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5 Pontos Imprescindíveis Para Liderar Equipes Remotas

Como liderar equipes remotas de forma efetiva? Coloque seu foco de atenção nestes 5 pilares imprescindíveis e dê uma guinada na sua liderança!

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5 Pontos Imprescindíveis Para Liderar Equipes Remotas

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia vem estimulando o surgimento do trabalho remoto em diversas organizações. Alguns estudos já demonstram os benefícios do trabalho à distância. Por exemplo: o aumento na produtividade, maior qualidade de vida, redução de custos, maiores possibilidades de contratação e melhoria no meio ambiente. Isso faz com que, cada vez mais, as empresas estejam preparando-se para adotar esse novo formato de trabalho.

No entanto, algumas pesquisas também demonstram os desafios para os colaboradores nesse cenário. Por exemplo: saber desconectar depois do trabalho, solidão, colaboração, comunicação, motivação, dificuldades com a tecnologia.

Surge a importância do desenvolvimento da liderança para uma nova atuação. Saber liderar à distância será uma habilidade muito valorizada e requisitada no mercado de trabalho. O líder nesse contexto terá que aprender a criar um ambiente de segurança para que a equipe possa ter uma atuação mais autônoma e independente. Envolve fortalecer as relações, apoiar, orientar e assim envolver as pessoas na solução dos problemas.

O desempenho estará atrelado à entrega das atividades e não à quantidade de horas de trabalho. Nesse contexto, existem 5 pilares que devem estar no foco de atenção da liderança para que consigam liderar de forma efetiva as equipes remotas:

1. Estrutura

Envolve a adequação do local de trabalho, tecnologia que será utilizada, apoio na autogestão das atividades, construção de novos hábitos para o trabalho à distância. É fundamental que a liderança tenha empatia em identificar as necessidades e dificuldades individuais que surgirão e como podem dar suporte para facilitar assim esse processo.

2. Direção

Construir um propósito e uma visão para a equipe. O propósito é que irá gerar motivação para a pessoa, quando estiver realizando as suas atividades. Nessa etapa também é importante definir os papeis e responsabilidades, as metas, prioridades, como o trabalho será acompanhado. Na gestão à distância as atividades devem ter ciclos mais curtos de entrega para assim facilitar o processo de acompanhamento.

3. Comunicação

Existe uma diferença entre “estar conectado” e “sentir-se conectado”. A comunicação na gestão de equipes remotas é fundamental, pois tem um grande impacto no engajamento do colaborador. A liderança deve construir um plano de comunicação, definindo o que pode ser comunicado por e-mail, documentos compartilhados, ou por meio de reuniões. É preciso construir um ritual de reuniões buscando um equilíbrio entre reuniões de equipe e individuais, entre reuniões voltadas para o follow-up das atividades, e reuniões voltadas para o aprendizado e desenvolvimento.

4. Desenvolvimento

Este é um dos pontos mais importante da liderança. No ambiente remoto o líder deve focar no empoderamento do liderado, uma vez que esta pessoa atuará de forma autônoma. O empoderamento acontece a partir da delegação de atividades, sendo que estas devem ser feitas de forma progressiva, conforme a competência da pessoa. Além disso, o líder deve identificar os fatores que podem impactar a performance da pessoa e quais competências ela precisa desenvolver, para então construir planos de desenvolvimento individuais.

5. Equipes

A liderança deve investir na construção das equipes remotas. Quando as equipes estão atuando de forma presencial, a interação das pessoas facilita esse processo, mas na gestão à distância a liderança terá que colocar foco no team building. Quando existem muitos conflitos no time ou pouca integração dos participantes, pode surgir uma diminuição na entrega e performance da área. Além disso, a liderança deve estimular a troca de aprendizagem em equipe, construindo um ambiente de cocriação para a resolução dos problemas da equipe.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como Liderar Equipes Remotas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

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Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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