Anúncios

2020 vem aí e não basta querer

Se você fizesse um balanço do quão produtivo 2019 foi para você em relação a objetivos propostos/realizados, como ficaria esse saldo?

Olá, sou Tudy Vieira e quero parabenizar você que está buscando seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

Nesta coluna, falarei sobre temas relevantes que irão contribuir para que você assuma o controle da sua vida, melhorando sua performance profissional e seus relacionamentos interpessoais. São assuntos que lhe darão subsídios para transformar a sua vida e a de pessoas com as quais você se relaciona. Você vai ler sobre autoconhecimento, inteligência emocional, liderança, planejamento e organização.

 

“Para ter a vida que você deseja, o primeiro passo é você se conhecer e entender do comportamento humano, porque seja lá qual for o seu objetivo, você vai precisar de gente. Ninguém chega lá sozinho. Ninguém!”

(Tudy Vieira)

2020 vem aí e não basta querer

Estamos a pouco mais de dois meses para o fim do ano e se você fizesse um balanço do quão produtivo 2019 foi para você em relação a objetivos propostos/realizados, como ficaria esse saldo?

Você estaria no seleto hall das pessoas que realizaram todas ou grande parte das metas propostas ou estaria entre a maioria dos mortais que finalizam o ano se perguntando: por que não conseguiram realizar o que se propuseram?

Eu tenho um segredo a revelar para você que ainda faz parte do segundo grupo: Não basta querer!

Não basta querer conquistar conforto financeiro, sucesso profissional, harmonia nos relacionamentos, felicidade. Não basta fazer as promessas, definir as metas, traçar a rota e buscar os recursos que você julga necessários se não houver um ingrediente básico: o olhar para si, o famoso autoconhecimento.

E por que eu digo isso? Se você não se conhece profundamente, você não consegue identificar o que te desvia do seu caminho e, quando consegue, não entende os motivos pelos quais isso acontece.

Além do autoconhecimento que é o ponto de partida, outros quatro fatores são essenciais para que você mude sua realidade e entre para o seleto grupo de pessoas bem-sucedidas na realização de seus objetivos.

Uma pincelada de cada um desses fatores:

Autoconhecimento

Com ele você ganha força, deixando de se tornar refém do seu perfil. Você entende qual o impacto do seu comportamento nos resultados que você espera e compreende o quanto o seu perfil comportamental pode contribuir ou impedir que você chegue aos resultados esperados e se torna capaz de tomar decisões mais assertivas.

Compreensão do Comportamento Humano

Onde quer que você queira chegar, você não chega sozinho. Entendendo o perfil comportamental das pessoas com quem você se relaciona, você estabelece relacionamentos interpessoais mais saudáveis e consegue motivá-los à cooperação.

Planejamento e Organização

É necessário que os objetivos estejam claros, as metas organizadas e o caminho (o plano) bem definido para que você possa manter o foco. É importante saber o que você deseja a curto, médio e longo prazos. Conhecer sua missão, seus valores e propósitos, e que eles estejam alinhados com seus objetivos. Sem alinhamento entre objetivos e propósitos é comum haver frustração na chegada.

Desenvolvimento de Competências

Tudo que você é e o que você tem até hoje é resultado do que você conquistou pelas suas características naturais. Portanto, se você deseja algo a mais do que você já tem, ou seja, seus novos objetivos, você precisa desenvolver novas competências. Uma competência é composta por conhecimento (saber sobre algo), habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer).

Inteligência Emocional

A inteligência emocional se tornou tão, se não mais importante do que o Q.I. (Quociente de Inteligência) e é fundamental para o relacionamento interpessoal e para a produtividade.

Que tal refletir sobre isso e marcar a data de 31 de dezembro de 2020 para estourar a champanhe e comemorar os objetivos atingidos?

Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa