fbpx

2017: Trace um planejamento de carreira e financeiro

2017 está chegando e com ele a oportunidade de melhorar sua situação financeira e profissional. O período é ideal para refletir e planejar metas e cargos. Conheça 4 passos para alinhar carreira e finanças, o que tornará o processo mais eficaz e o resultado mais sólido.

2017 está chegando e com ele a oportunidade de melhorar sua situação financeira e performance profissional. O período é ideal para refletir e traçar um planejamento que inclua metas e cargos, por isso elaborei quatro passos para que consiga alinhar carreira e finanças, o que tornará o processo mais eficaz e o resultado mais sólido.

Esses passos se baseiam na metodologia que desenvolvi ao longo de minha carreira como educador e terapeuta financeiro, que já citei aqui na coluna. A princípio, ela foi criada com foco na questão financeira, mas a partir de suas quatro etapas é possível pensar na carreira e se organizar para atingir novos objetivos.

São elas:

1. Diagnosticar

Carreira – Faça um balanço e analise sua carreira e situação atual. Em um ambiente calmo, com tempo, considere as suas principais habilidades e competências e pense em como pode explorá-las melhor em 2017. Com o mesmo cuidado, volte a sua atenção aos seus pontos fracos, tudo aquilo que pode – e deve – rever e mudar no ano que vem.

Finanças – Conheça seus números e, principalmente, o seu comportamento financeiro atual. Faça um diagnóstico financeiro, anotando por 30 dias todos os seus gastos separados por categoria. Assim conseguirá ter uma visão micro e macro e saberá o que pode reduzir ou até mesmo eliminar em 2017.

2. Sonhar

Carreira –Vejo que, apesar de insatisfeitos, muitos profissionais estão na inércia em sua carreira, com receio de arriscar especialmente por conta do cenário de desemprego e recessão econômica. Mas não tenha medo de sonhar e nem coloque limites em suas aspirações. Trace objetivos de curto, médio e longo prazo, sejam eles galgar novos cargos, mudar de empresa ou até mesmo mudar de área de atuação.

Finanças – Faça com que sonhar se torne um de seus novos hábitos em 2017. Dessa forma, você se tornará uma pessoa realizada, capaz de conquistar o que deseja. Tenha pelo menos três sonhos, entre individuais e coletivos (que envolvam toda a família ou amigos): um de curto prazo (a ser realizado em até um ano), outro de médio prazo (entre um a dez anos) e um último de longo prazo (a ser realizado daqui há dez anos ou mais). Procure saber quanto custam e veja o quanto precisará reduzir em seus gastos para poder poupar mensalmente.

3. Orçar

Carreira – Veja quais ferramentas você precisa para chegar onde deseja e procure saber quanto custa cada uma. Pode ser que seja necessário fazer cursos de especialização, aprender novas línguas ou adquirir equipamentos, por exemplo. Nesta etapa, é importante considerar os prós e os contras, para que se tornem investimentos e não apenas gastos que não trarão nenhum retorno.

Finanças – Observo que muitas pessoas organizam seu orçamento da seguinte forma: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. Assim, a realização dos sonhos depende da sobra, quando na verdade deveria ser uma prioridade no orçamento. Portanto, faça diferente em 2017. Opte por Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Aos poucos você vai readequando seu padrão de vida, se tornando uma pessoa que poupa antes e gasta depois, não o contrário.

4. Poupar

Carreira e finanças – Para realizar tanto os seus sonhos quanto as suas metas profissionais, você precisará poupar, por isso este item serve para os dois. Este tende a ser o passo mais difícil, pois exige uma mudança de comportamentos. Mas para ter novos resultados, é preciso ter novas atitudes, portanto acredite em seu planejamento e o coloque em prática. Na hora de investir o dinheiro poupado, opte pelas modalidades mais adequadas aos prazos de realização dos sonhos.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa