Sustentabilidade é sinônimo de comportamento humanitário

Publicado em 02 de novembro de 2018

Originalidade, ousadia e altruísmo são atributos que me fascinam! E, não por acaso, eles me remetem ao conceito do desenvolvimento sustentável, uma questão amplamente comentada em diversos âmbitos – social, econômico, tecnológico, ambiental – que diz respeito a toda humanidade. Cientificamente já não há dúvidas de que o único modelo capaz de evitar a degradação das condições de vida e a extinção de várias espécies da fauna e flora no planeta é a sustentabilidade. Desde quando eu me dei conta da seriedade e amplitude da preservação do meio, radicalizei! A bandeira verde faz parte das minhas iniciativas no trabalho e dentro de casa.

A natureza não suporta mais a neutralidade. Os desafios e as transformações do mundo moderno têm exigido equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente. Mas, para se dizer engajada no conceito do desenvolvimento sustentável, a pessoa ou organização deve adotar como padrão de comportamento ou gestão pelo menos três posturas: ser ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. A moderação e a transformação na utilização de recursos têm gerado novos negócios, produtos, processos e serviços – o instinto empreendedor foi aguçado e muita gente passou a enxergar possibilidades no improvável. Cada um na sua área pode ousar e fazer diferente. Nas minhas palestras, por exemplo, eu já me apresento com roupas descartáveis ou de marcas que adotaram o conceito e tenho orientado às pessoas a reciclarem inclusive ideias, crenças e paradigmas. Nas redes sociais que faço parte, o “toque verde” está presente. Não se espante se encontrar em algum lugar o meu nome grafado como Leila Green Navarro!

Sustentabilidade está longe de ser modismo. É responsabilidade social. Estamos tratando de uma urgente necessidade da humanidade. Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem entender o que o assunto tem a ver com elas. Para muita gente é difícil imaginar que a sua atitude hoje é capaz de impactar positiva ou negativamente a sociedade e o planeta no futuro. Nesse contexto se encaixa o altruísmo. O que faz uma pessoa ou uma empresa adotar o conceito do desenvolvimento sustentável é o seu comportamento humanitário, o seu amor ao próximo, afinal estamos criando hoje o futuro para pessoas que certamente nem conheceremos – abrange um nível de conscientização muito maior. A responsabilidade pelas consequências negativas que têm afetado o mundo é minha e sua e, por isso, é necessário que cada um de nós preste mais atenção às suas próprias ações.

Achei bárbaros os projetos de dois visionários que colocaram em prática ideias originais, ousadas e comprometidas com o planeta. Em Copenhague, na Dinamarca, o Crown Plaza Hotel, oferece uma criativa oportunidade para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição no valor de 26 euros, aproximadamente 60 reais. Em Londres, o dono de um movimentado bar modificou o chão da pista de dança do seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores, produzem a corrente elétrica que hoje representa 60% da necessidade de energia do lugar.

Mas não é necessário ser um grande empresário ou investidor para ter visão sustentável. A ação de cada indivíduo, por mais insignificante que possa parecer, é capaz de impactar positiva ou negativamente toda a sociedade. O simples fato de economizar energia elétrica, reduzir o tempo debaixo do chuveiro, fechar a torneira enquanto escova os dentes, separar material reciclável, depositar lixo eletrônico em locais adequados, são ações importantes e inteligentes que fazem diferença para toda a sociedade. A soma dessas ações multiplica resultados e todos, todos nós ganhamos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.