fbpx

5 Passos para o Perdão!

A vida traz situações e pessoas novas durante nossa jornada e temos que reconhecer que não dominamos tudo o que está à nossa volta, somos factíveis a erros. No entanto, o que pode manter o equilíbrio é a capacidade de perdoar.

A vida traz situações e pessoas novas durante nossa jornada e temos que reconhecer que não dominamos tudo o que está à nossa volta, somos factíveis a erros. No entanto, o que pode manter o nosso equilíbrio é a capacidade de perdoar.

Talvez perdoar o outro seja mais fácil do que a si. Você tem o controle de viver um drama em relação a algo ou simplesmente manter-se indiferente, apesar de ambos não serem sustentáveis em longo prazo.

Na minha percepção o melhor caminho para uma vida com bem-estar é aceitar, perdoar e seguir adiante. Se você já pratica o perdão: maravilha, se você ainda não tentou perdoar olhe abaixo esses cinco passos:

  • Aceite a si e o outro: Somos seres únicos, com habilidades, pensamentos e formas de agir diferente. Toda ação tem intenção positiva. Aprendemos o que é certo e errado que faz sentido para nós e a chance do outro não as seguir de acordo com nossas expectativas é alta, então o primeiro passo é respeitar e aceitar a si e o outro como seres que estão em evolução e progresso;
  • Aprenda com o erro: Tirar todos os aprendizados de uma situação que não aconteceu como desejamos é estar aberto ao novo, é permitir que isso não ocorra novamente e se acontecer você estará preparado para agir da melhor forma possível;
  • Escolha o amor: Quando surgir dúvidas em relação a perdoar, pergunte-se: O que o amor faria agora? O sentimento de desconforto ao não perdoar permanece no seu corpo e mente e pode refletir no seu dia a dia, escolha por manter um estado de espírito tranquilo para focar no que lhe traz resultados;
  • Ressignifique: O que acontece na vida nós interpretamos de acordo com a nossa percepção. Você tem o poder de escolher como prefere ver. De que maneira faz mais sentido você se recordar de algo? Quando lembrar-se do ocorrido o que significará? E isso é uma excelente oportunidade para você…
  • Viva o agora: As mudanças que queremos e os resultados que desejamos são construídos somente no aqui e agora. Você não pode modificar o seu passado, porém pode decidir como quer vê-lo e nem viver o seu futuro, mas pode sonhar com ele. Perdoar no aqui e agora é permitir superar os desafios e lutar para que cada sonho torne-se realidade.

Depois de conhecer esses passos o que impede você de perdoar o outro?

O que te impede de perdoar a si e seguir em frente?

O exercício do perdão é gratificante e a sensação que temos após é de alívio e tranquilidade. Conseguimos pensar, refletir, ter boas ideias e soluções quando a nossa mente está em quietude.

Perdoe a si porque você merece paz!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa