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Como a inovação pode multiplicar o potencial de vendas?

“A teoria na prática é outra coisa”. Se você experimentar esse ditado popular, convergir de forma proporcional e inteligente a teoria e a prática, o resultado será surpreendente! Quer saber o porquê?

Hoje em dia é muito importante colocar em prática o que aprendeu, de preferência enquanto aprende. Durante o período do aprendizado é fundamental testar como tudo funciona enquanto pode experimentar, errar, refazer e recomeçar.

Não vou entrar no mérito e na polêmica acadêmica sobre Teoria x Prática, simplesmente porque acredito que uma coisa não deve ser dissociada da outra, apesar de ser extremante crítico com o “método decoreba” com foco apenas no papel Diploma, que ainda temos hoje na Educação Brasileira.

O fato é, se você é treinado na prática para realizar uma determinada atividade, você vai conseguir fazer, mas precisa saber porque está fazendo, qual o conceito, qual a base daquilo, se não souber isso, você estará apenas no automático fazendo o que foi treinado. Entendeu?  A verdadeira segurança em fazer bem feito e com qualidade vem com o profundo conhecimento agregado à prática. Por outro lado, o mercado não espera muito o modelo: “aprender para depois fazer”. Exatamente por isso, sou adepto do fazer enquanto aprende ou aprender enquanto fazemos. Isso, lógico, se a sua profissão e a Lei permitirem. Se quiser produzir, trabalhar ou Empreender, ponha em prática o que está aprendendo na teoria, você vai ver o que o seu diferencial competitivo estará ampliado no curto prazo, além é claro, de vivência no ramo.

Pois bem, apesar de toda a minha experiência prática adquirida, de ter começado a trabalhar muito cedo, eu ainda me considero um eterno aprendiz. Sabe por que? Porque tive que voltar a estudar e entender a base, a teoria e conceitos de como se fazia cada coisa, dos porquês. Simplesmente durante muito tempo da minha vida, negligenciei isso, achava que somente a prática e o treinamento eram suficientes para vencer na vida. Não era! Hoje compreendo que as duas vezes que me dei mal, foi por conta dessa postura de deixar em segundo plano o aprendizado teórico e o planejamento. Achava que sabia de tudo.  Foi ai que comecei a entender Sócrates: “Só sei que nada sei”, ou seja, aquele que pensa que sabe tudo, na verdade não sabe é de nada.

A teoria na prática é outra coisa”. Se experimentar esse ditado popular, convergir de forma proporcional e inteligente esses dois pontos, o resultado será surpreendente! Com certeza você será um profissional mais eficaz, assertivo e preparado para os desafios da atualidade, atuando com menos custos e menor risco.

É isso, por conta desse entendimento, hoje sou uma pessoa que ouço mais do que falo, leio muito mais do que escrevo e que aprendo mais do que ensino. Esse é meu ponto de equilíbrio e os meus motivos pra mostrar porque é importante pensar andando e praticar aprendendo, ou seja, porque só a prática é capaz de te mostrar como tudo funciona.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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