3 passos para planejar melhor as metas em 2018!

2018 já chegou. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?

5614
5614

Terminou e começou mais um ano. Como foi 2017 para você? Quais foram as suas realizações? Alcançou todas as metas planejadas no início do ano? Não chegou a planejar?

2018 já chegou. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?

1° passo: Liste todas as suas metas em uma folha ou arquivo no computador.

2° passo: Estipule um prazo para todas elas. Fica muito mais fácil atingir uma meta, quando é estipulado um tempo para ela ser alcançada. Exemplo: abril/2018 ou 4 meses.

3° passo: Submeta todas elas ao modelo SMART. Uma meta nesse modelo é: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

O que é ser específico? É não colocar uma meta genérica. Exemplo: ser um profissional bem-sucedido ou ser feliz. É colocar exatamente o que você quer conquistar. Exemplo: inglês avançado.

O que é ser mensurável? É você ter capacidade de medir o atingimento da meta. Exemplo: para medir o conhecimento avançado no idioma inglês você pode fazer uma prova em instituição internacional que comprovará o seu nível.

O que é ser alcançável? Para uma grande meta ser alcançada, é necessário realizar submetas. São metas menores que, se não forem buscadas, a grande meta não virá. Exemplo: para ter inglês avançado, pode ser necessário estudar 1 hora por dia, assistir filmes em inglês e fazer um curso presencialmente (2 horas por semana). É necessário avaliar se as submetas dependem do seu próprio esforço. Quando começa a depender de outros, fica mais difícil conquistar a meta principal.

E o que é ser relevante? É identificar o vai te motivar para buscar dia após dia a realização das submetas. Qual o propósito de ir em busca da realização da grande meta? Exemplo: ter inglês avançado vai abrir as portas em empresas multinacionais.

E o temporal já comentamos no 2° passo. É de suma importância estipular um período para a conquista da meta.

Espero que você conquiste tudo o que planejar em 2018 e que mantenha o foco nas decisões alinhadas com o seu propósito de vida!

Sucesso!

Paulo Carvalho é Professional Coach Practitioner e Leader Coach pela Academia Brasileira de Coaching, Coach Vocacional pelo Instituto MS Coaching de Carreira e participou do Módulo I da certificação internacional da TIGIS (sendo treinado pessoalmente por Tim Gallwey, o precursor do Coaching no mundo). É Analista de Perfil Comportamental certificado pela Solides. Mentor certificado pela Erlich Pessoas & Organizações e Artemisia Brasil. Com cursos de Liderança na Fundação Estudar, FGV, CERS e SENAC, e mais de 800h em cursos de extensão em instituições nacionais e internacionais. Trabalha atualmente na área de Engajamento da Lee Hecht Harrison, é Coach Vocacional e Palestrante da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE, Diretor de Relacionamento e membro fundador da International Coach Federation – Capítulo PE. Já atuou na área de RH de organizações multinacionais e nacionais e é professor de curso técnico. Possui formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de Administração na UFRPE. Tem experiência de mais de 300 horas de Coaching individual e em grupo e 65 palestras ministradas, para mais de 2000 pessoas. 17 artigos publicados em sites e jornais e é Colunista do Portal Sucesso Jovem. Possui artigos e resumos científicos sobre Coaching publicados em congressos nacionais e internacionais e 5 prêmios conquistados referentes ao desempenho profissional e acadêmico. É associado da ABRH – PE, SHRM – EUA, Pessoas@2020 – Portugal e ICF Global. Autor do livro “8 passos para acertar na escolha da profissão” – Editora Cia do Ebook.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...