fbpx

Zona de conforto, qual é a sua?

A Zona de Conforto tem o poder de deixar você sempre no mesmo lugar, na mesma situação com os mesmos resultados, sejam eles positivos ou negativos. O que há de errado em permanecer nela? Por que devemos ficar atentos?

Ela tem o poder de deixar você sempre no mesmo lugar, na mesma situação com os mesmos resultados, pouco importa se eles são positivos ou negativos, a sensação é de um enorme conforto, e nela você está totalmente familiarizado, seguro e muito acolhido.

O que há de errado em permanecer nela? Por que devemos ficar atentos?

Acredita-se que somente as pessoas que possuem dificuldades em buscar, criar e desenvolver novos projetos, que relutam absurdamente por mudanças, reclamam muito de suas vidas, se autossabotam na maior parte do tempo, acabam por criar desculpas para não agir, sair da inércia e entrar em ação.

Elas se sentem tão acolhidas que não se dão conta da comodidade e estagnação em que vivem. Parece-me que a questão deve ser abordada sob dois aspectos diferentes: o primeiro deles se refere às pessoas que não possuem iniciativa para fazer diferente, outrossim, no segundo, elas atuam de forma oposta, buscam o novo, agem proativamente e anseiam por uma evolução constante.

Muita atenção neste momento! Essas pessoas também podem estar sendo boicotadas pela sua zona de conforto, por acreditarem que já fizeram tudo e que não há mais nada a fazer. Muitas se sentem vítimas e alegam que o Universo conspira contra, será que isso é verdade? Ou Existe algo a ser melhorado que não está sendo visualizado, daí o motivo por não alcançarem o resultado desejado?

Cuidado! Você pode estar caindo numa cilada contra você mesma!

Como saber se isso ocorre com você? Comumente acontece do coachee (cliente) não ter essa percepção de algum ponto que não está sendo trabalhado devidamente e que se for trabalhado o resultado será diferente. Pode ser cômodo ter esta visão!

Por que haveríamos de mexer com o que está quieto em seu canto, trazer à tona uma realidade ou situação que muitas das vezes não agrada ou revirar o fundo do baú onde só você é capaz de saber o que tem guardado lá, e quais sentimentos isso pode acarretar?

A conclusão dessa necessidade pode ser assustadora ou libertadora, afinal, exigirá que outra conduta seja adotada. À medida que você percebe a chegada do novo, é natural sentir um desconforto pelo receio do desconhecido e paralelamente a necessidade de ter uma ação contrária a que estava sendo praticada. Você precisa agir e se colocar em movimento enfrentando seus pensamentos e hábitos, implementando mudanças de atitudes e comportamentos para então seguir em frente rumo aos seus sonhos e aspirações.

É fundamental mudar a sintonia!

Posso dizer que é como se o título de um livro ganhasse uma abordagem diferente, a história será a mesma até o momento que ocorre uma mudança na forma de contar a mesma.

O objetivo é mudar a situação performando diferente do habitual, mudar a rotina dos hábitos não é fácil, mas ao entender que para melhorar é fundamental se mexer tudo, começa a fazer sentido. Corpo e mente ficam conectados e passam a adotar outra postura. Exatamente aí você abre um espaço para dar sequência à história e avançar alguns capítulos…

O final pode ser feliz quando houver a compreensão de que, não basta permanecer por muito ou pouco tempo num determinado padrão, ao longo do tempo é preciso reavaliar a situação, você pode perder a capacidade de percepção das perdas e ganhos, interesse, não se desafia mais, nem tampouco vislumbra um caminho para chegada das suas conquistas.

A vida começa onde a sua zona de conforto acaba! Que tal começar a viver de verdade?

Um abraço,

Renata Falcão

⚙️ Busca Coach
Convidado Especial do Busca Coach é a coluna reservada especialmente para os melhores artigos dos membros inscritos no Busca Coach, o maior diretório de Coaches do Brasil. Obtenha mais informações sobre os benefícios desta nova plataforma, clique no link abaixo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa