Você sabia que a primeira venda é feita para os seus colaboradores?

Publicado em 25 de abril de 2019

Muitos gestores e empreendedores procuram inovar os seus produtos e serviços, entregar experiências incríveis aos seus clientes externos, compor o seu repertório de técnicas de vendas e agregar valor, mas se esquecem completamente de um fator de extrema relevância que é compor e cuidar dos seus clientes internos, isto é, dos seus colaboradores.

Colaboradores: Retrato e semelhança da organização, cartão de visitas, responsáveis pelas experiências incríveis de compra que não se limita na efetivação da venda realizada pelo departamento comercial e sim no acompanhamento de todo o processo e, principalmente, no pós-venda; estes são itens fundamentais e ditarão a real experiência para o seu cliente e mostrará a conexão perfeita de todos os setores da sua organização.

Recrutar, treinar, motivar, entender e coordenar o colaborador para que este alcance os objetivos esperados pela organização, assim como seus próprios objetivos não é uma tarefa fácil, demanda muita organização e visão do todo (uma visão humana, um olhar para cada um dos seus colaboradores).

Lembre-se, a primeira venda não é feita para os clientes externos e sim para a equipe interna que compõe o seu quadro organizacional.

Primeiramente, defina a persona que irá compor o seu quadro, assim como faz com seu público-alvo na venda dos seus produtos e serviços, entenda e conheça cada uma delas.

Conheça o seu perfil e características que deverá estar em culminância com a sua missão, visão e valores, isto é de extrema importância para que no futuro não sejam confrontados, desrespeitados e muito menos invadidos.

O valor, quando confrontado e invadido, acaba com o profissional por melhor que ele seja.

Escrevo sobre vendas e você pode estar se perguntando, o que tem a ver a colunista falar sobre a contratação, conhecer o perfil dos colaboradores, imagem que passo a eles da minha empresa, a minha missão, visão e valores?

Tudo! Absolutamente tudo a ver, a primeira venda tem que ser feita para o seu colaborador, pois é ele quem precisa ter confiança, credibilidade, comprometimento com o resultado esperado e seus valores alinhados com a sua organização. Senão nada feito.

O colaborador pode ser da produção, da logística, do financeiro, da expedição, da qualidade ou do comercial. Lembre-se, nenhum setor trabalha sozinho, um é dependente do outro na entrega de valor esperado para o seu cliente. Todo o processo interno reflete incondicionalmente em seus clientes.

Como vender a sua IMAGEM, PRODUTO ou SERVIÇO se internamente tudo está de cabeça para baixo, seus colaboradores insatisfeitos e sua missão, visão e valores não explicados e entendidos por todos.

Conhecer sobre estes itens não é só obrigação do setor comercial e sim de toda a organização.

Vamos a um exemplo no Setor Educacional…

A coordenação da Instituição X define nova metodologia para os alunos, porém nada é exposto ao seu corpo docente e demais setores.

A criança indaga a professora sobre os exercícios e metodologia aplicada e ela simplesmente ignora e diz à criança para desconsiderar o assunto; seus pais procuram a secretaria e ninguém sabe explicar, pois desconhecem por completo o assunto; a direção esquiva-se não deixando nada claro, a sensação de angústia e falta de confiança impera nos pais.

Na entrada da instituição uma linda placa colada com as belíssimas frases da missão, visão e valores da instituição que todos desconhecem e não fazem dela as suas atitudes.

Como a equipe pode transmitir confiança e credibilidade se nem eles têm este sentimento pela empresa que trabalham?

Exemplo no Setor da Construção Civil…

Uma empresa X deste setor com sérios problemas para o cumprimento de metas, seu gestor solicita a um de seus líderes que vá até o canteiro de obras e verifique o porquê dos problemas do atraso.

Ao retornar informa ao gestor que o Engenheiro responsável, ofereceu o triplo da hora ganha para quem entregar dentro do prazo o trabalho concluído, porém embora a equipe entregasse o trabalho, o prometido não estava sendo cumprido pela empresa.

O líder retorna e informa seu gestor do acontecido. Pasmem, a resposta do gestor foi: “Eu não pedi para você ver sobre isto, pedi que verificasse sobre o atraso da obra”.

Como pode alguma equipe ter motivação se os seus princípios e valores não são respeitados e certamente estão desalinhados dos valores e princípios desta empresa em questão?

Imagine como será o feedback que se alastrará pelas redes sociais sobre a sua organização, na visão do colaborador que se sentir invadido ou do cliente desrespeitado? Certamente desastroso nos tempos atuais.

Entende agora porque a primeira venda tem que ser para a sua própria equipe?

As vendas hoje estão ligadas diretamente a provas sociais, principalmente no que tange aos comentários positivos e negativos sobre as organizações, seja pelo seu público interno ou pelo seu público externo.  

O que mais vemos hoje são organizações tentando camuflar situações e acreditando fielmente de que tudo está perfeito, aí é só ter uma equipe bem treinada em vendas e fidelizar os clientes.

Quando aparecer um sinal de descontentamento em suas equipes internas, coloca em prática uma rápida e impensada solução: fazer treinamento motivacional e confraternizações (sim só são eficazes em diagnósticos precisos, neste caso não!), desta forma terão a certeza de que a engrenagem se encaixará e se alinhará perfeitamente. Não estão nem um pouco preocupados com o foco do problema e nem com as suas consequências.

Esta atitude e estratégia, sem qualquer análise profunda e entendimento do real problema, transformam-se em grandes enganos com consequências gravíssimas dentro das organizações, criando no mínimo quatro grupos distintos de colaboradores:

  • Grupo de colaboradores que se tornam nocivos aos demais. A organização gera disputa de egos e separação dos seus colaboradores tornando a jornada de trabalho insuportável a todos com total desagregação entre os departamentos. Integrantes se apropriam de ideias e soluções de outros para garantir a sua fama, gera competição: um quer ser melhor que o outro não importando os princípios que irão seguir.
  • Grupo que desiste de si mesmo e de sua carreira. Descontentes, descrentes de sua capacidade e desmotivados. A tarefa vira obrigação e deixa de ser prazerosa, realiza de qualquer maneira sem se importar com o todo. Pela manhã sai da sua casa irritado e conta os segundos para o findar do dia.
  • Grupo que se entrega ao stress e à depressão grave. Se sente culpado de tudo, incapaz de realizar qualquer tarefa, que não são dignos e que não pertence a este mundo e grupo. Pessoas que necessitam de ajuda para superar e instituir a autoestima.
  • Grupo que pede imediato desligamento. Um grupo relativamente pequeno de profissionais bem preparados, pois já detectam de início que seus valores e princípios não se alinham a esta organização e partem em busca de nova colocação.

Triste não é mesmo? Mas esta é a mais pura realidade da maioria das organizações, hoje doentes que insistem na permanência inerte, cega e alienada sobre o que acontece sob seus olhos.

“Para obter uma boa colheita é preciso primeiramente adquirir a semente, depois plantar, cuidar e colher. A SEMENTE que irá gerar o sucesso da ORGANIZAÇÃO é conhecida como EQUIPE, ela precisa ser bem escolhida, analisada, plantada, cuidada e regada para que gere extraordinários frutos, caso contrário, a organização não existirá.”  (Adriane Yared)

E VOCÊ JÁ ESCOLHEU E CONHECE BEM AS SUAS SEMENTES?

“Inove o seu presente e Surpreenda o seu futuro!”

Adriane Yared







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.