Venda mais sendo “ORIGINAL”

Publicado em 29 de março de 2017

Estudos realizados por grandes psicólogos mostram que para a realização pessoal ou profissional existem dois caminhos: conformar-se ou ser original.

Conformar-se é percorrer o caminho da multidão, fazendo o que todo mundo faz exatamente e como faz.

Ser original é seguir por caminhos menos percorridos, defender novas ideias, recriar modelos, é contrariar pensamentos da maioria e resultar em algo bem melhor.

Originalidade: Coisa única, singular; pessoa que é diferente das outras de uma forma atraente ou interessante, individuo dotado de iniciativa inovadora e capacidade inventiva.

Sabemos que nada é completamente original, somos dotados de influências externas o tempo todo, sejam pensamentos, ideias ou modelos que pegamos emprestados intencionalmente ou inconscientemente.

A grande diferença está em como a sua criatividade será utilizada para transformar e aprimorar a nova visão em realidade para que seja útil e inovadora.

Uma pesquisa realizada por Michael Housman com mais de 30 mil call centers (bancos, companhias aéreas e telefonia celular), onde estudava porque alguns profissionais permaneciam mais tempo no emprego do que os outros, ele descobriu após derrubar algumas suposições, que o grupo que utilizava um navegador sem qualquer questionamento sobre a sua funcionalidade ou melhor opção eram aqueles que pediam demissão enquanto o grupo que questionava e não aceitava utilizar o navegador como padrão e buscava novas opções era o grupo com maior permanência nas empresas.

Os atendentes que se conformavam tinham a mesma postura ao desempenhar as suas funções ou quando precisavam tomar decisões em suas vidas, isto é, limitavam-se a seguir os scripts nas ligações e todos os procedimentos padronizados ao lidar com os consumidores.

Encaravam suas tarefas como atribuições fixas, eram infelizes, procrastinavam e pediam demissão rapidamente, já os atendentes que tomavam atitude e buscavam novos navegadores, questionando e mantendo uma postura diferenciada e original na condução do seu trabalho, encontraram novas formas de vender, atender os consumidores e solucionar problemas. Estes eram pessoas que ao se depararem com situações dentro da conformidade logo corrigiam, isto também os ajudava a desenvolver outra importante competência: a Intuição.

Isto comprova que a grande maioria, vive e aceita o que enxerga como padrão em sua vida.

E você, aceita o conformismo ou procura algo diferente? Lembre-se o que irá distinguir a sua originalidade será a rejeição do que sempre foi convencional e a sua incessante investigação sobre a existência de opções melhores.

Primeiro ponto para ser Original

Seja curioso: reflita sobre porque o convencional existe, somos propensos a duvidar dele quando temos uma experiência oposta. As regras e processos foram criados por pessoas e podemos refletir e recriá-las.

Crie e recrie quantas vezes for necessário, a prática leva à perfeição, mas não ao NOVO.

Os superdotados aprendem a executar magníficas melodias de Mozart, mas nunca compõem as suas próprias melodias, computadores jamais seriam pessoais se Jobs não fosse uma pessoa “original”.

Todos nós somos capazes, engenhosos e criativos, podemos aprimorar nossas vidas, trabalhos e organizações, mas hesitamos em agir e colocar em prática pelo simples fato de ter que derrubar o modo antigo de fazer as coisas, o modelo perfeito, o senso comum.

Como observa Joseph Schumpeter em uma famosa frase:

“A originalidade é um ato de destruição criativa”.

É preciso coragem e vontade para ser diferente da grande massa.

Segundo ponto

Acostume-se a assumir riscos: Como quer fazer cestas de 3 pontos se não joga basquete?

Ao contrário do que pensa a maioria, o assumir riscos não significa assumir riscos extremos, é assumir com cautela, estudado e sempre balanceado com o lado oposto.

Bill Gates, por exemplo, não abandonou seus estudos em Harvard, após vender no segundo ano de faculdade o seu software, ele ainda aguardou um ano inteiro antes de deixá-la e assim mesmo solicitou uma licença para equilibrar com cautela o risco que resolveu assumir. Foi este tipo de minimização de risco que o fez dar certo.

O original não é nenhum maluco que dá um salto antes de olhar para baixo, ele calcula, confere inúmeras vezes e ainda coloca uma belíssima e robusta rede de proteção – (equilíbrio e cautela).

Terceiro Ponto

Desenvolva a Autoeficácia: ela está ligada à sua crença da capacidade de controle do seu funcionamento e situações que afetam a sua vida.

Diferentemente da autoconfiança, que é automotivação a autoeficácia é a capacidade de atingir objetivos, é receber uma tarefa e executá-la reduzindo os obstáculos.

Quando a autoeficácia não é desenvolvida ela afeta diretamente as suas escolhas, o seu nível de motivação, sua resiliência a adversidade e te deixa vulnerável à depressão e stress.

Com isto você retorna ao conformismo deixando de ser uma pessoa original.

Desenvolvendo e potencializando a autoeficácia:

  • Domine e relembre as suas experiências – algo que realizou e como realizou;
  • Olhe referências, como gerenciam as tarefas de sucesso - observe e reflita o que e como fizeram (modele e recrie);
  • Persuasão social: tenha a capacidade de alcançar o sucesso em determinada atividade através do feedback e do encorajamento. É quando você recebe a mensagem de que é capaz de conquistar algo, de realizar a sua missão, desta forma irá mobilizar esforços e sustentá-lo até chegar ao objetivo final. Controle a interferência dos estados emocionais quando realiza alguma ação – (força ou fraqueza), utilize as suas forças pessoais, habilidades e talentos;
  • Não se deixe influenciar também por feedbacks negativos, tenha o autogerenciamento. (se concentram em deficiências pessoais e surgem inúmeros obstáculos para não chegar ao resultado final);
  • Muito cuidado ao experimentar realizações fáceis demais, você se acostuma com o conformismo e qualquer obstáculo que possa surgir você tenderá a se desanimar e desistir facilmente;
  • Obstáculos, barreiras e dificuldades nos ensinam que o caminho para o sucesso demanda esforço contínuo e sustentado. Se convença que tem o que é preciso para alcançar o seu sucesso, persevere a qualquer adversidade e esteja preparado para se recuperar dos revezes;
  • Tenha otimismo e bom humor sempre – será um fator de pura energia em seu desempenho, não deixe que pessoas negativas influenciem o seu modo de pensar ou agir, não fique estagnado ou aguardando nova oportunidade, seja sempre ORIGINAL.

Para finalizar, encontre-se, esta é a sua fonte vital, a estrutura fundamental da diferenciação para o seu crescimento pessoal e principalmente profissional, defenda as novas suas ideias, comunique de forma eficaz, desmistifique velhos conceitos e não deixe em hipótese alguma que eles impeçam a sua mudança, no final das contas a decisão é sua.

Este artigo foi inspirado na extraordinária obra, Originais - Como os inconformistas mudam o Mundo de Adam Grant, uma nova luz na Era da ruptura.

“O homem sensato se adapta ao mundo;
O insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si.
Portanto, todo o progresso depende do insensato”.
(George Bernard Shaw)

Inove seu presente e surpreenda o seu futuro!

Adriane Yared

Até Breve!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.