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6 hábitos para construir uma carreira de sucesso

Buscando por uma carreira de sucesso e realização? Aprenda a desenvolver esses hábitos para que você possa redesenhar seus caminhos profissionais!

carreira de sucesso

6 hábitos para construir uma carreira de sucesso

O conceito de carreira está relacionado com a sequência de experiências e funções que ocupamos ao longo da nossa vida profissional. Nesse sentido, a carreira está atrelada a movimento e não a algo linear que vai evoluindo ao longo do tempo por meio de uma série de estágios e transições subsequentes. No passado, as pessoas buscavam segurança e estabilidade dentro de uma empresa, e associava-se à construção da carreira com o crescimento vertical dentro da organização. Com a globalização e a revolução tecnológica surgiu a era da informação, na qual a carreira de uma pessoa está atrelada ao valor que ela consegue agregar a uma empresa.

As pessoas não são mais pagas pelas horas trabalhadas, mas sim pelas entregas que fazem. Nesse contexto, a gestão da carreira passa a ser de responsabilidade da pessoa e não mais da organização onde ela está inserida. Os profissionais precisam assumir o protagonismo diante da construção de suas carreiras, buscando o aperfeiçoamento constante das suas competências e conhecimento. A capacidade de se adaptar, ser flexível, fazer a autogestão, ampliar o seu networking, passam a ser novas habilidades que são fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso.

Esse novo contexto faz com que o profissional mude mais de empresa, de projetos, de forma de trabalho, podendo, às vezes, até interromper a sua atuação profissional por um período, para se dedicar exclusivamente ao estudo e aperfeiçoamento, retornando depois com uma maior bagagem de conhecimento.

Com todas essas possibilidades de movimentação, a construção da carreira passa a ser um processo bastante individualizado, havendo diversos fatores motivacionais internos, relacionados com o momento de vida de cada pessoa como por exemplo: a fama, prazer, satisfação pessoal, desafios, aprendizagem, qualidade de vida, segurança financeira. Esses fatores irão determinar o próximo movimento que iremos fazer no nosso trabalho.

Todos esses aspectos nos levam a um maior questionamento em relação ao que desejamos construir na nossa vida profissional. Alguns hábitos podem auxiliar a nossa busca por uma carreira de sucesso e realização. Aprendermos a desenvolver esses hábitos, permite que a todo momento possamos redesenhar os caminhos profissionais que escolhemos, encontrando assim propósito e significado no que estamos fazendo.

1. CONHECER-SE

O primeiro hábito está relacionado com o autoconhecimento. Precisamos aprender a nos questionar constantemente sobre os nossos talentos, as nossas potencialidades, os nossos valores e motivadores de carreira. Também é fundamental entendermos os nossos pontos de desenvolvimento, os aspectos que podem estar nos limitando a alcançar o que desejamos na nossa vida profissional. O nosso perfil, as nossas características pessoais, é que determinam o melhor lugar para estarmos inseridos a cada momento profissional.

2. ASSUMIR O COMANDO

O segundo hábito está relacionado com o protagonismo que devemos assumir em relação à nossa carreira. Um profissional de sucesso sabe que ele é o grande responsável em construir o seu plano de carreira. Ele é quem busca as oportunidades de desenvolvimento, negocia o seu valor no mercado e busca alcançar as promoções que almeja. Uma pessoa que deseja crescer profissionalmente terá que aprender a construir o seu próprio plano de desenvolvimento e ao mesmo tempo aprender a elaborar um discurso que demonstre as suas realizações, para que estas possam ser notadas como valiosas para a empresa.

3. PERCEBER O SISTEMA

Todos nós estamos inseridos em diversos sistemas, que são grupos de pessoas com as quais convivemos. As equipes e organizações das quais fazemos partes formam um sistema e se alguém deseja crescer profissionalmente, terá que aprender a fazer a leitura deste sistema, para que entenda como contribuir e influenciar os principais stakeholders à sua volta. Envolve desenvolvermos a habilidade de criar uma rede de networking que seja favorável ao que desejamos conquistar para a nossa carreira. Aprender a construir relacionamentos positivos com pares, líderes, clientes internos e externos, fornecedores pode ser um fator fundamental no crescimento profissional.

4. APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Com as mudanças aceleradas dentro dos mercados e organizações, a aprendizagem contínua se tornou um grande diferencial para os profissionais de sucesso. Competências que hoje são valorizadas no mercado, podem em poucos anos perder o seu valor. Novas tecnologias e metodologias surgem a todo momento. Um profissional que deseja se destacar e estar inserido nesse contexto, precisa buscar constantemente o aperfeiçoamento do seu conhecimento e competências.

5. BUSCAR APOIO

Buscar pessoas que possam nos orientar para chegarmos no próximo estágio de carreira que desejamos pode ser um grande diferencial. Podemos buscar um mentor, que tem como função principal transmitir a sua experiência em determinados assuntos. Outra opção seria buscar um líder ou um coach que possa focar no nosso desenvolvimento. Esses profissionais podem ampliar a visão sobre nossas possibilidades de carreira e assim impulsionar o nosso caminho profissional.

6. TER DISCIPLINA

Devemos ter a clareza da nossa agenda e cronograma de ações que nos auxiliam a fazer as entregas atuais e ao mesmo tempo construir os aspectos importantes para o nosso próximo estágio de carreira. É fundamental que essa agenda também considere atividades relacionadas à nossa vida pessoal, para que possamos encontrar um equilíbrio entre os dois mundos, evitando com isso o estresse, a fadiga e o cansaço que podem levar a uma falta de energia e disposição, o que pode afetar a nossa produtividade e entrega de resultados.

Gostou dessas dicas e hábitos para construir uma carreira de sucesso? Quer saber mais? Então entre em contato comigo.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

Confira também: Liderança como uma competência para as equipes virtuais

 

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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