VUCA 4.0

Publicado em 31 de maio de 2019

” O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.”  (Victor Hugo, romancista francês, 1802-1885)

Mudanças são inevitáveis e, quase sempre, causam desconforto.

A história nos mostra que ao longo do tempo mudanças impactaram significativamente a vida humana e impulsionaram o progresso ocasionando grandes mudanças em todos os sentidos e áreas da vida humana.

Ao longo do tempo, os eventos que causaram grandes transformações na vida das pessoas e das sociedades em geral foram:

I – O desenvolvimento da agricultura como atividade estruturada e a domesticação de animais;

II – As revoluções industriais a partir da segunda metade do século XVIII:

II.1 – A 1ª Revolução Industrial alavancada pelas máquinas a vapor e ferrovias; (entre 1760 e 1840);

II.2 – A 2ª Revolução Industrial com o advento da eletricidade e das linhas de montagem; (meados do século XIX e século XX);

II.3 – A 3ª Revolução Industrial a partir da utilização em massa da computação (segunda metade do século XX) e, agora, estamos vivenciando

II.4 – A 4ª Revolução Industrial que irá mudar de forma profunda o mundo como o conhecemos hoje.

Os processos industriais mudarão radicalmente – através da robotização, da inteligência artificial, dos drones, do armazenamento de energia e das impressoras 3D – causando sensíveis e profundos impactos no emprego e na educação, entre outros aspectos. Estima-se que cerca de 50% dos empregos atuais – principalmente os que envolvem atividades meramente repetitivas – estarão em risco de extinção nos próximos anos.

No atual contexto, o termo gestão “VUCA” – é atual e relevante. O conceito da junção das quatro letras tem sua origem na área militar e foi introduzido no mundo dos negócios por Warren Bennis em seu livro “A essência do Líder” para retratar, as dificuldades enfrentadas no dia a dia da vida corporativa. Mas qual o significado por trás destas quatro letras?

V – Volatility (volatilidade) –  Diz respeito à forma rápida e sem padrões de previsibilidade com que ocorrem as mudanças e quando as soluções adotadas no passado não podem ser utilizadas no presente e no futuro demandando constantes adaptações aos novos cenários.

U – Uncertainty (incerteza) – A rapidez das mudanças faz com que o grau de conhecimento para entender o que ocorre no cenário interno e, principalmente, no cenário externo seja insuficiente para tomar decisões rápidas e precisas gerando dúvidas e indecisões quanto ao futuro de curto, médio, e longo prazo.

C – Complexity (complexidade) – Com muitas e muitas variáveis e as interações entre elas, torna-se cada vez mais difícil a compreensão de questões e, o pior, mais difícil ainda encontrar soluções dentro de uma multiplicidade de aspectos – internos e externos ao negócio

A – Ambiguity (ambiguidade) – A falta de entendimento quanto a causas e efeitos – pois tudo é ambíguo – faz com que não exista uma resposta única às demandas que exigem decisões.

Hoje e em um futuro bem próximo todo o conhecimento pode se tornar obsoleto; empresas, negócios, produtos e, principalmente, pessoas terão que se reinventar para sobreviver. É certo que muitos empregos serão varridos e desaparecerão. No entanto, a pergunta é: quantos dos empregos que existem hoje existiam há 20-30 anos atrás?

Em um futuro bem próximo, muitas tarefas serão realizadas por robôs, enquanto os humanos cumprirão o papel de parceiros de negócios e consultores, interpretando dados acumulados digitalmente e, com certeza, novos empregos e vagas que não existem serão criados em indústrias que empregam novas tecnologias.

Este é literalmente um cenário VUCA do século XXI; como enfrentar?

A evolução do poder ao longo da existência humana passou pela fisiologia (força), pela herança (propriedades), pelo capital e finalmente pelo conhecimento que exercerá papel preponderante nas décadas futuras.

É preciso deixar claro que só se beneficiarão das novas tecnologias empresas e pessoas que forem continuadamente capazes de adquirir e incorporar novos conhecimentos e tecnologias para se adaptarem a este ”novo mundo”.

Conhecimento é a palavra chave, a Educação e o sistema de ensino – da escola primária à universidade – deverá  mudar radicalmente para preparar as gerações mais jovens (e, também, as atuais) para conviver com as novas e potenciais tecnologias e, assim, formar mão de obra qualificada para as fábricas inteligentes e enfrentar os novos desafios que estão à frente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.