fbpx

5 Atributos Essenciais que Definem as Empresas Inovadoras!

Descubra os cinco principais atributos que definem as empresas inovadoras, atributos que elas compartilham para liderar e transformar o mercado, segundo análises da Capgemini e MIT Sloan Review Brasil.

5 Atributos Essenciais que Definem as Empresas Inovadoras!

5 Atributos Essenciais que Definem as Empresas Inovadoras!

Os leitores deste espaço sabem que estou, continuamente, pesquisando novidades e informações que mostrem a fronteira do conhecimento em diferentes áreas de estudo. No que diz respeito a um mundo em alta transformação pelas tecnologias que surgem, não deixaria de lado a questão de como as empresas inovadoras agem para ganharem liderança em seus negócios. Nesta minha postagem, vou me inspirar em iniciativa conjunta da empresa Capgemini e da publicação MIT Sloan Management Review Brasil.

Com o objetivo de debater esse cenário com que ora convivemos, as duas organizações promoveram, em outubro de 2023, o evento chamado de Frontiers. O tema explorado foi “Inovação: Reescrevendo o futuro dos negócios”, e aconteceu no espaço Applied Innovation Exchange (AIE), da Capgemini, em São Paulo (SP), tendo reunido líderes de grandes indústrias, como varejo, seguros, bancos e energia. Nesse espaço, clientes e parceiros da Capgemini podem discutir e testar ideias para resolver problemas de negócios e ter acesso aos cases desenvolvidos em diferentes países. Ali ocorreu o desenvolvimento da “Olivia”, um avatar de Inteligência Artificial (IA) generativa, como exemplo..

Para se ter uma ideia da expressão e reputação dessas duas organizações, a Capgemini é líder global em construir parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia, em busca de um futuro inclusivo e sustentável. A Capgemini tem um time global com 340 mil pessoas, em mais de 50 países. A MIT Sloan Review Brasil une tecnologia e gestão, modelo de negócio e inovação, como nenhuma outra publicação no mundo. Ela é associada à meca da tecnologia e inovação (Massachusetts Institute of Technology) e ao templo da gestão Sloan School, permitindo que tudo o que é vanguarda esteja em suas páginas.

Segundo pesquisas de empresas especializadas, até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces ou aplicativos de IA generativa.

Complementando, executivos de alto escalão das empresas acreditam em um incremento de 7% a 9% nos resultados dos seus negócios, em virtude da adoção dessa ferramenta nos próximos três anos, como aponta a pesquisa Harnessing the Value of Generative AI, realizada pelo Capgemini Research Institute, com mil organizações no mundo todo.

Ou seja, em uma dinâmica incrível, estamos convivendo com a IA generativa se tornando uma alta prioridade na agenda do alto escalão das organizações globais, que assimilam essa inovação ao mesmo tempo em que a colocam em prática nos seus projetos. De acordo com Adriano Contreras, CEO da Capgemini Brasil e Argentina:

Estamos vivendo um momento único em que a IA generativa está fazendo parte de nossas vidas e dos nossos negócios”.

Logo, podemos fazer a pergunta-chave que nos leva ao título desta postagem: atualmente, o que faz uma empresa ser considerada inovadora? O Applied Innovation Exchange (AIE) identificou cinco atributos comuns às empresas inovadoras, a partir dos projetos desenvolvidos e dos aprendizados obtidos nos últimos anos. O AIE reúne 22 hubs de inovação no mundo, incluindo Estados Unidos, China, Índia, Brasil e países da Europa – todos conectados e compartilhando informações e casos.

No evento citado no início deste texto, o diretor global do AIE, Bob Schwartz compartilhou os 5 atributos das empresas inovadoras e os ilustrou com casos práticos. Vamos aos atributos:

1. LANDSCAPE-DRIVEN

Empresas inovadoras conhecem o cenário de negócios e o seu ecossistema (parceiros, startups, concorrentes etc.) e acompanham de perto o mercado, os dados demográficos e as tendências. Dessa forma, conseguem olhar para dentro e para fora de seu ambiente. Ao ter essa conexão, elas se tornam landscape-driven e são capazes até mesmo de influenciar o mercado. Schwarts afirma:

Uma organização landscape-driven antecipa as mudanças no ecossistema, responde quando necessário e molda o cenário de forma proativa

2. EXCELÊNCIA EM SOFTWARE

Este atributo está relacionado a uma arquitetura de software fluida, capaz de responder e evoluir junto com os novos conceitos e tecnologias. O desenvolvimento é compartilhado com parceiros e a solução está em constante construção e aperfeiçoamento.

3. NATIVA DIGITAL

Estas são as empresas que dão prioridade à existência digital, incluindo novos modelos de receitas digitais, e que utilizam dados em todas as decisões. Além disso, sempre que possível, procuram automatizar e experimentar tecnologias emergentes. Neste caso, de acordo com Schwartz:

O conceito de nativo digital não se aplica somente às empresas que já nasceram na nuvem, mas a todas que desenvolveram o mindset digital e são orientadas por dados”.

4. OBSESSÃO PELO CLIENTE

É o foco total no cliente. Empresas inovadoras mantêm um diálogo, e não um monólogo, com os clientes sobre as necessidades deles e os incluem no desenvolvimento de produtos. Elas investem em soluções personalizadas e são, de fato, obcecadas em fornecer ao cliente tudo o que ele deseja. Não se trata só de melhorar a experiência do consumidor, mas responder rapidamente a suas necessidades.

5. CULTURALMENTE RESILIENTE

Uma empresa culturalmente resiliente abraça os riscos, estimula a curiosidade nos colaboradores e proporciona uma mentalidade, de fato, orientada a um propósito. Informações e ideias são compartilhadas ativamente em toda a organização. No evento citado, os conceitos de inovação e tecnologias foram demonstrados para catalisar a cultura de empresa inovadora em diferentes aspectos dos negócios, tais como ter capacidade de estimular a economia circular, usar a inteligência artificial para ajudar na identificação física de falsificações, a impressão 3D para criar produtos personalizados e algumas experiências com realidade aumentada.

Finalizando, de acordo com Silvio Dantas, diretor-executivo de inovação e transformação digital da Capgemini Brasil, há uma demanda crescente por projetos adotando IA generativa com foco em atendimento ao cliente, automação de tarefas e personalização.

A tecnologia traz oportunidades para os negócios, mas também uma série de desafios, tais como contratar e qualificar colaboradores para trabalhar com IA generativa, pensar na requalificação dos profissionais de linha de frente, e escolher ferramentas e plataformas tecnológicas adequadas para cada negócio e segurança de dados”,

Então, como desafio aos coaches, mentores, consultores e conselheiros empresariais que me seguem, deixo aqui uma pergunta: vocês estão se preparando pera trabalharem com esses profissionais que, já no futuro breve, terão nova linguagem, novo modo de enxergar a inovação em seus negócios e, principalmente, terão que trabalhar na requalificação dos colaboradores?

Gostou do artigo?

Quer conversar mais sobre os 5 atributos essenciais das empresas inovadoras? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar sobre o tema.

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.

Até nossa próxima postagem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Inteligência Artificial no Trabalho: Você tem medo dela?

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa