fbpx

4 Dicas para controlar a Ansiedade!

Somente quem vive a Ansiedade sabe a angústia, o medo e o desespero momentâneo que se sente. A impressão é que os minutos não passam, o medo parou à sua frente e está ali para torturar sua mente e seu coração.

Olá caro leitor!

Ansiedade é uma característica biológica que somente quem está vivendo sabe a angústia, o medo e o desespero momentâneo que se sente. A impressão é que os minutos não passam, o medo parou à sua frente e está ali só para torturar sua mente e seu coração.

A ansiedade pode causar sofrimento e confusão mental numa pessoa, onde as suas energias estão focadas no diálogo interno ininterrupto e quando há respostas nem sempre são as positivas que vêm para abrandar o nervosismo.

Você controla a sua ansiedade ou ela que te controla?

Imagine a situação abaixo:

Nossa, é amanhã a apresentação, preciso dormir agora, porque se não vou parecer um zumbi!

Nossa, será que eu treinei o bastante para apresentar? E se alguém fizer alguma pergunta que eu não sei responder? O que eu vou fazer???

Calma, respira, você vai se sair bem! Mas se não sair tudo bem, provavelmente, isso vai queimar a minha imagem, onde será que posso trabalhar depois??

Acho que aquele curso de oratória faria bem nessas horas! Calma, o que o terapeuta disse mesmo para fazer nessas horas??

Calma, respira, quais são os meus pontos positivos? Cadê minha autoconfiança? Mas e se eu não conseguir ser claro? Meu Deus, me ajude!

Nossa já passou da uma hora da manhã, eu preciso dormir. Viro pra um lado, viro pro outro e lembro-me de fazer um checklist mental de tudo que precisa acontecer no dia seguinte, e de repente me deu sede.

Levanto, vou à cozinha buscar água, deito de novo e fico ainda com os pensamentos no dia de amanhã até que o cansaço me vence e acabo adormecendo…

Quem já não passou por uma situação parecida acima?

Já pensou qual é a intenção positiva da sua ansiedade?

Talvez possa ser: ver os resultados gerados, se preparar melhor para algo prestes a acontecer, lembrar-se das suas habilidades, pensar num plano B caso não saia de acordo com a expectativa, entre outras intenções que só você saberá responder…

Entender a intenção positiva facilita para lidar com a sua ansiedade e seguindo as dicas abaixo, acredito que os seus dias serão mais tranquilos:

1) Fé em si: acredite no seu potencial e que você pode resolver os seus problemas, tudo será uma questão de escolha de qual caminho seguir de acordo com os resultados apresentados;

2) Experiências Passadas: você já passou por situações semelhantes, aprenda com elas, reviva essas situações e pense em como isso pode ajudar você agora. Quais habilidades você desenvolveu e como usá-las;

3) Planejamento: organize as suas atividades diárias, de preferência no papel, seja mais produtivo, realizando as atividades propostas, tenha iniciativa de fazer acontecer, não fique refém de um caminho, crie as suas saídas caso necessário, execute uma atividade por vez e mantenha o foco nos seus objetivos;

4) Relaxamento: invista diariamente um tempo pra acalmar a sua mente e coração, ouvindo músicas relaxantes ou então ficando em silêncio, mas que seja o momento de se desconectar da sua rotina e simplesmente conectar com a sua essência e fortalecer a energia interna.

O seu futuro está na sua mente e só pode construí-lo quando age no aqui e agora. Se o que precisa ser feito já foi realizado, foque em outra coisa e deixe o tempo trazer os resultados. Aja como um pássaro que enquanto repousa em uma árvore nunca teme que o galho se quebre, pois a sua confiança não está no galho, mas em suas asas!

Grande Abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa