
5 Erros de Liderança que Impactam os Resultados das Equipes
A pressão por resultados e uma agenda apertada de reuniões, fazem com que o dia a dia da liderança sejam um eterno equilibrar de pratos. Parece que estamos sempre devendo algo e temos que escolher entre performar ou desenvolver. Mas será que são coisas opostas?
Cometemos erros que afetam diretamente a nossa conexão com o time e por mais que damos nosso melhor, podemos estar colocando energia no lugar errado.
Alguns erros que já cometi e quero compartilhar contigo para que você possa refletir:
1. Engajamento somente quando diminuir a pressão por resultados
Engajar quando se bate meta e time feliz é fácil, mas e quando as coisas não vão bem? É aí que você precisar investir em engajamento. Não são coisas separadas. Aqueles 5 a 10 minutos finais da reunião semanal? É uma boa oportunidade para conectar um valor da empresa com o desafio de performance.
2. Rituais de carreira e performance juntos para ganhar tempo de agenda
Cuidado. A percepção do time é que você não fala de carreira. Separe estes rituais. Faça um tempo apenas de falar de expectativas de próximos passos, plano de desenvolvimento, carreira e competências.
3. Controle não é sinal de confiança
Uma coisa é gestão de indicadores, de negócios outra comando e controle. O time precisa visualizar valor real percebido, benefícios reais para a carreira, caso contrário, não há engajamento.
4. Apontar mais erros do que acertos
Entendo que a performance precisa de ajustes para ser melhor, mas deixamos para reconhecer apenas na avaliação de desempenho ou quando atingimos a meta. E quando a pessoa deu o melhor naquela semana, no meio do mês? E se diante de desafios, seu colaborador teve uma atitude de relevância para o negócio? Precisamos reconhecer.
5. Achar que não precisa investir em conexão
Porque você não gosta ou não vê valor, deixamos de fazer para nossas equipes. Partilhar nossa história, trocar sobre outros temas além de trabalho é essencial para gerar conexão, relacionamento e construir confiança. Mas para isso você precisa falar de si também líder, caso contrário vai parecer uma entrevista de competências, uma conversa unilateral. Conexão e confiança precisam de reciprocidade e vulnerabilidade.
Atitudes simples fazem a diferença na forma como seu time percebe valor. A partir do momento que entendemos que liderar é inspirar, influenciar e não controlar, então percebemos nosso verdadeiro papel no exercício da gestão.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como evitar os erros de liderança que minam o engajamento bem como os resultados da sua equipe? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/
Confira também: Inteligência Emocional: Um dos Pilares da Alta Performance
Participe da Conversa