fbpx

Você joga a favor ou contra o seu próprio Sucesso?

Ser rico é ruim? O sucesso pode mudar a pessoa negativamente? Se você tiver essa crença tão comum a orientar padrões de comportamento, pense em que pode estar acontecendo um clima de auto-sabotagem.

Começo 2015 inspirado em uma postagem do sítio Action Coach Business Coaching, comentando aqui o texto de autoria da Coach Danielle Howell. Ela coloca em debate a questão de que, muitas vezes, alguém fica bem perto daquilo que imagina ser seu sucesso, mas acaba por não vivenciá-lo por conta de procrastinação ou dúvidas que passam a existir. A pessoa se pergunta se estaria pronta e merecedora para o próprio sucesso.

A autora argumenta que, para muitas pessoas, acontece verdadeiro medo do “sucesso” e, consciente ou inconscientemente, isso gera um certo tipo de boicote no percurso. A pessoa se sente na dúvida se, ao alcançar o “sucesso” pessoal, poderá parecer egoísta ou bem-afortunada em relação aos amigos e parentes. Ela chega a ficar com medo de que os outros vão mudar o relacionamento por vê-la bem sucedida, daí decorrendo outros comportamentos.

A autora sugere que alguém pode avaliar esse risco de boicote pessoal ao lembrar se, quando ainda criança, ficava em silêncio quando o professor fazia uma pergunta, mesmo sabendo a resposta certa, porque não queria ser tratado de sabichão (ou sabichona). Ou mesmo quando ganhou dinheiro por conta de um trabalho honesto, e gastou-o em coisas de que não precisava ou desperdiçou-o ao invés de investi-lo para, então, conseguir ganhar mais dinheiro.

Se qualquer uma dessas coisas tiver acontecido em sua vida, pode ser sinal de que você tem esse medo de fazer sucesso. Muitas pessoas dizem que querem ser bem sucedidas, mas quando chega a hora de tomar a atitude adequada para isso, elas ficam cautelosas, buscam se convencer do contrário e permanecem presas a um tipo de vida e a um patamar de renda.

Ser rico é ruim? O sucesso pode mudar a pessoa negativamente? Se você tiver essa crença tão comum a orientar padrões de comportamento, pense em que pode estar acontecendo um clima de autossabotagem. Para Danielle Howell, ganhar dinheiro honestamente e apreciar o sucesso não é pecado. Temos que reforçar a consciência de que, quanto mais dinheiro pudermos conquistar, mais pessoas poderemos ajudar e melhor contribuiremos com o mundo.

Como caminho para começar a alcançar o sucesso em sua vida, sem constrangimentos, eu convido a assistir esta palestra de meu amigo Roberto Shinyashiki (evento realizado em Dezembro último, para um grupo limitado de apoiadores de uma instituição sem fins lucrativos). Acompanhe os 50 minutos de agradável apresentação e um mergulho em lições de sabedoria no caminho do sucesso pessoal:

Palestra Cronograma de Deus from Roberto Shinyashiki on Vimeo.

Tenho certeza de que, se as palavras dessa apresentação gerarem reflexão profunda e consciente, para você muita coisa começará a mudar positivamente, em 2015. Afinal, dias atrás, os seus desejos foram cantarolados com os amigos e a família. E entre os versos havia uma expressão bastante conhecida de “paz e sucesso na vida”. Boa sorte!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa