fbpx

5 Princípios-chave para aumentar a sua produtividade!

É fato que todos temos 24 horas no nosso dia para realizar o que queremos, mas por que algumas pessoas conseguem ser produtivas e outras não? Quais são as principais diferenças entre elas?

“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre…”.
(Charles Chaplin)

Olá caro leitor!

É fato que todos temos 24 horas no nosso dia para realizar o que queremos, no entanto por que algumas pessoas conseguem ser produtivas e outras não?

Acredito que as principais diferenças entre as pessoas produtivas são as que têm maior consciência dos seus propósitos, conseguem realizar mais atividades importantes e principalmente planejam seu dia com antecedência.

Imagine a situação abaixo:

Você não tem o hábito de escrever as suas metas, guarda tudo na sua mente, seus dias são corridos e nem sempre você consegue realizar todas as atividades propostas e acaba adiando para o outro dia. Próximo de deitar-se para dormir o corpo não consegue relaxar porque seu cérebro parece um alarme avisando as suas urgências, o sentimento de angústia vai se instalando no peito conforme o aumento da ansiedade para a chegada do dia seguinte. Você acorda, depois de uma noite mal dormida e já começa a utilizar as suas energias para lembrar-se das urgências e atividades a realizar. No decorrer do dia vão surgindo novas atividades o que pode te deixar completamente perdido, sem saber por onde começar e o sentimento no final do dia pode ser de insatisfação.

No livro a Tríade do Tempo de autoria de Christian Barbosa, traz cinco princípios-chaves pra conseguir aumentar a sua produtividade e organizar a sua rotina:

1º Descarregar: O cérebro tem uma capacidade incrível de guardar muitas informações, porém algumas atividades podem ser esquecidas “sem querer”. Quando não escrevemos as nossas metas diárias você sobrecarrega o seu cérebro pra que ele fique como um alarme para avisar os compromissos assumidos. Isso pode ser resolvido de maneira bem simples ao descarregar todas as atividades num papel.

2º Priorizar: Depois que você escreveu as suas metas defina quais são as prioridades, classifique-as e se possível até determine o tempo investido para cada uma. Lembrando que seu foco deve estar voltado nas atividades importantes e que geram resultados pessoais e profissionais.

3º Planejar: Para planejar o seu dia é importante organizar as tarefas e a ferramenta que eu utilizo é o 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How e How Much), que facilita entendimento das metas e seu cumprimento: O que será feito? Quem realizará? Quando será feito? Onde será feito? Por que fará? Como será feito? E quanto custará?

4º Antecipar: Se você conseguiu realizar todas as metas planejadas para o dia e há tempo disponível, antecipe as atividades do dia seguinte. Planejamos o nosso dia, mas podem ocorrer imprevistos e por que não adiantar as tarefas ou então aproveitar o tempo para realizar algo que procrastinamos?

5º Equilibrar: Quando planejamos o nosso dia devemos lembrar-nos das atividades que geram resultados e satisfação pessoal e profissional. Não adianta viver uma vida de muito trabalho e não ter tempo pra família, amigos, lazer, etc. Nesse princípio se encaixa perfeitamente a frase de Jim Brown: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer … e morrem como se nunca tivesse vivido”.

No começo esses princípios podem ser um tanto mecânicos para planejar sua rotina, entretanto você vai perceber no decorrer dos dias o aumento do seu desempenho e produtividade, tornando o planejamento um hábito saudável!

Grande Abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa