fbpx

2015 já chegou e você já descobriu o que faz você feliz?

Toda vez que quiser reclamar de algo, pense nas maravilhas que você pode desfrutar agora. Não procure a felicidade em coisas que você ainda não tem. Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, sem abandonar sonhos.

Ótimo 2015 a todos!

Nesta semana atendi uma nova cliente em uma sessão de Coaching Holístico. Solicitei à cliente, vou chamar de Helena (não da novela do Manoel Carlos), para dar uma nota de zero a dez na área da Roda da Vida. Notas que representam seu grau de satisfação.

Para quem nunca viu a Roda da Vida, ela e dividida em “fatias de uma pizza”, que cada fatia tem uma área da nossa vida, a saber:

– Família, Financeiro, Saúde, Relação Afetiva e etc.

Voltando a Helena, ela devolveu sua Roda com notas variáveis. Algumas altas e outras bem baixas. Estas áreas da vida que tinham nota baixa demonstravam sua insatisfação, que tinham muitas causas.

Quando temos esta radiografia da vida da pessoa, começamos a traçar planos para melhor as notas e aumentar sua satisfação, que irá ocorrer quando a pessoa mexe-se para alcançar este objetivo. Ou ela tem quer descobrir o porquê ela está triste ou insatisfeita com algo na vida.

No caso da Helena, ela mesma disse que não era muito feliz na sua vida atual, o que causava estas insatisfações. Motivos?  Ela não fazia o que gostava no trabalho e não era sincera com ela mesma nos sentimentos.

Sou sincero em responder que este artigo só nasceu de uma pergunta que ela me fez:

– Quando vou ser feliz?

Entre muitas respostas que me veio à mente nos 10 segundos seguintes esta foi a mais sincera:

– Helena você sempre será feliz quando desejar ser. Só que se prepare, pois a cada ano ou mudança de realidade ou grau de satisfação que queira alcançar, você e qualquer pessoa vai atrás da “tal felicidade”.

Ou seja, o ser humano sempre é feliz. Mas precisa ir atrás de mais e mais felicidade para satisfazer a necessidade de ser mais feliz.

Deu nó na sua cabeça? Estou feliz, pois você vai querer saber mais sobre o que é ser feliz ou está se indagando “o que é esta tal felicidade?”.

Vamos definir Feliz:

Esta pergunta é milenar. O filósofo grego Aristóteles afirmava, há mais de 2 mil anos, que a felicidade se atinge pelo exercício da virtude e não da posse.

Pesquisas mostram que a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, tão próximas a nós, mas não vemos porque estamos cegos e procurando a felicidade fora de nós ou no futuro.

Tem gente tão louca para ser feliz que nem sabe o conceito de felicidade. Para muitas pessoas ser feliz é ter mil metas pessoais e profissionais que só vai realizar em 20 ou 30 anos. Aí ela vai se matar para alcançar a tal felicidade, vivendo de cara feia e infeliz.

Você pode ser feliz conquistando metas e sonhos daqui a 30 anos. Mas seja feliz fazendo o que gosta hoje e concretizando pequenos, médios e grandes sonhos e projetos agora.

Antes de ser ou viver infeliz, responda sempre a uma pergunta bem simples:

– O que me faz feliz? O que me faz feliz hoje?

A resposta é particular e subjetiva. Mas responda com sinceridade e ponha em prática logo. John Lennon dizia: “A vida é o que está acontecendo enquanto estamos pensando no futuro” . Toda vez que você quiser reclamar de algo, pense sobre as maravilhas que você pode aproveitar agora. Não procure a felicidade em coisas que você ainda não tem. Ser feliz é saber aproveitar o que se tem, sem abandonar sonhos e metas.

Tom Jobim na musica A Felicidade escreve:

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

E aí você afinal é feliz? E que você faz para ser feliz?

A Helena respondeu a estas perguntas trazendo a musica da Clarice Falcão chamada: “O que Você Faz Pra Se Feliz?”, um belo resumo sobre ser feliz:

O que faz você feliz?
Você feliz o que que faz?
Você faz o que te faz feliz?
O que faz você feliz você que faz.

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?

E se a felicidade voa num balão
Tão alto onde já não se enxerga mais
Mas só ela pode lhe tirar do chão
Pra ser feliz o que que você faz?

A felicidade está por dentro
Mas não vai sair no raio x
Você provoca os próprios sentimentos
O que você faz pra ser feliz?

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?

Longe perto, dentro, tanto faz
Quem quer felicidade corre atrás
E, às vezes, ela está debaixo do nariz
O que você faz pra ser feliz?

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?

⚙️ Alma Serena
Franco Guizzetti é formado em Personal e Professional Coaching pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching. Tem formação de Programação Neuroliguistica, Hipnose Clinica e Terapia de Regressão. Autoditada de Mecânica Quântica e Metafisica. Atua háquase 30 anos na área de Orientação Pessoal, Coach, Palestras Motivacionais, Cursos e Consultorias. Tem formação profissional em Engenharia e Administração. Há mais de 20 anos escreve para várias mídias na Internet, Tv, Rádio e Revistas sobre Qualidade de Vida, Prosperidade, Sucesso Profissional e Pessoal. Deu entrevistas sobre Coaching e Qualidade de Vida para vários programas, como: Rede Globo, Rádio Capital – SP, Programa Manhã Maior – RedeTv, Rádio Jovem Pan AM, Rádio Estadão/ESPN, Portal Terra, Programa Todo Seu – Tv Gazeta, Rádio CBN; Rádio Gazeta FM, Programa Nestlé com Você – Rede Tv, etc. Desenvolve um trabalho de Coaching Holistico que busca fazer a pessoa crescer como um todo, fazendo a pessoa se conhecer mais e descobrir suas qualidades e potenciais para aplicar na vida pessoal e profissional.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa