fbpx

3 Dicas Imprescindíveis para os Profissionais Maiores de 50 anos

O etarismo é um problema que vai se tornar mais sério com o passar dos anos. Tanto profissionais quanto empresas precisam agir agora, pois o conflito geracional já se faz presente. Se você tem 50 anos ou mais, preste atenção nestas dicas.

3 Dicas para os Profissionais Maiores de 50 anos

3 Dicas Imprescindíveis para os Profissionais Maiores de 50 anos

O etarismo, é um problema que vai se acentuar e se tornar mais sério com o passar dos anos.

Tanto profissionais quanto empresas precisam agir agora, pois o conflito geracional já se faz presente de forma significativa.

Você já sentiu os efeitos desta situação?

Em uma pesquisa relativamente recente da Robert Half ficou evidente que as empresas preferem não contratar os maiores de 50, pois têm salário mais alto, pouca flexibilidade, desatualização e risco de ampliar o conflito de gerações.

O salário mais alto é uma consequência não só da experiência, mas por ter familiaridade com o “caminho das pedras” o que pode contribuir para redução do tempo para realizar uma tarefa, além de que o profissional com mais idade tende a buscar maior estabilidade ocasionando menor turnover. Se o profissional cuidar de seu branding pessoal, certamente estará evidenciada a razão de um maior salário, portanto todos os obstáculos levantados por esta parte da pesquisa, ficam suprimidos.

Qual o cuidado que você tem com seu branding pessoal?

Quanto a desatualização é algo que tenho visto em meus atendimentos de mentoria. Tudo indica que grande parte dos profissionais não deu a devida importância ao autodesenvolvimento e não buscou estar alinhado com as necessidades do mercado, que é dinâmico e se atualiza diariamente.

Esta situação não é um problema significativo, pois até para nós, maiores de 50 é possível realinhar nossa carreira ou mesmo redirecioná-la. Cursos, certificações, Internet e até uma volta à Faculdade pode ser de grande valia.

Na minha opinião, o maior problema mencionado na pesquisa é o conflito de gerações, que não acontece só nas empresas, mas também nas famílias. Situação que é facilmente resolvida se houver disponibilidade, de ambas as partes envolvidas, na mudança de postura e na melhoria dos relacionamentos interpessoais, que faz parte de uma Inteligência Emocional desenvolvida, tema que as empresas deveriam focar no desenvolvimento de seus colaboradores.

O que não podemos esquecer é que o conjunto dos profissionais mais antigos passa a cultura organizacional àqueles que estão chegando, além de que os profissionais 50 plus por apresentarem maior resiliência contribuem para um clima organizacional mais saudável, facilitando as atividades de gestão.

Nunca perca de vista estas dicas:

  • Cuide de seu branding pessoal;
  • Faça cursos para atualizar o currículo;
  • Faça networking – isto é muito importante.

Sempre é tempo para mudar, até para nós, maiores de 50 anos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre dicas imprescindíveis para os profissionais maiores de 50 anos? Então, entre em contato comigo. Com certeza também será um prazer te responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Você sabe quantas pessoas chegam aos 50 anos por dia no Brasil?

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa