5 características da liderança eficaz

Nem todos gestores são líderes. Mas se você quer ser um líder (e não importa a sua posição hierárquica), aqui estão 5 características importantes que você precisa ter!

Nem todos gestores são líderes. Mas se você quer ser um líder (e não importa a sua posição hierárquica), aqui estão 5 características importantes que você precisa ter:

Comunicação objetiva: Se o seu time não tem consciência do que é esperado no futuro da empresa, o engajamento não será tão eficiente. Compartilhe informações e trate com transparência o feedback e planos.

Desejo por excelência: Seus colegas, liderados e clientes merecem sempre o melhor. E o bom líder quer sempre proporcionar isso para todos, dando o exemplo e incentivando o crescimento conjunto.

Capacidade de lidar com desafios: Descarregar seu stress nas outras pessoas? Nunca. Um bom líder sabe como trabalhar a pressão e como distribuir as demandas corretamente.

Interesse real nas pessoas: equipes são formadas por pessoas, não números sem alma. E bons líderes sabem que o ativo mais importante está nos indivíduos e no que eles podem trazer de melhor para os resultados.

Inspira confiança: Nada pior do que estar em um grupo que se sente frustrado com a liderança, duvidando das decisões e sendo impactados negativamente por essa postura. Os bons líderes fazem as pessoas se sentirem confiantes sobre sua capacidade de alcançar seus objetivos.

Uma consequência importante da boa liderança é a retenção de talentos. Ter bons líderes é uma ótima estratégia para fazer a empresa crescer com as melhores pessoas trabalhando juntas. Já parou para pensar nisso?

Tenho duas dicas para hoje, conteúdos que são complementares e podem ser um diferencial na sua carreira:

Liderança: tudo que você sempre quis saber

Retenção de talentos: porque é importante manter bons colaboradores e 6 técnicas para fazer isso

Investir no seu desenvolvimento e na formação de um time forte é essencial para uma carreira de sucesso.

Fonte: www.penser.com.br

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa