5 dicas para você que quer montar um negócio

Você pensa em criar um negócio? Confira AQUI algumas dicas do que você deve fazer antes mesmo de pensar no seu modelo de negócios.

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Você pensa em criar um negócio? Separei aqui algumas dicas do que você deve fazer antes mesmo de pensar no seu modelo de negócios.

Muita gente quer empreender, mas tem medo de falhar. Muitas empresas quebram antes de completar dois anos de vida.

Então o que fazer para não entrar nesta estatística?

Se você tem vontade de viver o seu sonho empreendendo, fique atento a estas dicas valiosas.

1 – Preparo, preparo, preparo. Dizem que sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade. Portanto, o preparo é a chave do sucesso. Esteja munido do máximo de conhecimento possível. Faça cursos, participe de eventos, leia livros. O quanto mais você souber sobre o mundo dos negócios, menor será sua chance de falhar.

2 – Busque conhecimento direto da fonte. Tenha mentores. Esteja perto de outros empreendedores. Aprenda sobre os erros alheios. Isso tudo te dará bagagem e experiência para evitar cometer os mesmos erros. Todos os grandes empresários de sucesso sempre tiveram grandes mentores e conselheiros por perto. Portanto, siga o caminho de quem já deu certo.

3 – Conhece-te a ti mesmo. Você sabe qual é o seu perfil empresarial? O que você gosta de fazer? O que você faz bem? O que você faz tão mal que seria uma perda de tempo aprender, e valeria mais a pena contratar alguém para fazer pra você? Se você quer entrar no mundo dos negócios, é importante que você saiba quais são os seus pontos fortes e também os seus pontos a melhorar. Além disso, é importante saber os seus limites como empreendedor. Se conhecer é fundamental para não ficar preso na teimosia de centralizar tudo em você mesmo, com o intuito de economizar. Tentar aprender o que você simplesmente deveria terceirizar é dar “murro em ponta de faca”. Além disso, se autoconhecer faz com que você evite a armadilha do “sócio muleta”: aquela pessoa que você convida para fazer parte do seu negócio, apenas por medo de seguir sozinho. Se autoconhecer é acreditar em si mesmo.

4 – Faça o que você gosta. Ou ame o que você faz. Existe uma grande chance do seu negócio não dar certo de você se forçar empreender com algo que você não gosta, visando apenas o ganho financeiro. As chances de você se autossabotar e falhar são muito maiores do que empreender num assunto que você gosta. Leve isso em consideração, afinal você passará mais da metade da sua vida trabalhando.

5 – Monte um modelo e um plano de negócios com cenário realista. O empreendedor tem que entender que um negócio demora um tempo para decolar. Por isso, além de um bom planejamento, é válido ter na manga uma reserva financeira para possíveis imprevistos.

Tenha junto ao seu planejamento uma boa planilha de fluxo de caixa. E, obviamente, sua precificação deve estar clara, bem feita e em acordo com o mercado vigente. Além disso, tenha em mente o seu volume de venda: quanto você precisa vender para pagar suas despesas e gerar lucro?

E para finalizar, deixo aqui uma pergunta: Você quer ter sucesso com o seu negócio?

Então entenda que o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Trabalhe duro, intensamente, persistentemente. Sua única chance de fracassar é se você desistir. Você tem que ter em mente que todo erro é uma oportunidade de aprendizado. Portanto acredite em si mesmo, busque estar cada vez mais informado e cercado de pessoas com mais experiência nos negócios que você. Tenha clareza dos seus objetivos, e mantenha o foco nas soluções, não nos obstáculos. E, por último entenda: empreender e ter sucesso não é difícil, é apenas trabalhoso!

Portanto, bom trabalho!

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES.

Paula Quaiser

Paula Quaiser é graduada e pós-graduada em Marketing. Master Coach e Canvas, certificada nacional e internacionalmente. Idealizadora do método Canvas Coaching. Eterna viajante e nômade digital. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades pelo mundo. Indicada ao prêmio Bid-Star Awards 2018 (Genebra, Suíça) em qualidade de inovação. Coautora dos livros: “Business Model Teams” e “O Fator-E: O empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas”.
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