fbpx

3 dicas da Neurociência para ter mais foco

Smartphones, apps, jogos, sons... Distrações que somadas ao furacão de pensamentos que passam em nossa cabeça, tiram a atenção do que temos que fazer. Como mudar isto?

Segundo a neurociência, nós vivemos em uma sociedade que gosta de distrações: smartphones, aplicativos, jogos, mídia, sons… Isso sem contar o furacão de pensamentos e ideias que passam na nossa cabeça a cada instante, tirando a nossa atenção do que temos que fazer e, mais ainda, fazendo nossos estudos renderem cada vez menos.

Podemos dizer que o simples ato de sentar na cadeira para estudar para uma Certificação em TI ou para trabalhar já é o sinal verde para que os pensamentos disparem como se fosse uma corrida de cavalos.

Só que nem tudo é culpa dos outros, dos gadgets ou do mundo. Às vezes precisamos fazer aquela mea culpa para encaramos o desafio de frente e, a partir daí, de maneira séria, prepararmos o nosso corpo e a nossa mente para mantermos o foco no que é necessário quando for necessário.

Não há solução mágica para manter o foco nos estudos da mesma maneira que não há solução mágica para ficar em forma ao ir para a academia.

Então, como manter o foco?

Se eu te falar que vai ser fácil, vou estar te contando uma meia verdade. Porque tudo depende de você e da sua vontade de dar esse passo de qualidade na sua vida (já que o foco vai te ajudar em tudo o que você faz).

Nesse sentido, a neurociência traz algumas técnicas que vão sim te ajudar a estudar e trabalhar com mais foco e, assim, tirar a sua Certificação ou realizar mais atividades de forma mais rápida e sem sofrimento.

Vamos lá:

1) Estude ou trabalhe em fatias

É impossível para o nosso cérebro trabalhar em algo, com foco, por muito tempo seguido. Conforme o tempo passa a sua atenção diminui e a tentação de dar aquela checada no Facebook aumenta.

A dica aqui, por exemplo, é dividir seu ciclo de estudos em fatias menores. Você pode, por exemplo, estudar 60 minutos e dar um intervalo para, sim, checar as mensagens no celular, dar uma passadinha no Facebook e tomar uma água (ou um café).

Ajuda até na memorização.

Além da pausa ajudar a descansar o cérebro, você pode estabelecer que o checkup de mensagens e posts nas redes sociais será o seu prêmio por cumprir corretamente um ciclo de estudos. Que tal?

2) Não passe fome

Pode parecer que a fome não tem nada a ver com o foco e o melhor desempenho. Mas a neurociência diz que tem, e muito.

Ficar com fome tira a sua atenção, pois você terá que lidar com ela de alguma forma. Algo leve e rápido já resolve como uma barrinha de cereal ou uma fruta. O ideal é comer antes de começar a estudar porque assim você já mata o problema logo no começo da jornada.

3) Fuja da bagunça

Local de estudos bagunçado é sinônimo de maior dificuldade nos estudos. Muita informação (ou seja, muita bagunça) tende a chamar a sua atenção.

Mantenha seu ambiente limpo e organizado. Isso vai te ajudar a eliminar os focos de ruído durante os estudos e, com toda certeza, fará com que você renda muito mais e, claro, tire sua certificação muito antes do que imagina.

Essas são dicas simples que podem e vão te ajudar a estudar melhor e com mais qualidade daqui por diante.

É claro que elas sozinhas não vão fazer milagre. Você precisa manter a disciplina nos estudos e ter uma boa caixinha de ferramentas para fazer com que a sua certificação venha de forma mais natural.

Procure um bom método de estudos para certificações de TI e siga adiante.

Até mais!

Rodrigo

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa