4 Práticas do líder que contribui para um ambiente inovador

Líderes têm buscado construir uma cultura interna mais baseada na colaboração do que na competição. Confira 4 passos para colocar em prática agora mesmo!

Temos buscado, como líderes, construir uma cultura interna mais baseada na colaboração do que na competição. Quando vemos a humildade em um líder e, principalmente, quando junto dela está o altruísmo, nos sentimos seguros, pertencidos ao time, ouvidos e valorizados.

Mas será que é possível aprender humildade e altruísmo?

Pesquisadores têm mostrado que sim. A prática diária da bondade e altruísmo ao invés do egoísmo, modificam as nossas funções cerebrais.  Algumas maneiras concretas de começar têm sido apontadas em um estudo contínuo de práticas de desenvolvimento de liderança:

1. Compartilhe seus erros como aprendizado

Quando líderes mostram suas vulnerabilidades e seus aprendizados, admitindo suas próprias imperfeições, fazem com que os outros também percam a aversão ao erro. Esta é também uma característica que favorece a conexão do líder com o outro. É como se o líder se tornasse mais humano, mais igual.

2. Envolva-se em diálogo, não em debates

Você verdadeiramente se interessa pela opinião e visão do outro? A humildade está também na nossa capacidade à abertura para aquilo que é diferente de nós. Nesse sentido, ao invés de entrarmos em debates para ganhar e convencer o outro da nossa verdade, entramos com a abertura para uma conversa curiosa e interessada no que o outro tem a dizer e contribuir. É uma prática que inclui. Ao fazer isso, você não apenas melhora seu próprio aprendizado, mas valida as perspectivas individuais dos seus colaboradores.

3. Abrace a incerteza

Se a incerteza é um elemento real e comum no ambiente dos negócios, não há motivo para fingir que ela não existe. Não temos controle e nem todas as respostas. Quando os líderes admitem humildemente que não sabem algo, criam espaço para os outros darem um passo à frente e oferecerem soluções. Isso gera o senso de interdependência que influencia positivamente na sensação de confiança e segurança. Os colaboradores entendem que a melhor aposta é confiar um no outro para resolver problemas complexos e mal definidos.

4. Desenvolva outros líderes

Líderes inclusivos capacitam outros a liderarem. É preciso deixar de olhar cada um como apenas uma peça limitada e promover o desenvolvimento dos colaboradores. Essa atitude é importante para se trabalhar efetivamente em equipes diversificadas.

Você tem ajudado seu time a encontrar suas próprias potencialidades?

Fabiana Mello Author
⚙️ Fabiana Mello
Fabiana Mello é coach com formação pelo Escola de Coaches do Instituto EcoSocial, uma das melhores escolas de Coaches no Brasil. Membro da ICF (International Coaching Federation). Licenciada por Happy Melly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC, MBA em eBusiness pela FGV e Ohio University, Pós-MBA em Empreendedorismo e Inovação com extensão em Stanford e é mestre em Engenharia de Software pelo IPT – USP.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa