fbpx

12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte II de II)

Quando você deixar esta vida, a sua presença neste mundo terá feito uma diferença positiva ou negativa? Como ter uma vida, de fato, sustentável?

12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte II de II)

12 dicas para uma vida sustentável (parte II de II)

Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente sobre como ter uma vida sustentável, hoje vamos à parte final. Caso você não tenha lido a parte anterior, então acesse: 12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte I de II).

Confira mais 6 dicas para uma vida sustentável, a saber:

6. CONSERVE RELACIONAMENTOS COM AMIGOS E FAMILIARES

Para sobrevivermos ao nosso nascimento, dependemos de outras pessoas por vários anos. Ao final da vida, principalmente para os que tiverem a sorte de terem uma vida longeva, precisaremos de outras pessoas, para sermos cuidados em nossa saúde física, mental, espiritual e financeira. Ou então simplesmente para termos nossos últimos dias, ou nossa partida, de maneira digna. Por qual razão acreditar que entre o início e o fim também não seremos dependentes de outras pessoas? Familiares e amigos são nossos mais valiosos companheiros de jornada; respeite, admire e cuide deles, para que a recíproca seja verdadeira, principalmente quando você precisar – e vai precisar.

7. CONVIVA EM HARMONIA COM OS OUTROS

Exercer a flexibilidade, a tolerância, a compreensão e o respeito a diferentes pontos de vista, perspectivas, opções de vida e ideias em que se acredita. Isso facilita, de fato, a harmonia em um mundo tão rico em diversidade, como este no qual vivemos. Uma sociedade onde a harmonia e a diversidade andam juntas irá se fortalecer e prosperar.

8. RESPEITE A SOCIEDADE

Aqui o foco é você como um componente desse sistema chamado sociedade, onde você pode contribuir para o seu equilíbrio e progresso, ou colapso. Viver com respeito às regras, princípios e leis que regem o ambiente no qual optou por viver, ou contribuindo para aprimorá-las, é um indicador de que você está no lugar certo, sendo ou no caminho de se tornar quem você nasceu para ser.

9. CONTRIBUA PARA A SOCIEDADE

Qual será o seu legado para o seu país, comunidade, grupos que frequente e a sua família? Quando você deixar esta vida, a sua presença neste mundo terá feito uma diferença positiva ou negativa? Viva para deixar saudades.

10. INTEGRE-SE COM A NATUREZA

Frequentar e ter experiências de imersão na natureza contribuem para a saúde de cada um de nós, em todas as dimensões da vida. Estar na natureza também influencia positivamente nossos níveis de serotonina, trazendo bem-estar e felicidade. Assim como pode contribuir significativamente para a nossa saúde mental, o combate ao estresse, entre outras coisas, por exemplo. Além disso, o aumento de foco, ao facilitar nos encontrarmos e nos escutarmos.

11. SEJA PRÓSPERO

Cresça primeiro como pessoa para então, na sequência, usufruir de um crescimento profissional sustentável e uma rede de relacionamentos cada vez mais sólida e valiosa. Invista primeiro na prosperidade que ninguém vê, a sua interior. Deixe a prosperidade material, ou a exterior, como uma consequência da sua autorrealização plena. Priorize a cooperação à competição porque ajudar constrói pontes, ao passo que tirar vantagem ou enganar as queima.

12. ATINJA A PAZ FINANCEIRA

Existe uma grande diferença entre as pessoas que trabalham para pagar dívidas ou as contas do mês, e aquelas que trabalham no que gostam, com quem gostam e fazendo o que demanda quem são de fato. Planeje a sua paz financeira, que pode ser através de uma reserva ou renda extra. E assim poder ficar cada vez mais livre para ser e fazer aquilo que justificou a sua vinda a este mundo.

Uma vida que tenha sustentação se baseia em muitas variáveis, algumas delas foram sugeridas aqui. Gostaria de enfatizar umas palavras que podem significativamente influenciar a sua busca por uma vida com menos tropeços e um caminhar contínuo e sustentável. São elas, a saber: respeito, humildade, empatia, compaixão, autocontrole, congruência, honestidade, flexibilidade, tolerância, autoconhecimento e uma clareza absoluta a respeito do seu valor como pessoa

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ter uma vida sustentável? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder!

Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br

Confira também: 12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte I de II)

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa