VUCA, O “C” da Complexidade!

Publicado em 06 de novembro de 2018

Amigos da Cloud Coaching, no início do mês de Outubro de 2018, dei início a uma abordagem nova e instigante, trazendo como referência o que é muito transformador no ambiente das empresas e do desenvolvimento das pessoas. Chamei este espaço de O mundo VUCA do Coaching. Vale a pena relembrar, o conceito (VUCA – Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) nasceu com fins militares e, aqui, refiro-me à série explicativa da Harvard Business Review, tendo por autor o Coronel Eric G. Kail, oficial multipremiado do exército americano.

Nas duas postagens precedentes, explicamos o sentido da letra “V” (Volatilidade) e o da letra “U” (Uncertainty) que, em inglês, significa Incerteza. Hoje a abordagem será quanto à letra “C”, que corresponde a Complexidade. Na próxima postagem completaremos esse ciclo de informação para a letra “A” (Ambiguidade) e, então, avançaremos em como empresas e pessoas aproveitam do conceito para se desenvolverem melhor no mundo VUCA do Coaching e da Mentoria.

O ambiente complexo em que vivemos exige perspectiva que vai além de identificar as ameaças e as oportunidades como um conjunto de possibilidades a serem avaliadas, pois devemos enquadrá-las de forma interativa. Em outras palavras, liderar através da complexidade significa pensar de maneira não linear. Eric Kail usa de uma metáfora para explicar o que isso significa. Imagine uma grande quantidade de gelatina cobrindo toda uma mesa redonda que, de tanto que existe, começa a cair pelas beiradas. Algumas pessoas tentam manter a gelatina sobre a mesa, empurrando o que está à sua frente, mas, ao fazer isso, a gelatina que volta irá gerar um trabalho adicional aos demais (mais gelatina do lado deles) e a tarefa coletiva será infindável.

A pressão que sofremos por conta do ambiente complexo chega a ser esmagadora e até desanimadora, dependendo de como é abordada por cada pessoa. Mas também pode ser fonte de maior reflexão e crescimento pessoal, quando se consegue entender e ultrapassar todos os desafios. Eric Kail conta ter sido responsável por coordenar a logística de uma unidade militar em combate, que estava quase sem combustível, sem munição, pouca água e comida, e sem peças de reparo de veículos (basicamente todas as coisas que se precisa em uma guerra). Para piorar a situação, o quartel-general não poderia fornecer suprimentos por conta do tempo e da distância. Mais uma coisa que não havia: o luxo de pedir uma trégua aos inimigos.

Se substituirmos esse cenário de guerra por diferentes fusos horários para negociar e ainda tendo enfrentamento com competidores em um mercado global, muitos dos leitores se lembrarão de desafios complexos que não puderam ser tratados separadamente, da angústia por se encontrar uma solução e, também, da pouca ou nenhuma ajuda de outra parte da corporação para a qual se trabalhava. A Complexidade em um mundo VUCA pode até nos deixar frustrados, sentindo-nos unicamente responsáveis ​​pelo sucesso ou pelo fracasso, porém, ao mesmo tempo, ela nos faz sentir bem vivos no momento crítico, como a descobrir caminhos antes impensados.

Eric Kail compartilha boas dicas para liderar de maneira mais eficaz, em um ambiente complexo:

  1. Desenvolver líderes colaborativos. O mesmo impulso competitivo que nos faz ser bem-sucedidos, às vezes pode atrapalhar. As características mais importantes em jovens de alto potencial estão na capacidade de enxergar o contexto geral e de levar seus pares a produzirem mais em conjunto do que individualmente. Eric Kail conta que liderou uma unidade que produziu resultados e estatísticas impressionantes, porém, apesar disso, foi admoestado porque ainda não tinha uma atenção maior ao desenvolvimento de novos líderes. Essa lição vale para que todos assumam que podem se orgulhar das conquistas dos subordinados, bem como precisam entender que é possível também aprender com eles.
  2. Parar de procurar soluções permanentes. É muito tentador lidar com os desafios de tal maneira que, seja qual for o novo momento, tenhamos bem estabelecido como enfrentá-los. No entanto, buscar soluções estruturadas e permanentes pode esgotar os recursos essenciais necessários aplicáveis em outros lugares pois, quando de uma nova ameaça resiliente, ainda que insignificante, podemos desviar a atenção de desafios mais ameaçadores. Além disso, existem muitas oportunidades que nascem no ambiente da Complexidade, e os líderes devem procurá-las também. Não perca oportunidades por estar obcecado em conquistar integralmente um desafio.
  3. Treine agora os heróis de amanhã. Os desafios logísticos mencionados anteriormente por Eric Kail foram resolvidos, mas ele não estava sozinho. Um oficial muito jovem, formado há não mais de dois anos, e sua unidade de combate tiveram que desenvolver missão nada glamourosa, pois percorreram mais de 400 quilômetros em deserto aberto na busca de suprimentos, lutaram contra vários ataques inimigos, conseguiram tudo que era necessário e retornaram após 36 horas. As semanas e os meses dedicados ao treinamento desses jovens oficiais foram muito bem recompensados. Pergunte-se: Que jovens líderes em sua organização estão esperando para serem treinados, orientados e desafiados? Coloque os recursos certos nesse desenvolvimento agora, e não fique surpreso quando eles trouxerem resultados incríveis. Invista no potencial deles!

Enfim, neste espaço de postagens diferentes do habitual queremos mostrar que o ambiente VUCA nos obriga a ter reações rápidas para desafios inesperados dinâmicos, em um mundo com alta complexidade. Para conseguir enfrentar esse ambiente devemos nos cercar de pessoas preparadas e motivadas, pois sozinho não se conseguirá alcançar a perspectiva ampla e integrada de tudo o que está acontecendo. O trabalho em equipe é fundamental, com liderança competente e centrando o apoio na participação coletiva

Para você, que me acompanha neste mundo VUCA do Coaching e da Mentoria, deixo aqui um pedido de reflexão: pense a respeito de como você se comporta diante de situações de Complexidade, com que se defronta no cotidiano pessoal e profissional. Pense em como esse cenário se reproduz com seus clientes e como você pode aplicar as dicas dadas acima. E até a próxima postagem, quando trataremos de Ambiguidade.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.