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Uma forma de avaliar a sessão de Coaching!

Estudo busca conhecer e identificar como os profissionais de Coaching avaliam o processo realizado, o que os diferentes processos têm em comum e como são as principais diferenças entre eles.

Hoje vou explorar um estudo desenvolvido há dois anos, financiado pelo Institute of Coaching e pelo McLean Hospital, duas organizações americanas que investem em avanços científicos na área do Coaching. Os autores são Tatiana Bachkirova, Jonathan Sibley e Adrian Myers, vinculados à Oxford Brookes University, do Reino Unido. Como o título do artigo diz tudo e já foram feitas as devidas apresentações, agora vamos ao prato principal, ou seja, a conclusão a que os autores chegaram.

Esse trio estava interessado em conhecer como os profissionais de Coaching avaliam o processo realizado, o que os diferentes processos têm em comum e como são as principais diferenças entre eles. E buscaram criar um instrumento (formulário) para ser usado na coleta confiável de dados sobre a sessão de Coaching e, também, na medição do que foi mais significativo na sessão.

Os autores definiram que o foco em elementos específicos da sessão de Coaching, ainda que cruciais, não seriam suficientes para oferecer as respostas desejadas. Eles queriam algo integrado e que representasse a natureza de uma sessão completa. Após consultarem centenas de profissionais de 28 países, os autores chegaram a uma lista de 80 itens que retratam ocorrências durante uma sessão de Coaching.

De forma geral, o que parece ser o mais característico de uma sessão típica de Coaching, a partir dos pontos de vista expressos pelo grupo entrevistado, pode ser assim resumido: a sessão caminha (flui) com foco no cliente, estimulando Coach e Coachee a explorarem juntos o mundo do cliente no contexto de expectativas positivas.

Embora os autores esperassem encontrar mais diferenças do que semelhanças entre os pesquisados, isso não se confirmou. Ao tempo em que o trabalho reconhece que os itens característicos de uma típica sessão de Coaching conseguem mostrar redundâncias, ficou evidenciado que os resultados chegaram a um ponto que merece evolução com mais estudos.

Conforme a pesquisa, os oito itens mais característicos de uma sessão de Coaching, independente dos objetivos e do tipo de aplicação, são os seguintes:

    a)O Coach faz perguntas que parecem abrir novo leque de possibilidades para o cliente;

    b)O Coach faz perguntas que ajudam o cliente a melhor elaborar o contexto em questão;

    c)O Coach pergunta sobre o objetivo do cliente ao encaminhar a sessão de Coaching;

    d)Evidencia-se uma harmonia (ligação forte) entre o cliente e o Coach;

    e)Há uma exploração nítida de questões subjacentes ao modelo mental do Coachee (por exemplo, suas suposições, crenças e histórias);

    f)O Coach mostra empatia com relação ao que é proposto pelo Coachee;

    g)Há uma ampla discussão sobre os objetivos gerais do cliente quanto ao Coaching;

    h)O Coach sempre verifica se o seu entendimento está correto quanto aos interesses do cliente para o processo.

Você, que trabalha com regularidade atendendo seus clientes em processos de Coaching, acredita que o resultado dessa pesquisa se mostra adequado aos padrões brasileiros? Será que esses oito itens são mesmos os mais presentes e que caracterizam o Coaching no Brasil?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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