fbpx

5 Dicas Simples para Aprender a Ocupar Bem o Seu Tempo!

Como gerar realmente mais produtividade a partir da gestão e do uso adequado do tempo? Confira 5 dicas simples que você pode começar hoje mesmo para melhor ocupar o seu tempo.

5 Dicas Simples para Aprender a Ocupar Bem o Seu Tempo!

5 Dicas Simples para Aprender a Ocupar Bem o Seu Tempo

Esta é a minha última postagem de 2021, aqui no Espaço do Coach. Como é muito simples de entender, os colunistas e colaboradores dos mais diferentes blogs darão olhar prospectivo e esperançoso para 2022, quanto ao arrefecimento das consequências econômico-sociais da pandemia (COVID-19). Indo além, estarão presentes também os desejos da retomada dos objetivos pessoais e dos sonhos que cada um de nós tem desenvolvido. Sejam aqueles de natureza pessoal ou os de cunho profissional.

Por conta dessa premissa, vou me inspirar em um estudo da empresa Pulses, a qual se identifica como:

“uma plataforma ágil e analítica para gestores de pessoas que tomam decisões com base em fatos e dados. Que buscam insights inteligentes para melhorar o engajamento, a performance e a experiência dos colaboradores.”

Ela afirma que tem foco em dar voz aos colaboradores e tornar líderes mais empoderados sobre Gestão do Clima e do Engajamento de equipes. Liberando tempo dos profissionais de RH para papéis mais estratégicos, consultorias internas e um olhar cuidadoso sobre a cultura organizacional.

Como decorrência da preocupação em gerar mais produtividade a partir da gestão e do uso adequado do tempo, foi realizado estudo interno na Pulses. Esse estudo chegou a cinco dicas muito interessantes para melhor ocupar o tempo. Algo que pode ser inspirador para cada uma das pessoas que me acompanha neste espaço. No site da empresa, há vários outros estudos disponíveis gratuitamente. Por exemplo: Gestão da Marca Empreendedora, Clima Organizacional & Engajamento, Bem-estar Emocional e Confiança no Líder, apenas como exemplos. Clique aqui para acessar.

No que diz respeito à gestão do tempo e ganhos de produtividade, aqui vão cinco orientações para você aprender a ocupar bem o seu tempo, a saber:

1. Utilizar agendas digitais

De acordo com o estudo, a dinâmica da vida moderna exige organizarmos bem o nosso cotidiano. E, com as conhecidas agendas de papel, isso está cada vez mais difícil. O estudo recomenda usar as ferramentas do mundo digital, pois haverá, inclusive, a facilidade de compartilhar apontamentos e pendências com os colaboradores, clientes e fornecedores. Para a sua própria equipe de profissionais, a Pulses recomenda adotarem a Agenda online Calendry para coordenar, conectar e gerenciar relacionamentos. Em seus oito anos de atividade, essa plataforma já conta com mais de dez milhões de usuários, em 50 mil empresas. Que tal tentar?

2. Não confiar na sua memória

Em alinhamento ao item anterior, não confiar na memória e ter tudo anotado certamente aumentará a sua produtividade. De fato, é muito difícil garantir resultados positivos para quem não se planeja e nem é organizado. Um líder moderno precisa estar atento à informação pronta, confiável e compartilhável sempre que a situação exigir. O que a maioria das pessoas não sabe é que o ser humano tem memória seletiva. Isso porque damos prioridade ao que interessa e relegamos aquilo que é negativo, sob a perspectiva pessoal.

3. Defina as suas prioridades

Utilize o conceito expresso na matriz de Eisenhower – fonte Pulses). Organize as atividades, ações e prioridades a partir da análise de cada uma sob as perspectivas de Urgência e de Importância. Aplique essa matriz e então verá como a sua produtividade crescerá de forma marcante.

Matriz Eisenhower - 5 Dicas Simples para Aprender a Ocupar Bem o Seu Tempo

4. Divida o seu tempo em blocos específicos

Sem exagerar ou ser inflexível, a premissa é separar o dia em pequenos blocos de tempo. Dessa maneira, será possível alocar um ou mais blocos para um compromisso pessoal específico. E, até mesmo, definir aqueles blocos reservados para dormir, comer, estudar ou desenvolver atividades de lazer. Um aplicativo para ajudar as pessoas nesse sentido é conhecido por Blocos. De acordo com o seu desenvolvedor, serve tanto para planejar e marcar cada um dos blocos de tempo com as atividades desejadas como, alternativamente, permite que o usuário escolha apenas algumas poucas atividades para acompanhar (perde-se a visão do dia completo, mas acompanha-se apenas o que se tem por prioridades).

5. Invista em tecnologias

Quando se lê a expressão “investir” é muito provável que apareça um arrepio de preocupação, principalmente fazendo as contas de quanto poderá custar. Mas vale lembrar que você pode investir o seu tempo para aumentar a sua produtividade ao aprender tecnologias interessantes. E, melhor ainda, optar por aquelas que oferecem uma linha gratuita de possibilidades. Sugiro assim conhecer o Trello para gestão de projetos, o Asana para a gestão de equipes e tarefas, o Miro para trabalhos colaborativos em equipe. Além disso, o Trahentem Digital que, associado ao Canvas, ajuda no desenvolvimento de treinamentos e programas de aprendizagem.

E então, bora aí?!

Por fim, as ferramentas de base tecnológica que favorecem o aumento de produtividade não se encerram nessas aqui citadas. Uma boa pesquisa pela internet e uma conversa com os seus colegas poderá assim trazer novas ideias. O que serve para nos lembrar desta prática: Comunique-se com as pessoas e esteja antenado para tudo o que pode melhorar o dia a dia. Abra mão das práticas atuais que, por mais que tenham sido úteis no passado, hoje podem ser substituídas por algo melhor. E explore, de fato, esse espírito inovador e transformador.

Quero desejar que o seu ano de 2022 seja extremamente vitorioso. Com a saúde plena sempre presente ao seu lado, no da sua família e perto dos seus amigos mais queridos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ocupar bem o seu tempo e fazer melhor a gestão dele? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Abraços,

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Minha Experiência Pessoal com Crowdfunding!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa