Você confia em você? Seis atitudes para fortalecer sua autoconfiança

Publicado em 20 de maio de 2019

Você confia em você? Quer conferir?

Faça a si mesmo as seguintes perguntas e reflita sobre suas respostas:

  • Como é para você escolher entre duas alternativas ? Fácil ou um dilema?
  • Como é para você falar em público? Evita a qualquer custo ou coloca suas opiniões com tranquilidade?
  • Como é para você trabalhar em grupo? Você se inclui com tranquilidade ou prefere trabalhar sozinho?
  • Você se sente confortável para dizer Não ou fica se justificando com medo de magoar o outro?

Esses são alguns dos dilemas que uma pessoa sente quando lhe falta autoconfiança.

Autoconfiança é o estado emocional de alguém que acredita em si mesmo, em suas próprias qualidades e decisões a serem tomadas.

Muitas pessoas confundem ser autoconfiante com ser inflexível e rígido em suas opiniões. Essa rigidez pode ser apenas uma defesa. Uma opinião diferente da sua não significa que você esteja errado. Significa apenas que o outro se expressa baseado em crenças diferentes das suas.

Existem pessoas que acreditam que autoconfiança é o mesmo que autossuficiência. Mas é bem diferente! Autossuficiência refere-se ao estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros, para sobreviver. É claro que autoconfiança lhe dá mais autonomia, mas o ser humano é um ser social que se transforma pelas interações humanas.

Seis atitudes para você adotar e fortalecer sua autoconfiança!

  1. Desenvolva uma Visão Positiva de si mesmo e qualifique melhor seu autoconceito. Descubra quais são suas maiores forças e virtudes e use-as a seu favor se apoiando nelas para se sentir seguro emocionalmente e, certamente, essa segurança vai refletir em seus posicionamentos.
  2. Faça um exercício de autoaceitação. Pare de se criticar e olhar seu jeito de ser como uma total postura negativa. Autoaceitação envolve a consciência dos seus pontos de melhoria, mas cuidado para não generalizar e enxergar tudo em você como ruim. Você pode e deve sim evoluir e melhorar seu jeito de ser, porém não perca de vista suas forças e virtudes. Assim, toda vez que receber um feedback negativo, olhe positivamente como você pode transformar esse ponto negativo em forças e virtudes. Veja-o realmente como ponto de melhoria. Entenda que autoaceitação é também conviver com suas fragilidades, dando-lhes musculatura emocional para enfrentar as situações de risco.
  3. Desenvolva sua Credibilidade para inspirar pessoas com sua postura firme, equilibrada e decidida. Para ser percebido como alguém digno de confiança sua comunicação deve refletir uma congruência entre sua intenção, suas ações e a sua forma de se comunicar. Credibilidade é o resultado de SER e PARECER.
  4. Aprenda a se conectar com as pessoas através de uma comunicação empática. Ouça e aprenda com outras pessoas. Você pode utilizar três tipos de empatia que vai depender de sua disponibilidade emocional influenciada pelo contexto, pelo relacionamento que você tem com a pessoa e com o seu jeito de ser. Assim você pode escolher:
    • a empatia cognitiva e entender o que e porque o outro pensa e sente;
    • a empatia emocional e sentir o que realmente o outro sente; e
    • a preocupação empática que é se sensibilizar pelo problema do outro a tal ponto de se envolver e querer ajudá-lo .

  5. Tenha Flexibilidade mental para conviver bem com a diversidade e não se abalar diante do conflito e divergência de opiniões. Não permita que a teimosia e a vontade de sempre ter razão contamine sua comunicação e sua escuta ativa. Seja argumentador sim, defenda suas ideias com vigor, porém use uma argumentação equilibrada com a empatia. Dessa forma, sua comunicação será consistente e firme, incorporando em sua argumentação o pensamento do outro. A flexibilidade mental é condição básica para o diálogo necessário em situações de negociação de interesses pois facilita a relação assertiva e a filosofia ganha-ganha.
  6. Conserve sua energia e motivação para não desistir nunca e assim atingir suas metas. Não tenha dúvida, se você desenvolver essas cinco atitudes positivas anteriormente citadas, você diminuirá a ativação do seu sistema líbico e sua amígdala cerebral se acalmará, o que diminuirá seu medo de correr riscos, e simultaneamente, aumentará sua coragem para vencer obstáculos, juntamente com sua vontade para atingir a meta desejada.

Interações bem resolvidas e produtivas são alimentos nutritivos para seu bem-estar e segurança emocional, reverberando em autoconfiança.

Um grande abraço!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.