Você acredita em quê?

Publicado em 17 de maio de 2018

Recentemente cheguei a uma conclusão, nossa percepção é escrava das nossas crenças.

Acompanhe meu raciocínio: a todo instante somos bombardeados por uma série de estímulos do ambiente. Em prol do nosso bem-estar, nosso cérebro é programado para selecionar aqueles que receberão maior atenção, filtrando o que for irrelevante. Esta avaliação se dá automaticamente, com base em nossa programação mental.

Nosso cérebro recebe involuntariamente o comando de ignorar algumas informações, privilegiando somente os elementos que correspondem ao nosso foco. E, adivinhe como se estabelecem os critérios desta seleção? Com base única e exclusivamente em nossas crenças.

Não seria incorreto afirmar que nossos sentidos privilegiam estímulos que correspondam às nossas verdades. E, indo além, nossa mente interpreta tais estímulos também sob influência destes mesmos critérios.

Esta reflexão amplia nosso entendimento sobre o fato de algumas pessoas celebrarem a metade cheia do copo, enquanto outras destacam a metade vazia, sem desconsiderar a possibilidade de alguns indivíduos sequer enxergarem o copo.

De que maneira este entendimento pode contribuir para nossos resultados?

Durante uma reunião de liderança, passei horas ouvindo a gerente da unidade relatando a insubordinação e péssimos indicadores da sua equipe de entregas, ressaltando a impossibilidade de alcançar os resultados necessários para o crescimento da empresa.

Eu a questionei acerca de soluções para o desafio. Quando então ela, sem hesitar, afirmou: “Não há solução. Entregadores são todos assim”.

Não satisfeita, insisti que ela me explicasse melhor. Estas foram basicamente suas palavras: “Desde que me conheço por gente, entregadores são sempre assim. Por se tratar de um serviço extra, um bico como eles mesmos costumam chamar, não se sentem obrigados a nada. Atrasam. Estragam suas ferramentas e uniformes. Desrespeitam minhas orientações. Maltratam nossos clientes. Oh raça!”.

Sua visão era tão distante da minha própria percepção que precisei me ajustar, e muito, para não invalidá-la. Entendendo que, naquele momento, não poderia dizer nada que mudasse suas ideias, propus que eu acompanhasse o grupo por alguns dias. Como aprendiz. Colaborando nas tarefas do setor, me integrando à equipe. Não haveria oportunidade melhor para observar o que de fato estava acontecendo.

Após 1 semana de experiência, eu carregava uma certeza. A equipe com a qual eu havia trabalhado não poderia ser a mesma descrita pela gestora. Foi um grande desafio em prol da empresa levar estas percepções ao conhecimento dos principais interessados: os donos da loja e a própria gerente.

Como entender tamanho desencontro?!

Era evidente que as dificuldades de todo o departamento estavam diretamente relacionadas à verdade carregada por aquela gestora. Para ela, todo e qualquer indivíduo que trabalhe nesta função de entregador, no formato de vínculo estabelecido pela empresa, certamente corromperia seu comprometimento com a função.

Carregando esta verdade, não restava espaço para se surpreender com atitudes diferentes das que esperava. Por isso sua surpresa com a minha percepção. E juntas, atravessamos um longo e trabalhoso período de ressignificação, para chegar a um resultado satisfatório.

Você pode ter dúvidas sobre a minha teoria. Por isso eu lhe pergunto: o quanto seus resultados, satisfatórios ou não, têm refletido suas verdades?

Parafraseando um ditado popular: você colhe aquilo que você acredita.

Você acredita em quê?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.