fbpx

21 Perguntas Poderosas para Refletir sobre o seu Relacionamento

Que tal refletir sobre seu relacionamento, o que ele tem proporcionado a vocês, qual o nível de comprometimento que existe e ajustá-lo para o novo ano?

refletir sobre o relacionamento

21 Perguntas Poderosas para Refletir sobre o seu Relacionamento

Estamos no final de 2020, um novo ano se aproxima e assim muitas promessas de mudança: trabalho, relacionamento, família, saúde, estudo. Sonhamos e desejamos o melhor de fato.

Nos enchemos de alegria nas festas do final de ano, saímos assim revigorados dos momentos com familiares e amigos. Entretanto, necessitamos de determinação para realizarmos essas mudanças.

Mudar leva tempo, é necessário dedicação e querer o novo.

Temos dificuldade em mudar a rotina, exercer novas funções, jogar tudo para o alto e então começar novamente. Você já passou por isso em algum momento.

Mudar faz parte da vida, afinal nascemos, envelhecemos e morremos, mudamos todos os dias, e uma das maiores dificuldades de fazer uma mudança é exatamente pensar de que não somos capazes.

Realizar uma mudança no relacionamento não é diferente. Imagine deixar de viver momentos maravilhosos com alguém, aquele alguém que você quer dividir sua vida, por medo de viver uma mudança. Imagine continuar vivendo com uma pessoa que você acredita que o relacionamento não está saudável porque talvez tenha um profundo medo de ficar sozinho.

Sabemos que o “foram felizes para sempre” é difícil e que o príncipe de olhos azuis existe apenas nos contos de fadas e que esse tipo de felicidade exige empenho, mas ainda assim somamos na nossa conta relacionamentos sem saber o que é uma relação saudável.

Sofremos por Amor, nos anulamos por Amor, nos humilhamos, choramos por um término. E fazemos o possível e o impossível por pessoas que não merecem a nossa atenção.

Simplesmente temos medo de solidão, e assim nos conformamos com pessoas que não nos tratam bem, com relacionamentos mornos, sem reciprocidade, conexão e Amor.

Minha proposta é que você inicie o novo ano refletindo sobre como anda seu relacionamento, o que ele lhe tem proporcionado, qual o nível de comprometimento que existe.

O objetivo é que a partir dessa reflexão você possa aprimorar a forma como se relaciona, propor uma mudança positiva no relacionamento que vem vivendo ou que deseja.

A resposta automática a qualquer pergunta em quase todos os casos não gera reflexão. Apenas mantenha-se fiel a si mesmo ao responder às perguntas, sem pressa.

E, como prometido, aqui vão as perguntas interessantes para refletir sobre seu relacionamento em 2020:

  • Você já gostou de alguém a ponto de deixar algo de lado por ele?
  • Você está feliz com a intimidade que compartilham?
  • Vocês estão afetando positivamente a vida um do outro?
  • Com que frequência vocês se falam ao telefone?
  • Você consegue lembrar o momento mais romântico que tiveram?
  • Vocês ficam juntos mesmo sem a necessidade de dizer nada?
  • Vocês confiam um no outro?
  • Você perde o controle facilmente por seus pequenos erros?
  • Você está guardando algum segredo que tem medo de contar?
  • Sente que ele te aceita do jeito que você é?
  • Você já pensou em romper e por quê?
  • Você mentiria pela felicidade do outro?
  • E você espera um futuro e faz planos?
  • Se você pudesse escolher um parceiro novamente, escolheria então a mesma pessoa?
  • Você era melhor sem ele?
  • O que você espera dessa relação?
  • Se fosse morrer esta noite sem possibilidade de falar com ninguém, o que você lamentaria não ter dito? Então por que não disse até agora?
  • Você e seu parceiro se sentem confortáveis para compartilhar sentimentos, ficar próximos e assim parar de se preocupar com a possibilidade de um término?
  • Vocês se comunicam de forma respeitosa ou desrespeitosa quando discutem?
  • Você e seu parceiro compartilham os mesmos valores políticos, religiosos, matrimoniais e parentais?
  • Vocês são sexualmente compatíveis?

Feliz 2021, com todos os afetos, temores, que você tenha de fato a liberdade essencial de ser, viver e sentir.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como refletir sobre o seu relacionamento? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: 5 maneiras de melhorar seu relacionamento afetivo

 

Ercilia Canali é especialista em desenvolvimento afetivo e profissional.Consultora de carreira para planejamento do Percurso Profissional diante da história de carreira e de vida, desenvolvimento de competências, transição de carreira e resiliência no ambiente de trabalho.Criadora do programa de atendimento Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos como: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão.Mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio.Idealizadora e facilitadora do Círculo Afetivo, – encontro de mulheres com compromisso umas com as outras de apoio, respeito, escuta e conexão, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.Certificada Professional Coaching, Self Coaching e Coaching Generativo, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program Presential, – Analista Comportamental, em Flórida Christian University – FCU (USA); Practitioner PNL – Programação Neurolinguística, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Consultoria Interna em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP. Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Membro do Grupo de Estudo e Trabalho dos Profissionais de Recursos Humanos das Agências de Publicidade de São Paulo; mais de 30 anos dedicados a área de gestão de Recursos Humanos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa