissional ainda melhor em 2020.

1. Seja curioso 

Segundo Ricardo Basaglia, Diretor Geral da Michael Page, “em um mundo que muda tanto, se não formos alguém que, de forma genuína, quer entender, buscar, mudar, melhorar, que aprende rápido, se adapta rápido, que olha o copo meio cheio no caos, que encara os desafios; se não formos tudo isso, hoje em dia viramos um profissional mediano, mais um na multidão”.

Se você não quer ser mais um em meio a tantos, que faz mais do mesmo, seja curioso. Pergunte, questione, procure saber, se interesse. Sua curiosidade ainda vai te levar além.

2. Tenha vontade de crescer e abrace a sua consequência

Como assim? Todo mundo tem o desejo de crescer. Entretanto nem todo mundo quer passar pelo processo de crescimento, que é dolorido. Crescer dói.

Crescer dói em vários sentidos. Se você pensar no sentido biológico, uma criança que está em processo de crescimento sente dor nas pernas e nos braços, porque os ossos estão crescendo e crescer dói.

Em outro sentido, quando uma pessoa está crescendo profissionalmente, ela sente dor também. Você deixa de fazer o que domina para assumir novos desafios. E, quando você assume novos desafios, você gera desconforto, gera dor. Crescer dói.

A grande questão é ter a certeza de que essa dor do crescimento vale a pena. Que esse desconforto vale a pena.

Um outro caminho seria fugir dos desafios, do desconforto, e não querer passar por mudanças. Preferir estagnar, ficar parado. Obviamente essas pessoas não sentem a dor que o crescimento promove. Mas será que a vale a pena não sentir a dor do crescimento?

É claro que não vale a pena. Acredite, quem está estagnado, acomodado, quem tem medo de novos desafios, vai sentir uma dor muito pior. A dor da estagnação. A dor do remorso. Afinal, o tempo não volta. O tempo perdido não volta. O relógio só anda para frente, ele não anda para trás. Por isso, a dor do crescimento vale a pena. Lá na frente, você vai desfrutar daquilo que está plantando hoje.

Uma coisa é certa na vida: a colheita é proporcional ao plantio. Fazer mais do mesmo é confortável, mas não gera novos conhecimentos, não gera novas experiências, por isso não gera dor.

E o medo, onde é que fica nessa história toda? O medo faz parte do processo, mas tem que ser enfrentado e atropelado. Porque tem gente que, por medo de perder, nunca ganha. Quem tem medo de perder nunca ganha. E vira mais um na multidão. Então, o segundo conselho é: tenha vontade de crescer e abrace de peito aberto a consequência de crescer, que é a dor.

3. Olhar o mundo com o copo meio cheio! 

A arte de viver bem não consiste em eliminar o que nos faz sofrer, mas crescer com esses problemas. Enxergar todos os problemas como ótimas oportunidades de crescimento. Como oportunidades de enxergar e aplicar uma nova solução. De alcançar novos resultados.

Apontar o dedo é muito fácil. Difícil é resolver. Isso que destaca uma pessoa, um profissional. Afinal, se está tudo certo, redondo, perfeito, com o que nós podemos contribuir?

Lembrem: é no mar de problemas que existe um mar de oportunidades. O caos pode ser o abismo para aqueles que olham o copo meio vazio, mas ele também pode ser uma excelente escada para quem enxerga o copo meio cheio.

Por isso, sempre tenha entusiasmo e otimismo para enxergar o copo meio cheio, e muito protagonismo também. Afinal, ser protagonista é assumir a responsabilidade da vida, do trabalho, do seu crescimento, dos seus problemas. É ter a capacidade de mudar o que está te incomodando a sua volta e gerar uma influência positiva para um mundo melhor.

“Pessoas de sucesso fazem o que pessoas mal sucedidas não querem fazer. Não queira que a vida seja mais leve. Deseje que você seja ainda melhor.” (Jim Rohn)

4. Sonhe grande 

Aqui na Conquer, não nos consideramos 120 colaboradores. Nos consideramos 120 empreendedores. E por quê? Porque estamos construindo a Conquer dos próximos anos todos os dias.

O mundo está mudando muito rápido e a Conquer também. E nós ainda somos um bebê. Novas áreas e oportunidades estão surgindo o tempo TODO, e ainda surgirão muitas outras que não temos nem ideia.

Abrace os problemas, implemente soluções, gere resultados e sempre dê o seu extra. Nada substitui o trabalho duro. Nada. O seu eu do futuro vai agradecer o seu eu do presente. Pode apostar.

5. Stay foolish, stay hungry (mantenha-se tolo, mantenha-se faminto)

Demorei pra entender a real importância e impacto dessa frase do Steve Jobs. Antes só achava uma frase bem legal. Hoje eu entendo o real valor dela. Afinal, em um mundo que muda o tempo todo e em um mercado tão competitivo, a maior capacidade profissional hoje é a capacidade de continuar aprendendo. De se reinventar. De estar sempre pensando em como fazer melhor, como diria Elon Musk.

Afinal, segundo Alvin Toffler, futurista americano, “o analfabeto do futuro não será aquele que não sabe ler e escrever, mas, sim, aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.

Por isso, é fundamental carregar a humildade consigo. Humildade não tem nada a ver com falta de confiança, ok? Delete isso. Humildade no sentido de termos a responsabilidade e consciência de que sempre temos que melhorar, por melhor que a gente seja.

Como diz Steve Jobs: temos que permanecer tolos e permanecer famintos. Tolos para sempre buscarmos melhorar, ouvirmos as pessoas ao nosso lado, recebermos feedbacks, enxergarmos nossos erros, sermos líderes acessíveis, líderes que dão voz e desenvolvem o time. E famintos para jamais acharmos que está bom, jamais acharmos que somos os melhores, ao contrário, para que nossos olhos sempre brilhem pela melhoria contínua.

6. Lembre todos os dias de qual é o seu propósito 

Por que a Conquer nasceu? Para transformar a educação do país? Sim, também. Esse é o nosso sonho grande.

Mas qual a nossa missão? Por que acordamos todos os dias e trabalhamos duro aqui na Conquer? Para acelerar as carreiras dos nossos alunos. Tá, mas e o que está por trás disso?

Muito mais profundo e complexo do que simplesmente acelerar carreiras. É sobre mudar vidas, mudar histórias, mudar futuros. Empoderar pessoas. Ajudá-las na vida pessoal, na vida profissional, na qualidade de vida. É sobre ajudar pessoas a voltarem a sonhar. É sobre ajudar pessoas a conquistarem os seus sonhos.

Não é à toa que a gente ouve dos nossos alunos que eles dividem suas vidas (e não só a carreira) entre “antes da Conquer” e “depois da Conquer”. E que privilégio fazer parte dessa transformação. E que responsabilidade também. Afinal, a Conquer faz pessoas melhores, faz empresas melhores, e faz o mundo melhor. E nós mantemos nosso propósito em mente todos os dias.

Por isso, pare para pensar: por que você acorda todos os dias? Por que você faz o que faz? Não tire o seu propósito de vista!

7. Aproveite o caminho e seja muito feliz 

A vida não se mede pelo número de respiros, mas pelos momentos que nos tiram o fôlego!

Que esses conselhos te ajudem a correr atrás do que você acredita neste ano. E, para te ajudar a se lembrar deles sempre que quiser, aqui vai um resumo das 7 dicas que vão te ajudar a crescer e se tornar um profissional ainda melhor em 2020:

7 dicas que vão te ajudar a crescer e se tornar um profissional ainda melhor em 2020

Confira também: Como ser mais produtivo no trabalho e ser um profissional melhor

 

Criada em agosto de 2016, a Conquer ensina as habilidades que as faculdades e pós não ensinam, mas que são fundamentais para o crescimento profissional de qualquer pessoa, independente da idade ou área de atuação. Essas habilidades são chamadas de “First layer skills” (habilidades de 1ª camada) porque são essas habilidades que vão potencializar a parte técnica de qualquer profissional, que vão fazer ela se destacar e atingir maiores resultados. Habilidades como oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança, negociação. Entre os mais de 8.000 alunos que já passaram pela Conquer, em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte estão empreendedores e profissionais das mais diversas empresas. Além dos cursos para pessoa física, que foi o porquê da Conquer ter nascido, temos uma área focada somente em treinamentos in company. Já atendemos clientes como Votorantim, Grupo Boticário, Ambev, PwC, Renault e Electrolux, de norte a sul do país.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa