fbpx

10 dicas que podem ajudar o empresário a alcançar o equilíbrio entre o foco estratégico e o operacional

Descubra 10 estratégias essenciais para empresários alcançarem o equilíbrio entre o foco estratégico e o foco operacional, otimizando sua gestão e garantindo alta performance organizacional, começando HOJE mesmo!

10 dicas que podem ajudar o empresário a alcançar o equilíbrio entre o foco estratégico e o operacional

10 dicas que podem ajudar o empresário a alcançar o equilíbrio entre o foco estratégico e o operacional

Sabemos que ter uma gestão mais estratégica e menos operacional enquanto garante alta performance é um desafio que muitas organizações enfrentam. Mudar as atitudes do dia pra noite não é um processo fácil.

Aqui estão 10 dicas de estratégias que podem ajudar você a alcançar o equilíbrio entre o foco estratégico e o operacional, a saber:

1. Delegação Eficiente

Identifique tarefas operacionais de rotina e delegue-as para sua equipe. Confie em seus colaboradores e forneça a eles o treinamento e as ferramentas necessários para que possam, de fato, executar essas tarefas de forma independente.

2. Automatização de Processos

Utilize ferramentas de automação para reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas. Softwares de gestão de projetos, CRM, ERP e outras tecnologias podem, sem dúvida, ajudar a otimizar processos e liberar tempo para o foco estratégico.

3. Desenvolvimento de Liderança

Invista no desenvolvimento de líderes dentro da sua equipe. Isso significa não apenas treinar pessoas em habilidades técnicas, mas também em habilidades de liderança e tomada de decisão.

4. Planejamento Estratégico Regular

Estabeleça reuniões regulares de planejamento estratégico. Isso permite que a equipe mantenha o foco nos objetivos a longo prazo e ajuste assim as estratégias conforme necessário.

5. Indicadores de Desempenho (KPIs)

Desenvolva e monitore KPIs que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Isso ajuda a garantir que a equipe esteja focada em atividades que, de fato, agreguem valor.

6. Cultura de Inovação

Promova uma cultura que valorize a inovação e a melhoria contínua. Incentive os colaboradores a propor novas ideias e processos que possam melhorar a eficiência e a eficácia.

7. Comunicação Eficaz

Mantenha uma comunicação clara e contínua com sua equipe. Certifique-se de que todos entendam a visão estratégica e como suas tarefas operacionais, sem dúvida, contribuem para alcançá-la.

8. Uso de Dados e Análise

Utilize análises de dados para tomar decisões informadas. Dados em tempo real podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho, bem como identificar áreas que precisam de atenção.

9. Alinhamento de Recursos

Garanta que os recursos (pessoas, tempo, dinheiro) estejam alinhados com as prioridades estratégicas. Evite desperdiçar recursos em atividades que não trazem retorno significativo.

10. Foco no Cliente

Mantenha o foco nas necessidades e expectativas dos clientes. Uma abordagem centrada no cliente frequentemente revela oportunidades estratégicas que podem ser exploradas.

Ao seguir essas diretrizes, você pode criar um ambiente onde a equipe opera de maneira eficiente, permitindo assim que você e outras lideranças dediquem mais tempo ao desenvolvimento e execução de estratégias de crescimento a longo prazo.

Mas se ainda assim, mesmo depois de estruturar a equipe você não se sentir seguro e continuar atuando no operacional, outra alternativa é vivenciar um processo de coaching, onde o profissional sério e habilitado irá lhe ajudar a desenvolver novas habilidades, nova mentalidade e novas atitudes para conquistar melhores resultados.

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre este processo eu fico à disposição para conversarmos.

Gostou do artigo?

Quer saber mais como alcançar o equilíbrio entre o foco estratégico e o operacional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
https://www.linkedin.com/in/grazielaheusserazeredo/

Confira também: Superando desafios e alcançando o sucesso como mulher empreendedora

Palavras-chave: equilíbrio estratégico e operacional, foto estratégico, foco operacional, dicas para empresários, gestão estratégica, alta performance organizacional
Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa