fbpx

5 dicas para mandar bem em entrevistas online

Orientadora de carreiras diz quais cuidados um candidato deve tomar para se sair bem em uma entrevista online.

como se sair bem em entrevista online

Orientadora de carreiras diz quais cuidados um candidato deve tomar para se sair bem em uma entrevista online
Por Filipe Oliveira*

Conexão ruim, cachorro latindo, obras no vizinho? Problemas como esse podem tirar sua atenção e te deixar nervoso durante uma entrevista de emprego online, tipo de processo seletivo que tende a se tornar cada vez mais comum. Mas como superar esses e outros desafios e deixar uma boa impressão para o recrutador? É o que investigamos em uma conversa com Adriana Gomes, líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM e diretora do site Vida&Carreira.

Veja a seguir as dicas da especialista para se sair bem em uma entrevista online:

1. Prepare o ambiente

De acordo com Adriana, o primeiro passo é encontrar um ambiente tranquilo e bem iluminado para realizar a entrevista. “Acho legal ter um fundo que seja neutro ou o mais agradável possível e que seja silencioso para que a pessoa possa se concentrar efetivamente naquilo que está fazendo”.

2. Tá rolando algum barulho? Avise!

“Nem todo mundo tem o ambiente tão isolado sonoramente como a gente gostaria. Mas, considerando a situação atual (isolamento devido ao coronavírus), os recrutadores tendem a ser um pouco mais compreensivos”, diz Adriana. Segundo a especialista, o indicado nesses casos é avisar sobre a possibilidade desse tipo de barulho e pedir desculpas ao recrutador caso interferências desse tipo ocorram.

3. Vista-se bem

“O fato de você estar em casa não é justificativa para se descuidar da sua apresentação pessoal. Se arrume como se fosse para uma entrevista de trabalho tradicional. O que muda é só o local e o fato de você não ter que se deslocar, mas o processo é exatamente o mesmo.”

4. Preste bastante atenção

A internet está repleta de distrações. Mas para se dar bem em uma entrevista é preciso estar 100% concentrado. “É preciso estar muito atento às perguntas que serão feitas e responder com objetividade e bastante segurança.” Por isso, feche outras abas e fique bem longe do WhatsApp durante a entrevista.

5. A Internet tá ruim? Melhor sinalizar!

“Nem todos têm uma conexão boa e com o aumento de usuários nessas plataformas às vezes acontece alguma instabilidade”, lembra Adriana. “Se a conexão estiver muito ruim, a pessoa deve sugerir que seja enviado um novo link ou tentar reagendar a entrevista para não ser prejudicado”.

(*) Filipe Oliveira é jornalista com experiência em produção de conteúdo para diferentes editorias (Entretenimento, Cultura, Empreendedorismo, Negócios, Inovação, Tecnologia, Automotivo), mídias sociais e redação publicitária. www.tmjuntos.com.br

Link original da matéria: https://tmjuntos.com.br/carreira/5-dicas-para-mandar-bem-em-entrevistas-online/

Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/

Confira também: Glassdoor lista 20 cargos com alta demanda durante pandemia de Covid-19

 

Adriana Gomes Author
Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa