Sua comunicação desconecta ou conecta?

Publicado em 24 de setembro de 2018

Neste artigo vou trazer para vocês um novo olhar para a comunicação a partir de uma experiência com a qual tenho tido que lidar nas últimas semanas. Lidar com isso está sendo um desafio e me faz perceber o quanto ainda preciso exercitar a CNV – Comunicação Não Violenta.

Nossa comunicação pode nos levar a uma desconexão, que nem sempre percebemos, ou a uma conexão, que é o que desejamos produzir.

A situação com a qual estou lidando é a dificuldade de comunicação com uma pessoa, pois ela precisa ter razão. Já com outra pessoa existe uma flexibilidade na comunicação. Podemos dizer que a comunicação que desconecta vem por meio da dominância; e a que conecta vem por meio da parceria.

Na CNV temos uma metáfora que envolve dois animais que retratam essas formas de comunicação: o chacal representa o que desconecta e a girafa, o que conecta – lembrando que temos os dois dentro de nós, ou seja, um é a sombra e o outro, a luz.

Quando nos comunicamos de forma a produzir desconexão, estamos no piloto automático e isso pode acontecer quando nos submetemos à situação ou quando somos intransigentes com ela. O animal que simboliza esse tipo de comunicação é o chacal. O chacal é um animal que se alimenta de cadáveres e restos orgânicos, como a hiena ou o urubu. O chacal é maldoso e competitivo e tem uma visão curta, porque sua cabeça está perto do chão.

No piloto automático podemos ser dominantes, querer ter sempre razão; julgamos com base no certo e errado; punimos e recompensamos o que motiva as ações; evitamos sentir dor, somos exigentes; nos culpamos ou culpamos o outro ou fugimos.

Com o chacal podemos identificar o que está faltando, ou seja, as necessidades. Na medida em que fazemos contato com esse chacal, podemos convidar nossa girafa para acolher; assim é possível abrir espaço para a girafa manifestar-se e contribuir para que todos possam se sentir bem.

A girafa representa a comunicação que conecta, que fala a linguagem do coração, que é compassiva e empática.

Dentre todos os animais da terra, ela é o que tem o maior coração; tem uma visão fantástica por causa de seu longo pescoço; sua língua é tão grossa que acolhe os espinhos das palavras sem se machucar; e é tão forte que pode matar um leão apenas com uma patada, mas só usa quando precisa proteger a si mesma ou à sua cria.

Com a girafa o que prevalece é a parceria. Daí podemos ter conexão, empatia, o que é bom e contribui para o bem-estar de todos. O que motiva suas ações são os sentimentos e as necessidades; faz pedidos claros e objetivos e diz que deseja; tem uma escuta profunda, acolhe a dor e responde de um lugar que é bom para todos.

Como tem andado suas relações – com muitos chacais ou girafas?

A seguir, uma fábula hindu que talvez possa ajudar:

Os cegos e o elefante

Certa vez, um príncipe reuniu alguns homens cegos que iam conhecer um elefante pela primeira vez. Ele perguntou o que lhes parecia ser.

O primeiro cego apalpou a barriga do animal e declarou: “Trata-se de um ser gigantesco e muito forte! Posso tocar nos seus músculos e eles não se movem; parecem paredes…”

“Forte sim, mas não como paredes.”, respondeu o segundo cego que segurou na perna do elefante. “Parece mais bem um tronco de árvore.”

“Que palermice!”, disse o terceiro cego, tocando nas presas do elefante. “Este animal é pontiagudo como uma lança, uma arma de guerra…”

“Vocês se enganam.”, retorquiu o quarto cego, que apertava a tromba do elefante. “Este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde, porque não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia…”

“Vocês estão totalmente alucinados!”, gritou o quinto cego, que mexia nas orelhas do elefante. “Este animal não se parece com nenhum outro. Os seus movimentos são bamboleantes, como se o seu corpo fosse um grande leque aberto…”

“Vejam só! Todos vocês estão completamente errados!”, irritou-se o sexto cego, tocando a pequena cauda do elefante. “Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. Posso até pendurar-me nele.”

Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada um querendo convencer os outros que sua percepção era correta e que os outros estavam errados.

Nenhum deles foi capaz de descrever ao príncipe a forma real do elefante.

E então, disse o príncipe:

“Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante.”

Bibliografia:

ROSENBERG, Marshall – CNV-Comunicação Não Violenta

Curso Grok

Coaching em Resiliência – Sobrare







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.