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5 Táticas para Aumentar seu Poder de Influência dentro da empresa

Como influenciar pessoas a partir do seu Equilíbrio Emociona e Aumentar seu Poder de Influência dentro da empresa? Confira 5 Táticas!

5 Táticas para Aumentar seu Poder de Influência dentro da empresa

5 Táticas para Aumentar seu Poder de Influência dentro da empresa

O desenvolvimento da Inteligência Emocional (QE) nos torna capazes de perceber, compreender e assim aplicar o discernimento das emoções no nosso dia a dia. As emoções, e as nossas reações a elas, são completamente naturais do ser humano. Entender como administrá-las e usá-las ao nosso favor, no entanto, é uma vantagem competitiva, principalmente no mundo dos negócios.

É, de fato, a partir do QE dos líderes que o tom e a cultura organizacional da empresa são definidos. Portanto, se o líder não possui equilíbrio emocional, toda a equipe também tem suas emoções afetadas. O inverso também é verdadeiro; um líder consegue motivar, direcionar e influenciar aqueles à sua volta, a partir da inteligência emocional.

Se você entende a importância de desenvolver a inteligência organizacional, então você deve estar se perguntando: “como influenciar pessoas a partir do equilíbrio emocional?

Continue lendo e descubra 5 táticas para aumentar o seu poder de influência no trabalho!

Como o equilíbrio emocional pode influenciar as pessoas?

Quando você reconhece, compreende e administra as próprias emoções, então você desenvolve competências tanto no aspecto intrapessoal, quanto no interpessoal. Isso significa que, além de desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole, você também aprende a reconhecer nos outros as emoções que eles estão sentindo.

A partir disso, você se torna capaz de se comunicar de forma mais assertiva e profunda com os outros. Saber o que as pessoas estão sentindo no momento da conversa, saber o que as motiva e como elas reagem em determinadas situações, é essencial para construir assim um terreno para aceitação das suas ideias.

A empatia envolvida nesse processo é uma via de mão dupla. Quando você entende o outro, torna mais fácil para que o outro o entenda.

Tenha o poder da influência

1. Entenda o “mundo” das outras pessoas

Essa primeira tática está inclusa em todas as outras. Portanto, se você não consegue colocá-la em prática, dificilmente conseguirá adotar as outras práticas. E aqui é fundamental entender a importância da inteligência emocional.

Procure estar ciente das características pessoais dos que estão à sua volta. É uma pessoa mais analítica ou expressiva? Como ela lida com a rejeição? O que a motiva? O que vocês têm em comum e que pode ser usado ao seu favor?

2. Reciprocidade acima de tudo

Se você espera receber, então você também tem que entregar. Esse gesto influencia, e muito, as pessoas. Para tanto, vale integrar aqui o tópico número um. Quando você entende o “mundo” dos outros, consegue estar atento para as necessidades que existem nele.

Quando esse gesto é feito de forma natural é ainda mais significativo. Então, sempre que perceber que pode ajudar com algo que está ao seu alcance, não se acanhe em fazer.

3. Não se feche em grupos

Todos são potenciais aliados, então nada de criar “panelinhas” no local de trabalho. O nível de afinidade não pode ser decisivo na hora de fechar negócios, ou de contribuir com as outras pessoas que trabalham com você.

Para aumentar o seu poder de influência, você precisa estar, de fato, aberto para conversar com quem quer que seja. A empatia e as habilidades sociais conquistadas durante o desenvolvimento do equilíbrio emocional, irão lhe ajudar nesta tarefa. Já que você se torna capaz de entender a constituição emocional das pessoas e administrar relacionamentos e redes de contatos.

4. Entenda as prioridades de quem você está negociando

Você sabe quais são as suas prioridades, certo? Isso significa que existem coisas das quais você não está disposto a abrir mão. Isso vale para o outro lado da negociação; seja um cliente, ou alguém do seu time de colaboradores.

Conseguindo identificar as emoções dos outros e entendendo o que é mais importante para eles, possibilitará então que você encontre “moedas de troca”. O que está ao seu alcance? O que você pode oferecer que será mais interessante? E o que ele pode fazer por você?

5. Torne-se referência de equilíbrio emocional

O exemplo é a melhor forma de influência. Quando você mostra para os outros as suas maiores qualidades e vantagens competitivas, você então transparece confiança e realização. Mantenha a coerência de seus atos, mostre que é possível administrar as emoções, e perceba assim o seu poder de influência aumentar. Justamente porque as pessoas gostariam de ser como você.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aumentar seu poder de influência dentro da empresa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/

Confira também: A Autoconsciência Emocional dentro da Cultura Organizacional

 

Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
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