fbpx

2021 – Da complexidade ao Coração

Como criar uma Nova Vida, uma vida de criatividade, cooperação, saúde, harmonia, gentileza, empatia, respeito, tolerância, compaixão, uma vida baseada nas qualidades do coração?

2021 - Da complexidade ao Coração - A importância da Coerência Cardíaca

2021 – Da complexidade ao Coração
A importância da Coerência Cardíaca

2021 chegou. Cheio de esperanças. E ainda repleto de incertezas. Tudo ficou complexo: o futuro, o trabalho, a família, a relação com os outros. E a relação com nós mesmos e com o planeta.

A única coisa que é certa é que mergulhamos profundamente na complexidade de uma vida sem respostas. Uma vida onde o Novo é chamado a emergir com suas novas soluções, visões e atitudes.

Viver na incerteza pode gerar medo, e todas as suas nuances altamente tóxicas para a nossa vida: ansiedade, angústia, stress, agressividade, depressão, competição, desesperança, agressividade.

As pesquisas do Instituto HeartMath mostram que quando vivenciamos estes sentimentos, criamos ritmos cardíacos incoerentes. Isso faz com que o cérebro receba uma informação de perigo e entre em um modo de lutar, fugir ou congelar. Neste módulo de sobrevivência, nosso cérebro pensante fica inibido e mais de 1400 bioquímicos são secretados. Desse modo, restringe o nosso funcionamento ideal – incluindo o cortisol, o hormônio do stress.

Já sabemos que o Novo não irá emergir a partir da mesma consciência que nos trouxe até esta era da volatilidade, destruição e infelicidade. Então, como podemos aproveitar os despertares deste momento sem precedentes na história e cocriar uma Nova Vida? Uma vida de criatividade, cooperação, saúde, harmonia, gentileza, empatia, respeito, tolerância, compaixão, uma vida baseada nas qualidades do coração?

Diga oi ao seu coração!

Abra-se para uma vida baseada no coração. A vida que você pode escolher viver agora.

Aproveite o início deste Novo Ano, em um Novo Tempo. Em um Novo Momento da história da humanidade.

Em eras de tanta turbulência, a única coisa que podemos fazer é dominar a nossa trilha sonora interna. É desenvolver a nossa capacidade de autorregulação para ter saúde, inteligência e criatividade. E o coração é nosso grande aliado.

As pesquisas do Instituto HeartMath demonstram que podemos aprender a acessar o estado de Coerência Cardíaca. Um estado onde nosso corpo, nossa mente e nossas emoções funcionam em sincronia, em otimização energética. Neste modo carregamos nossa bateria interna e regulamos nossos ritmos cardíacos, gerando harmonia em todos os nossos sistemas.

E como acessamos este estado? Pelo coração.

O coração e o cérebro se comunicam o tempo todo, em especial por meio do nosso Sistema Nervoso Autônomo. E o coração, surpreendentemente, é responsável pela maior parte desta comunicação, 80% do fluxo de informações vai do coração para o cérebro.

Então, se melhorarmos a qualidade da informação que o coração envia para o cérebro, podemos melhorar a nossa vida em todos os sentidos.

Ao colocarmos nossa consciência no coração e regularmos a nossa respiração, geramos um equilíbrio nos dois ramos do nosso Sistema Nervoso Autônomo: o simpático, que ativamos na inspiração e acelera nosso sistema; e o parassimpático, que é ativado na expiração e nos desacelera.

Este equilíbrio gerado pela respiração produz ritmos cardíacos mais coerentes. O coração envia esta informação de “tranquilidade” para o cérebro, que dispara informações bioquímicas para todo o nosso corpo. Tais informações geram vitalidade, criatividade, inteligência e um funcionamento otimizado de todos os nossos sistemas, inclusive o imunológico. Um estado de coerência do coração.

Mas as pesquisas vão além: o estado de coerência é intensificado quando vivenciamos amor e suas maravilhosas nuances. Por exemplo: a gratidão, a apreciação, a coragem, a alegria, a compaixão, o entusiasmo… as qualidades do coração.

Quando estamos em Coerência Cardíaca, acessamos a inteligência intuitiva do coração, o que abre um espaço de guiança interna, de sabedoria – tão importantes nestes momentos sem respostas que requerem novos olhares de fato.

Então, pode ficar mais simples navegar por estes tempos. Basta escolher viver no coração.

Para acessar o estado de coerência do coração:

  1. Foque a atenção na região do coração. Diga “oi” ao seu coração. Se conecte com ele;
  2. Respire mais profundamente e devagar que o normal, imaginando que o ar está entrando e saindo da região do seu coração. Em um ritmo confortável para você, de forma que a inspiração tenha o mesmo tempo da expiração;
  3. Ative, no seu coração, um sentimento de amor. Vibre amor a cada respiração. Escolha o amor na forma que for mais acessível para você: pela gratidão, coragem, apreciação, compaixão, alegria, felicidade.

Faça isso ao acordar e ao se deitar. Ao mudar de uma atividade para outra no seu dia a dia. Nos pequenos intervalos da sua rotina. Sempre que tiver uma oportunidade de respirar e vivenciar o amor, aproveite. Sempre é um bom momento para se conectar com seu melhor aliado, o seu coração. Pratique por, pelo menos, 2 minutos, 3 vezes por dia.

E boa jornada nos mares da complexidade e do caminho do coração, o caminho do amor.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre coerência cardíaca e como se conectar com o seu coração? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Autorregulação: o superpoder dos 2020’s

 

⚙️ BeHeart
Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. Fundadora e CEO do BeHeart, startup que traz uma plataforma social gamificada para exponenciar a coerência cardíaca como estilo de vida. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa