fbpx

5 Dicas para ter maturidade emocional no seu relacionamento

Crescer é bem diferente de ficar mais velha. É aprender com cada experiência, é identificar o problema e buscar soluções. É parar de viver conforme a opinião alheia. A maturidade só vem se você estiver aberta a desenvolver-se.

“Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe. Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.”
(Oprah Winfrey)

Se você procura desenvolver maturidade emocional no seu relacionamento, esse artigo pode te ajudar.

Mas primeiro gostaria de esclarecer algo. Crescer é bem diferente de ficar mais velha, crescer é aprender com cada experiência, identificar qual é o problema, ir à busca de soluções e parar de viver conforme a opinião e valores alheios. Ficar mais velha não te traz maturidade se não estiver aberta para desenvolver-se.

As características que escrevo abaixo são simples, no entanto precisam da sua total dedicação e determinação pra que em pouco tempo não seja mais chamada de imatura e principalmente tenha qualidade no seu relacionamento.

Livre-se dos dramas:

Drama é ficar na posição de cobrança, dona da razão, ser vítima da situação, ficar reclamando e não mudar nada. Entrar no drama é dançar a música que o outro está tocando. Traga o outro pra tua paz pensando antes de agir, construa junto com teu parceiro a solução para o conflito. Se ele não está disposto a te ouvir, espere, converse num outro momento, mas não perca a tua paz e tranquilidade.

Não desça o nível:

Com as experiências nos conhecemos cada vez mais e você sabe quais são os seus limites e o que deseja. Não baixe seu padrão emocional por uma pessoa, ajude-a subir o nível, mas não aceite aquilo que não te faz bem.

Fracasso não existe:

Em algum momento você já sentiu que era fracassada, que a maior culpada era você, que só erra…

Não se culpe por isso, entenda que na verdade as falhas são naturais e com cada erro surgem as oportunidades para mudar, crescer e aprender. Fracasso é o resultado não esperado, se não está satisfeita, mude seus comportamentos e pensamentos.

Cada um no seu mundo:

É maravilhoso passar momentos juntos, mas também é maravilhoso ter a individualidade. Ser madura é respeitar o espaço do outro, ter a liberdade de fazer o que gosta e ter um tempo só pra você.

Independentemente do que aconteça, seja você!

Não negue a sua essência, não mude pra agradar ninguém. Aceite o jeito que você é e se desenvolva com o tempo e com as suas necessidades. Não seja o que ele sonha, mas sim o que você sonha. Seja a mulher da sua vida!!

Grande abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa