Uso de Plataformas no processo de Coaching

Publicado em 10 de outubro de 2018

Ao longo da história da humanidade temos presenciado as grandes mudanças desde a era da caça até as eras da industrialização.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, e eu também diria cientifica, e que sempre trás sofrimentos de adaptação ao ser humano, como agora, numa mudança radical na era que chamamos de a “era do conhecimento”.

Muito vem se falando em “Mindset”, “Inteligência Artificial”, “e-Learning”, “Inteligência Emocional”, entre tantas outras coisas que presenciamos, com um componente fundamental, a tecnologia.

Um grande pensador contemporâneo, disse:

“Tudo aquilo que o homem ignora, para ele não existe. Por isso, o universo de cada um resume-se ao tamanho do seu saber”. (Albert Einstein)…

… e muitos outros pensadores de nosso tempo já previam que o século XXI nos traria mudanças radicais nas questões de velocidade, profundidade e tecnologia, conforme o fórum mundial de economia e na educação.

Sabemos que o conhecimento humano está crescendo exponencialmente nos últimos anos, tanto que os cientistas fizeram um estudo como o conhecimento humano se formou: do ano de 1500 até 1900, foi construído em 100 anos, já de 1900 a 1945 ele se formou em apenas 25 anos, de 1945 à 2015 foram 13 meses e de 2015 à 2020 vão levar apenas 12 horas.

Um grande paradoxo de nosso tempo é que quanto mais devemos aprender menos tempo disponível temos para isso. Assim, nos defrontamos com um desafio aparentemente insuperável: Como continuarmos acompanhando o ritmo veloz do aprendizado de tudo que devemos conhecer, exatamente no momento em que já deveríamos tê-lo conseguido? (Rosenberg, p.1).

Portanto, devemos adquirir novas habilidades, tanto como alunos ou como professores, profissionais, ou mesmo pessoal, para enfrentar esse desafio da velocidade exponencial do conhecimento no século XXI.

A velocidade em que o planeta gira tem subido drasticamente nos últimos anos. Alguns já chamam estes termos de “a era exponencial”, tal é a celeridade com que as mudanças ocorrem e as evoluções acontecem. Temos uma ideia do que estamos vivenciando quando lembramos que o telefone levou 75 anos para chegar a 50 milhões de pessoas, a rádio, 38 anos, a televisão, 13, a Internet, 4, o iPhone (que completou  10 anos no início de 2017), apenas 3 e, mais recentemente, o Instagram, 2 anos, o Angry Birds, 35 dias e o Pokémon Go, apenas 15 dias.

O que aconteceu para tudo?

Por conta disso, os grandes pesquisadores começaram a entender como funciona a nova geração que emerge nesse novo tempo, e ainda temos que conviver com as gerações que não nasceram nesse mundo atual, de tanta turbulência, mas que suas experiências são fundamentais.

Vamos então falar de algo que no momento é importantíssimo, pois envolve a era do conhecimento, que é a Educação na era da tecnologia e que nossa disciplina “Educational Interface Design, nos propôs, mostrar um exemplo de uma tecnologia adaptativa usada na educação.

Tecnologia Adaptativa: No processo de coaching

A história de plataforma Adaptativa é recente, de 2004, criada pelo americano Salman Kan, um especialista na área financeira, percebeu a dificuldade de sua sobrinha em aprender matemática, então criou uma forma mais fácil de ensinar a disciplina através de uma plataforma que no início era seu hobby, que depois virou seu negócio e missão para ajudar estudantes no mundo inteiro a aprender matemática de uma forma toda nova e tecnológica, de acordo com o tempo que vivemos. Isso facilitou em muito o aprendizado da matéria.

Benefícios:

Essa plataforma, através da ajuda no desenvolvimento pelo Google, Microsoft, foi possível disponibilizar para várias línguas, inclusive o Brasil, onde assisti os vídeos dos professores que utilizam essa plataforma dizendo o quanto ela foi importante no ensino da matemática e quanto ela motivou os alunos a conseguirem aprender de uma forma totalmente nova, através de conquista de objetivos, no caso, a cada conquista conseguida, ganha-se um planeta, ou seja a meta é aprender matemática com um objetivo de conquista do sistema solar. Isso leva aos alunos algumas coisas importantes:

No processo de Coaching:

  1. Cooperação: aqueles que conseguem com mais facilidade conquistar seus objetivos, ajudam aqueles com mais dificuldades;
  2. Os ajuda a ter um pensamento sistêmico;
  3. Aprendem a trabalhar em equipe;
  4. Aumenta a motivação para o processo.

Nesse momento estou estudando várias possibilidades, de colocar essa tecnologia no processo de Coaching.

Em breve, terei mais novidades.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.