fbpx

Vamos bater um papo sobre PNL?

Você pode escolher dois caminhos: empoderar a sua mente e, assim viver com decisões mais conscientes, tornando a vida mais leve e feliz ou continuar a viver no automático, controlado pelas emoções e inconscientes do porquê dos nossos comportamentos.

Vamos iniciar pelo conceito. O que é PNL? É o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar essa representação para atingirmos resultados desejados. É uma ferramenta educacional que ensina as pessoas como seus cérebros funcionam e como elas podem usar essas informações para mudar.

A Programação é a habilidade de organizar nossa comunicação e sistema neurológico para conquistar objetivos e resultados desejados específicos. O Neuro é o sistema nervoso através do qual a experiência é recebida e processada com os cincos sentidos (tato, audição, paladar, olfato e visão). Linguística são os sistemas de comunicação verbal e não-verbal, através do qual, cada representação neural é codificada e ordenada, recebendo um significado.

Através das técnicas de PNL podemos agir diretamente nas estruturas conscientes e inconscientes das pessoas. Obtendo informações de como o cérebro funciona e como reagimos a certas situações, essa metodologia se torna eficaz para o autoconhecimento, resolução de problemas emocionais e conquista de poder e controle sobre as decisões e escolhas, para que elas reconheçam e se apropriem do controle do seu cérebro, adquirindo autonomia nos processos emocionais, podendo escolher como agir nas mais diversas situações, seja na vida pessoal ou profissional.

A maneira como decodificamos o mundo, ou seja, a maneira que experienciamos o que nos acontece, impacta diretamente em nossos comportamentos e atitudes. O que nos leva a dois caminhos: a escolha de empoderar a nossa mente e, assim poder viver com decisões mais conscientes, tornando a vida mais leve e feliz ou continuar a viver no modus operandi automático, sendo controlado pelas nossas emoções e inconscientes do porquê dos nossos comportamentos.

A PNL diz que ou você controla o seu cérebro ou algo ou alguém o controlará. Um dos grandes exemplos que podemos utilizar está relacionado ao consumo, pesquisas afirmam que mais de 70% das nossas escolhas nas compras são tomadas pelo efeito “manada”, fizemos porque outros o fizeram. Assim, também acontece com as nossas representações internas com tudo aquilo que aprendemos ao longo dos anos. Senão fizermos uma atualização das nossas crenças e convicções, corremos o risco de passar o restante dos nossos dias vivendo de algo que já não nos serve mais, que não nos faz bem.

Por isso, se torna tão importante reeducar o cérebro, ajustando as representações internas para que elas sejam congruentes com aquilo que almejamos conquistar. Um exemplo é: você deseja ter um corpo mais saudável, com mais vitalidade. Porém, a sua representação interna por algum motivo afirma que comer de forma saudável ou fazer exercícios físicos não é bom. Você tenta mil formas de fazer dietas, mil tipos de exercícios físicos e não consegue sair do lugar. Todas as vezes que tenta algo novo, você se sabota. Por quê? Porque a sua mente está trabalhando contra você, já que no seu inconsciente uma experiência, uma cena, uma palavra, uma expressão, um cheiro, algo que você ouviu está registrando que ter uma vida saudável não é bom. Quer mudar essa situação? Mude os seus registros internos, substitua-os por algo que o motive e dê força para conquistar a sua mudança. As técnicas de PNL podem ajudar nisso.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa