Síndrome da segunda-feira

Publicado em 05 de março de 2018

Esse tema aparentemente banal e desimportante, para alguns representa um suplício, não por sua simbologia, mas sim em função do significado atribuído pela pessoa que sofre com esta síndrome – (conjunto de sinais e sintomas).

A sexta-feira é um dia aguardado por muitos, já a segunda-feira pode ser aversiva para outros, por estar carregada de sentimentos e significados negativos, correlacionados diretamente com a vida profissional, na maioria dos casos.

Quem algum dia já não se sentiu aterrorizado no Domingo ao ouvir a famosa vinheta do Fantástico? Se a sensação frente a essa situação lhe é familiar, possivelmente você sofre com esta síndrome.

Angústia e ansiedade são sintomas comumente observados naqueles que sofrem da síndrome, principalmente aos Domingos à noite ou logo na segunda-feira pela manhã. Não raramente, alguns produzem sintomas físicos, como: dificuldade para acordar cedo, indigestão, taquicardia, aumento da sudorese, dores de cabeça ou musculares.

Pare e reflita sobre quais são os reais motivos e significados que estão mascarados através de seu “medo” ou ódio da segunda-feira?

Aspectos relacionados à síndrome de segunda-feira 

Identifique alguns aspectos disfuncionais, mude sua visão, adote novas atitudes pontuais e pare de sofrer.

Aos finais de semana é comum e frequente, quebrar hábitos e comer e beber demais, trocar o dia pela noite ou virar o "atleta de final de semana". Desta forma, torna-se penoso iniciar a semana já cansado, tendo que recuperar o organismo e administrar os excessos cometidos.

Uma crença comumente adotada é: “Vou aproveitar para fazer no final de semana tudo aquilo que não faço durante a semana”. Tal atitude te sobrecarregará com compromissos, não sobrando tempo para descansar, assim, iniciará a semana cansado.

O principal aspecto relacionado à síndrome de segunda-feira reside na insatisfação com o trabalho. Isso ocorre ao perceber sua atividade profissional como desprazerosa e sem sentido. Assim, é esperado que já no Domingo à noite, comece a sofrer por ter que retomar essa atividade.

Adote novas atitudes e vença a síndrome da segunda-feira

Esforce-se para resolver suas principais pendências até sexta-feira. Evite procrastinar atividades, sobretudo as que considera chatas ou desprazerosas, para a próxima semana e foque no que tem que ser feito, independentemente de gostar ou obter prazer com isso. Resolva o que é possível, renegocie e assuma o que for impossível. Assim evitará ansiedade, estresse e preocupação gerados pelas pendências e, não será cobrado na primeira hora da segunda-feira.

Ao longo da semana, invista um tempinho para programar seu fim de semana com atividades relaxantes junto aos amigos e familiares no Sábado e Domingo, para descansar e aproveitar e não sofrer por antecipação pensando nos problemas que te esperam na segunda-feira.

Reflita e responda, você é muito ocupado ou de fato é um profissional produtivo? Embora atualmente a carga de trabalho na maioria das empresas seja elevada, é fundamental criar um tempo para descontrair em um happy hour, cinema ou jantar ao longo da semana, pois o manterá mais energizado e motivado para enfrentar as adversidades de sua realidade profissional.

Reserve um momento e avalie os fatores positivos de seu trabalho. Perceba como se sente atualmente na posição que ocupa, na sua área e com as atividades que desempenha na empresa. Sente-se motivado, feliz, importante, reconhecido e orgulhoso do profissional que é e onde está?  Caso a resposta seja negativa, possivelmente esteja na hora de repensar sua carreira, vida profissional e suas prioridades. Busque orientação com um Coach ou Psicólogo, pois a responsabilidade pode não ser da segunda-feira, certo?

Atribuir sentido e equilíbrio à sua vida é uma opção

A vida não precisa ser percebida como uma agenda repleta de obrigações e compromissos e nem ser reduzida aos dias com horas marcadas. É possível organizar o tempo e definir momentos para recarregar as baterias em atividades relaxantes e deixar fluir sua energia produtiva em seu trabalho.

Você pode equilibrar suas decisões e comportamentos de forma harmônica, entre o cuidar do outro, cuidar de si, cumprir os compromissos importantes e também usufruir dos momentos de recolhimento e lazer.

Repense o sentido de sua vida e atribua significado de segunda a segunda.

Marcio Caldellas
Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach
www.mccoaching.net







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.