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5 Habilidades que serão mais buscadas até 2030

Descubra as 5 habilidades que serão mais buscadas até 2030, segundo a Revista Forbes. Prepare-se para o futuro e veja como desenvolver essas competências pode promover mais mulheres na liderança e a equidade de gênero no mercado de trabalho.

5 habilidades que serão mais buscadas até 2030, segundo a Revista Forbes.

5 Habilidades que serão mais buscadas até 2030

A Revista Forbes publicou recentemente uma pesquisa que indica quais serão as cinco habilidades mais buscadas até 2030. São elas:

  • Pensamento crítico;
  • Adaptabilidade;
  • Criatividade e inovação;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança.

1. PENSAMENTO CRÍTICO

O pensamento crítico fala mais sobre possibilidades e menos sobre certezas, ou seja, é a capacidade de analisar fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Para isso, é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com um posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo e dos outros.

Quando falamos em mais possibilidades, isso significa não ficar restrito à sua percepção interna de mundo, abrir a mente para entender, aprender e vivenciar a vida diante de outros olhares bem como não ficar restrito a certezas baseadas nas suas crenças pessoais. Distribua sua atenção com sabedoria. Repasse informações significativas e acionáveis. Explique-se. Teste genuinamente suas ideias. Dê espaço para a iteração. Priorize por importância e urgência. Desafie o status quo.

2. ADAPTABILIDADE

Adaptabilidade, como habilidade, é estar pronto para acolher a mudança com a mente aberta, enxergar a mudança como oportunidade e não como receio do desconhecido. A pessoa que tem a capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, terá assim grandes possibilidades de encontrar espaços onde se sinta efetivamente bem e possa contribuir de maneira mais abrangente.

Uma maneira de se tornar mais adaptável é enfrentar diferentes tipos de desafios e encontrar soluções únicas para cada um deles. Conforme for enfrentando e superando um desafio após o outro, você começará a ensinar ao seu cérebro que nada é insuperável. Isso faz com que você se diferencie. Pessoas adaptáveis se destacam.

3. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Dentro de um mundo líquido e digital, precisamos nos adaptar para ampliar nossa percepção em um novo contexto. Para isso, ter criatividade é ter inventividade, ou seja, ter a capacidade de inventar algo novo a partir da imaginação. A inovação, por sua vez, é a capacidade de caminhar nas ideias que nascem da criatividade, explorá-las e ver os seus efeitos na prática.

Para isso, aposte em novas fontes de conhecimento, busque diferentes referências, pratique a escuta e a observação. Além disso, explore novas formas de fazer atividades do dia a dia, experimente várias alternativas, faça treinamentos específicos.

4. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros. Toda emoção é uma forma de se autoconhecer. Quando tomamos consciência disso, então passamos a conhecer os nossos sentimentos e lidar melhor com sentimentos de outras pessoas. Algumas sugestões de como desenvolver a inteligência emocional:

Pratique a empatia, lide com as emoções negativas, esteja consciente dos sinais do seu corpo, gerencie a ansiedade e o estresse, respeite os seus limites. Além disso, evite julgamentos precipitados, pense antes de reagir, treine seu cérebro. No ALMA,  Aceleradora de Liderança para Mulheres, provocamos e levamos as mulheres a, de fato, experienciarem várias emoções e recalibramos as ações e atitudes de cada emoção.

5. LIDERANÇA

Podemos resumir todas as habilidades acima citadas em uma liderança humanizada. Cada vez mais o mercado está buscando líderes que se importem com pessoas. A liderança humanizada é um modelo de gestão em que os líderes trabalham e interagem com suas equipes com empatia e solidariedade. Nesse sentido, a qualidade de vida do time se torna prioridade. A produtividade é medida pela entrega bem-feita e não pelo comando controle.

Uma boa liderança é desenvolvida com empatia e escuta ativa, organização, comunicação, relações de confiança e transparência, tomada de decisões e foco em soluções bem como espírito colaborativo, feedbacks, reconhecimento e desenvolvimento da equipe.

Para concluir, a minha sugestão é que todas essas habilidades sejam desenvolvidas para que cada vez mais mulheres estejam na liderança de grandes empresas de forma saudável e homens com atitudes focadas na equidade de gênero.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre o desenvolvimento das cinco habilidades que serão mais buscadas até 2030?  Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até a próxima!

Luciana Soares Passadori
https://www.passadori.com.br

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Luciana Soares Passadori é mentora, coaching de desenvolvimento humano e facilitadora de autoliderança, liderança integral e liderança situacional. Possui vasta experiência no atendimento de grandes empresas para desenvolvimento de soluções em treinamentos comportamentais. Realizou a formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, formação em DISC Profiler Solides e formação em Mentoria pela Enora Leader, formação em liderança feminina com Sally Helgesen. Criou e conduz, juntamente com Reinaldo Passadori, o curso Autoliderança Transformadora que tem um modelo de programa de autodesenvolvimento que potencializa as competências profissionais e pessoais. Advogada de formação, pós-graduada em Psicologia Transpessoal e especializada em Psicologia Forense. Iniciou sua jornada na carreira jurídica, onde atuou com Direito de Família por 12 anos. É Diretora estratégica do IVG, participa do comitê executivo do Programa Mentoria Colaborativa – Nós Por Elas do Instituto Vasselo Goldoni. E coautora do livro Mentores e suas histórias inspiradoras – Editora Leader.
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