Um pouco de Filosofia no Coaching

Publicado em 16 de maio de 2018

Nestes quase 20 anos em que venho atuando como Coach tenho encontrado inúmeros coachees com o chamado Complexo de Aristóteles.

Geralmente são pessoas bem articuladas e que se sentem muito bem preparadas tanto pessoal quanto profissionalmente, mas com resultados que não correspondem a esta realidade. A princípio, tudo nos leva a crer que são pessoas com mindset fixo que transferem o insucesso aos outros, mas uma escuta mais acurada observa-se que na realidade têm um Complexo de Aristóteles bastante acentuado.

Se você já está pensando em me alertar que “complexos” não devem ser tratados pelo Coach, mas sim por quem tem competências para isto, está fazendo uma leitura correta, mas permita-me lembrar que o chamado “Complexo de Aristóteles” não é um transtorno definido no campo da psicologia ou psiquiatria, apenas um conjunto de características que o povo, na linguagem popular, chama de complexo, sem muito rigor quanto à utilização do termo.

Costumamos dizer que a pessoa tem o Complexo de Aristóteles quando acredita que está sempre certa.

Você, Coach, já se deparou com um coachee com esta característica?

Pessoalmente costumo basear na minha formação em Filosofia para levar adiante o processo que estabeleci para ele.

Aristóteles (384-322 a.C.) foi um dos maiores Filósofos da Grécia Clássica e seus conceitos são tão importantes que até hoje têm grande influência nas ciências humanas e biológicas.

Aristóteles, foi aluno de Platão e seguia seu professor onde quer que ele fosse, tornando-se um brilhante aprendiz de filósofo, tanto que Platão tinha especial consideração por ele, até que começou a apresentar um comportamento que, com o tempo, o povo começou a chamar de Complexo de Aristóteles a forma de agir de pessoas que se julgavam sempre certas.

Como é comum até hoje nesta área, o discípulo desenvolve a sua própria doutrina filosófica e o mesmo aconteceu com ele, tendo alcançado notoriedade por ela. Mesmo sendo um brilhante discípulo e tendo uma doutrina reconhecida, Aristóteles começou a se afastar de Platão e de seus ensinamentos colocando-se numa situação de superioridade ao próprio mestre.

Passado algum tempo, Aristóteles passou a afirmar que os ensinamentos de Platão não tinham fundamento o que para o povo grego representou uma atitude desleal e arrogante, fazendo com que a sua fama o precedesse onde quer que fosse, afinal Platão era muito querido por todos.

Este comportamento de Aristóteles foi tão marcante que o povo, ironicamente, começou a denominar os outros que tinham a mesma atitude.

Quem tem este comportamento quer superar intelectualmente os outros, impondo o seu ponto de vista como sendo o único possível e verdadeiro. Na verdade, querem mostrar o quanto são inteligentes e competentes.

Percebe-se que este tipo de comportamento camufla uma insegurança muito grande, caminho pelo qual costumo direcionar o meu atendimento.

Basta trabalhar algumas crenças que alcançamos o resultado pretendido, sem caminhar pelos atalhos de ajuste de Mindset.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.