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11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa

Com tantas mudanças neste contexto de pandemia, transformação digital e no modelo de negócio das empresas, onde entram os programas de educação corporativa?

11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa

11 Sacadas para o Desenvolvimento da Educação Corporativa

O futuro do trabalho é um tema de constante discussão no dia a dia das organizações. Com o contexto de pandemia e a transformação digital, muito se troca sobre novos formatos no desenvolvimento da educação corporativa.

Segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 90% dos líderes avaliam que teremos uma lacuna das competências necessárias por causa de todas estas mudanças no modelo de negócio das empresas. Dessa maneira, 40% dos profissionais vão precisar desenvolver alguma habilidade nos próximos 5 anos.

Competências socioemocionais, desenvolvimento da criatividade e ferramentas para lidar com problemas complexos são algumas das habilidades que precisamos aprimorar. De fato, nunca foi tão importante um mindset de crescimento para você aprender a aprender.

As organizações precisam deixar suas hierarquias rígidas baseadas em controle, gerar mais confiança e colaboração. Com isso, tornar os colaboradores mais protagonistas, resilientes e autônomos é essencial para a sustentabilidade do negócio.

Então onde entram os Programas de Educação Corporativa?

Eles precisam acompanhar estas mudanças. Não é à toa que 68% das prioridades de RHs, segundo pesquisas do Gartner, estão no desenvolvimento de competências críticas e 44% no desenvolvimento das lideranças.

Com base neste contexto, algumas tendências e insights para o desenvolvimento da educação corporativa:

  1. Modelos personalizados com foco em life long learning – alinhar as necessidades do negócio com aprendizado constante é a base fundamental;
  2. Mesclar formatos – treinamentos ao vivo com plataformas digitais. Pense em pílulas de desenvolvimento multicanais;
  3. Utilize metodologias que provoquem o protagonismo e coloquem o colaborador no centro – compartilhe assim a responsabilidade do aprendizado;
  4. Utilize a tecnologia para transformar a jornada de experiência – não apenas na utilização dos dados, mas também na forma de engajamento;
  5. E por falar em engajamento, coloque o colaborador no centro para o desenho de trilhas de comunicação e performance no aprendizado;
  6. Fomentar a criação de conteúdos e boas práticas pela própria comunidade, ou seja, empodere seus colaboradores para gerar conteúdos e colaborar;
  7. Busque por programas que tornem seus participantes embaixadores. Um time que é apaixonado pela marca, propaga cultura e eleva assim a percepção positiva da marca. Resultado: clientes também serão impactos pela sua marca empregadora;
  8. Crie rituais para troca e alinhe projetos no dia a dia para desenvolvimento prático do aprendizado;
  9. Gameficação da experiência. Reconheça os participantes com maior engajamento. Além disso, os convide para melhorias através dos feedbacks;
  10. Reforce a proposta de valor nos programas. Conectar propósito gera clareza no porquê do aprendizado daquela nova habilidade.
  11. Faça as adaptações de acordo com a necessidade do time e do negócio. Para criar modelos você pode começar pequeno. Mas o mais importante é compreender que o aprendizado ocorre também no exemplo do dia a dia.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o desenvolvimento da educação corporativa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

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Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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