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5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos

Usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdo já faz parte da rotina de muitos profissionais. Descubra 5 cuidados essenciais para usar a Inteligência Artificial na produção do seu conteúdo da forma correta, ética e de qualidade.

5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos

5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos

Usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdos já faz parte da rotina de muitos profissionais. E não há nenhum problema nisso, desde que você adote a tecnologia da forma correta e tome alguns cuidados.

Neste artigo, listo 5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos e que você deve ter atenção:

1. Confirme as informações em diversas fontes

Não confie 100% na Inteligência Artificial. Cruze os resultados gerados pelas ferramentas com canais confiáveis. Eu mesmo já me deparei com informações completamente erradas geradas por IA. Portanto, a revisão humana ainda é (muito!) necessária.

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2. Atente-se às informações desatualizadas

O ChatGPT, usado por muitos para produzir textos, traz em sua base dados até setembro de 2021 (pelo menos até a data de hoje, quando escrevo este artigo). Portanto, não é o modelo de IA ideal para materiais com números, estatísticas… Neste caso, prefira o Gemini, do Google.

3. Não use na íntegra os conteúdos gerados pela IA

As ferramentas geram resultados com base em um vasto conjunto de dados, o que pode incluir material protegido por direitos autorais. Então, sempre que necessário, pesquise em fontes externas para não ferir uma eventual propriedade intelectual de conteúdo e violar direitos autorais.

4. Seja honesto e transparente com seu público

Caso identifique que a Inteligência Artificial usou informações de uma determinada fonte, seja ela uma pessoa/profissional, veículo de comunicação, instituição, estudo, pesquisa ou qualquer outra, então dê o crédito. Se você gerou uma imagem, áudio ou vídeo através da IA, também dê o crédito. O mesmo vale para textos.

5. Coloque seu estilo e sua “voz” no conteúdo

Cada pessoa tem um tom de escrita. E o material, seja ele um artigo, áudio, vídeo ou apresentação, precisa ter a sua “voz”. Portanto, não se limite ao que a IA produz. Caso contrário, seu público vai perceber. Você até pode usar as ideias geradas pelas ferramentas, mas deixe o conteúdo com a sua cara.

Com esses cinco cuidados básicos, você vai produzir materiais de forma correta, ética e de qualidade. E usando, claro, a Inteligência Artificial.

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Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como os cuidados que você precisa ter ao usar a Inteligência Artificial para criar / produzir seus conteúdos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

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Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
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