fbpx

4 personagens de Walt Disney ensinam você a lidar com o $$$$$

Já foi pego tendo que conter custos e assumir uma função que não tem nada a ver com você e se deu mau? Esses 4 personagens da Disney têm muito a nos ensinar. Será que você se identifica com algum deles?

Esta semana não poderia ser diferente. Minha homenagem é para as crianças que desde cedo devem começar a se relacionar com o dinheiro de uma forma diferente. Então você meu amigo que acompanha minha coluna e tem ainda uma criança dentro ou perto de você, compartilhe este artigo! Espero que seja uma aventura diferente!

E é claro que não poderia deixar de falar dos personagens de Walt Disney e o que eles podem nos ensinar.

Tio Patinhas

Como homem de negócios e caçador de tesouros, Patinhas é notável por sua necessidade de criar novos objetivos e enfrentar novos desafios. Ele tem um cinismo notável, especialmente quanto a ideias de moralidade nos negócios e à busca de seus objetivos. No entanto, ele parece ter um sentido pessoal de honestidade que lhe assegura um certo autocontrole. Tio Patinhas pode ser o herói ou o bandido de suas histórias. Este é um traço em comum com seu sobrinho Pato Donald. O sentido de honestidade dele o torna diferente de seu rival Mac Mônei.

A igualdade sob a lei é boa, mas a igualdade real na riqueza ou na natureza simplesmente não funciona. Patinhas ao mesmo tempo é moralmente justo e explora as pessoas (tais como seu sobrinho Donald, a 30 centavos por hora) para acumular sua fortuna. Patinhas McPatinhas é um capitalista nobre.

Pato Donald

O Pato Donald tem uma vida profissional meio tumultuada, ora repórter e fotógrafo de um dos jornais de seu tio Patinhas, mas na maioria das vezes está desempregado. Nasceu em Patópolis numa sexta-feira 13, mora em uma casa simples de mesmo número, tem um carro velho com número de placa 313, além de ser o sobrinho mais  rabugento do Tio Patinhas. Propaga boas maneiras e gosta de mostrar juventude em suas ideologias. Mas Donald não pode reclamar, afinal é herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, e tem o futuro garantido.

Peninha

Peninha já foi de tudo: um pouco, vendedor, bombeiro, salva-vidas, mas na maioria das vezes é retratado como jornalista, do jornal A Patada, de propriedade do Tio Patinhas.

Peninha e Donald são dois jornalistas, mas o que eles menos fazem é trabalhar, sempre dão um jeito de ludibriar o Tio Patinhas. E quando saem do jornal para fazer alguma matéria, sempre armam confusão. Por essas e outras vivem tendo descontos no salário. Numa época, por contenção de custos, o Tio Patinhas decidiu remover a coluna de horóscopo, que não dava lucro e adicionar uma seção de quadrinhos do jornal. Como o responsável pelo horóscopo era o Peninha, ele passou a ser o escritor e desenhista dos quadrinhos do jornal.

Peninha o atrapalhado e avoado pato, sem ideia nenhuma em mente sobre o que escrever, resolve fazer quadrinhos sobre si mesmo, divagando, e sempre se colocando no papel de herói.

Gastão

SORTE, AZAR ou simplesmente acaso, o fato é que coisas inesperadas acontecem com todo mundo. Umas são azaradas: vivem tropeçando, perdem em qualquer jogo que entrem e assim por diante. Já existem outras que têm uma sorte incrível: vivem encontrando objetos valiosos, livram-se de desastres da forma mais inacreditável, e conseguem tudo, sem precisar fazer quase nada.

Primo sortudo do Donald, sobrinho do Tio Patinhas. É apresentado como “o pato mais sortudo do mundo”. Sempre quer paquerar a Margarida e fazendo ciúmes ao Donald. Também compete com seu primo para ser o herdeiro da fortuna do Tio Patinhas. É elegante, esnobe e preguiçoso. Dono de uma sorte única, consegue tudo o que deseja, menos no que é relacionado ao amor. O “ganso” trabalhou uma única vez na vida, quando ganhou uma moeda. A moeda é guardada num cofre e talvez seja a explicação para tanta sorte.

Assim, enquanto o Donald tem que dar duro todo o mês, trabalhando sem descanso pelo magro salário que lhe paga o Tio Patinhas, o Gastão é um boa-vida, que não trabalha não se esforça e tem tudo o que deseja! Mas essa vantagem do Gastão é aparente. Embora ele obtenha tudo que quer e por mais coisas que ele consiga, na próxima aventura já perdeu tudo e tem de começar do nada outra vez. Mas, sorte não é tudo!

E aí, se identificou com algum personagem? Pegou as dicas de criar novos objetivos e enfrentar novos desafios? Está com o futuro garantido porque está esperando receber alguma herança? Já foi pego tendo que conter custos e assumir uma função que não tem nada a ver com você e se deu mau?

Espero que tenham se divertido e possam refletir sobre o conteúdo deste artigo e lembrem-se que: “As melhores coisas da vida só podem ser conseguidas com algum esforço!”

Até o próximo encontro!

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa