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6 Passos para Planejar sua Carreira 

Orientadora de carreiras dá dicas para programar a sua trajetória profissional, planejar a sua carreira e explica que o mais importante é saber se adaptar às mudanças

6 Passos para Planejar sua Carreira Profissional

6 passos para planejar sua carreira
Por Roberta De Lucca para a #Trendings com a colaboração de Adriana Gomes

Orientadora de carreiras dá dicas para programar a sua trajetória profissional e explica que o mais importante é saber se adaptar às mudanças

O que significa planejar a carreira hoje em dia? É traçar seus objetivos e o que você vai fazer para chegar onde quer, mas ficar atento ao movimento da empresa e não perder de vista a flexibilidade e a resiliência para poder se adaptar às novas demandas. Essa definição de planejamento profissional é de Adriana Gomes, coordenadora Nacional da Área de Carreira e Mercado da ESPM.

Ela explica que num mundo como o de hoje, em que as profissões se moldam às transformações que acompanham a tecnologia, quem traça um caminho para o desenvolvimento da sua carreira tem de ter jogo de cintura para fazer correções de rota sempre que necessário, porque nem tudo sai como pretendido. “Imagine que você consegue um trabalho na empresa dos sonhos, aquela que tem um apelo de marketing institucional incrível, mas que, no dia a dia, não é exatamente o que tinha imaginado. Numa situação como essa, a saída é mudar de emprego apesar de todo o planejamento para entrar nessa organização”, afirma.

Confira a seguir um passo a passo para planejar sua carreira profissional:

Passo 1: Identifique os caminhos que pode seguir

Adriana define a carreira como uma autoestrada, uma super-rodovia com muitas opções de escolhas profissionais e áreas de atuação. Existem túneis, saídas laterais e pontes que são oportunidades sempre, especialmente porque hoje o mercado não exige tanto que um profissional tenha uma sequência encadeada de experiências em uma única área. Um arquiteto, por exemplo, pode sofrer uma guinada na sua trajetória e passar a trabalhar com cenografia de teatro ou eventos, em vez de projetar imóveis.

Passo 2: Mapeie o que o mercado busca

Quem almeja se tornar diretor aos 40 anos, por exemplo, pode colecionar informações sobre formações e competências desejadas de quem ocupa esse cargo. “Ficar atento aos fóruns, pesquisas tendências e levantar quais são as competências exigidas ajuda a traçar um plano de autodesenvolvimento, principalmente em soft skills“, orienta Adriana.

Passo 3: Invista no seu desenvolvimento

Independentemente do objetivo, o desenvolvimento de carreira demanda estudo e aperfeiçoamento constante. Além da graduação, que conhecimentos são importantes para o que se deseja alcançar? Fazer uma pós, uma especialização, estudar uma ou mais línguas? Tudo isso deve constar no mapa do caminho a ser percorrido e, inclusive, considerar que não há pressa para estudar logo depois da graduação. Afinal, um recém-formado precisa de tempo para ganhar experiência e se identificar com o seu trabalho e as possibilidades que ele oferece antes de escolher um estudo complementar.

Quem pensa em trabalhar fora do país deve contemplar participar de eventos e desenvolver networking com profissionais da área por meio de redes como o LinkedIn, além de estudar a língua, os costumes e a cultura do país e consumir conteúdos relacionados àquela nação.

Confira 7 conteúdos para te ajudar a definir o que estudar e como se qualificar para o mercado.

Passo 4: Desenvolva soft skills

A maioria dos alunos sai da faculdade valorizando as hard skills, mas com o tempo percebem que soft skills são muito mais importantes para a sobrevivência profissional e para alcançar novas posições. Hoje, conta muitos pontos quem sabe negociar, argumentar e influenciar. Para crescer é preciso ser bom em relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de outras competências humanas para assumir cargos de liderança e gestão. Um bom plano de carreira leva isso em conta e o profissional que atua em um ambiente favorável deve estar sempre atento à necessidade dessas habilidades pela gestão e externá-las para ser notado.

Veja o que são soft skills e como as desenvolver.

Passo 5: Crie um cronograma

Para que o planejamento da carreira funcione, o projeto deve ter cronograma, porque isso implica em autodisciplina para as coisas acontecerem. Segundo Adriana, se em um ou dois anos você não estiver caminhando em direção a seus objetivos é necessário fazer uma revisão para identificar o que não está dando certo. “Às vezes chega-se à conclusão de que a solução é mudar de emprego”, afirma.

Passo 6: Se necessário, busque orientação profissional

Em qualquer situação em que a pessoa sinta que precisa de ajuda especializada, pode ser uma boa escolha buscar a orientação de um consultor de carreira que tenha conhecimento do mercado e de colocação de profissionais. Existem pessoas que trabalham com o mesmo consultor em diferentes etapas da vida profissional. Porque trata-se de alguém que conhece a sua história e acompanha a sua jornada como se fosse um médico de família.

(*) Roberta De Lucca é jornalista independente, com reportagens para as revistas Vida Simples, Bons Fluidos, Casa Claudia, Arquitetura e Construção. Foi freelance fixo do Estado de São Paulo. Coordenadora da revista Informe Atacadão, publicação interna do Atacadão, a maior rede de atacados do Brasil e integrante do Grupo Carrefour Brasil.

Link original da matéria: #Trendings

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como planejar sua carreira profissional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

Confira também: 7 conteúdos para te ajudar a definir o que estudar e como se qualificar para o mercado

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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