fbpx

2016: Pizza ou revolução moral?

Um futuro melhor, para nós, brasileiros, não virá apenas com mais trabalho, otimismo e frases de efeito, mas com atitudes que começam conosco, depois em casa, condomínio, bairro, empresa, cidade e, por fim, o Brasil.

Eu não tenho casa em Miami e também não tenho planos de me mudar para lá, logo, como muitos brasileiros, terei 365 dias para fazer alguma coisa, ou muitas coisas, para tornar este ano que entra bom, quero dizer, excelente – terá que ser excelente.

Tenho uma família para sustentar e também emprego pessoas, o que torna minha responsabilidade ainda maior; quem perder muito tempo com atividades supérfluas em 2016 poderá sofrer graves consequências!

O ano que entra é um ano perfeito para fazermos a diferença, reunirá um grande número de características no ambiente político e econômico que nos colocarão à prova, em nossa profissão, família e também como cidadãos.

A partir do dia 04 de janeiro, será dada a largada para uma corrida em que uma das competências essenciais para se obter o sucesso será a capacidade de tirar o bumbum da cadeira e fazer acontecer, obviamente, coisas boas, desengavetar projetos e ter coragem para tomar decisões importantes. Será um ano que irá demandar a habilidade de ajustar as velas de nosso barco ao vento da realidade que vivemos, tirando proveito deste cenário, nos impulsionando para um futuro melhor.

Acredito que um futuro melhor, para nós, brasileiros, não virá apenas com mais trabalho, otimismo e frases de efeito, mas também com:

  • não andar de carro no acostamento;
  • não passar com o carro no sinal vermelho;
  • não andar de carro na contramão;
  • ser mais gentil no trânsito;
  • respeitar as vagas de estacionamento para idosos – um dia você, com sorte, também se tornará idoso;
  • não sonegar impostos – um dia você poderá precisar da polícia ou do sistema público de saúde;
  • não baixar da internet filmes e músicas piratas – e se o seu sustento fosse relacionado à produção de filmes e músicas?;
  • parar de querer levar vantagem em tudo, e, pior, ter orgulho disso;
  • avisar o garçom quando a conta estiver errada, para menos;
  • controlar o tempo de uso de eletrônicos de nossos filhos, e ficar mais tempo com eles;
  • valorizar mais a felicidade, paz, amizade e harmonia, e menos objetos de luxo que normalmente são adquiridos para preencher algo que nunca será preenchido;
  • ser proativo em ajudar quem precisa de ajuda;
  • sorrir e abraçar quem nos espera em casa;

(sugiro você continuar essa lista com suas próprias ideias)

Sim, nós podemos mudar nosso país, começando conosco, depois na nossa casa, condomínio ou bairro, empresa, cidade e, por fim, o Brasil.

Podemos estar entrando em um ano que ficará para a história, o qual poderá ser simbolizado pela pizza da moral torta e da hipocrisia, já arraigada infelizmente em muitos brasileiros, ou pelo início da revolução de que tanto precisamos, a revolução moral – e que começa com uma revolução pessoal.

O ano de 2016 poderá ser excelente, dependerá de cada um de nós.

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa