Sete Vidas



Tom Coelho

Esta é a coluna semanal do Tom Coelho cuja proposta é estimular em você reflexões sobre sete grandes dimensões que permeiam sua vida. “Sete Vidas não é um conceito acadêmico, mas fruto da trajetória pessoal do autor. Por isso, os textos publicados quinzenalmente irão abordar de saúde a relações afetivas, passando por gestão de carreira, liderança, empreendedorismo, marketing e finanças pessoais, transitando também por cultura, sociabilidade, responsabilidade social e sustentabilidade, até espiritualidade. Leia, reflita, comente. E cuide de suas sete vidas!" (Tom Coelho)




Tom Coelho, com formação em Publicidade pela ESPM e Economia pela USP, tem especialização em Marketing e em Qualidade de Vida no Trabalho, além de mestrado em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Foi executivo, empresário, secretário geral do IQB/ INMETRO, diretor do Simb/Abrinq e VP da AAPSA. Atualmente é professor em cursos de pós-graduação, conferencista, escritor com artigos publicados em 17 países, diretor da Lyrix Desenvolvimento Humano, da Editora Flor de Liz e do NJE/CIESP, além de Conselheiro do Consocial/FIESP. autor dos livros “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento”, “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” e coautor de outras cinco obras.

Confira abaixo suas publicações:

Miopia e astigmatismo corporativos

Empresas não enxergam pessoas, pessoas não enxergam oportunidades. Falta visão de futuro e de potenciais no mercado.

publicado em 20 de setembro de 2018

As três faces do respeito em vendas

Empresários formam equipes de vendas que não vendem. Vendedores queixam-se da infraestrutura concedida pelas empresas em que trabalham. Nesta guerra de insatisfação, quem tem razão?

publicado em 05 de setembro de 2018

Na ponta dos dedos

Com a ponta dos dedos, cada um de nós molda o cotidiano e constrói o mundo.

publicado em 23 de agosto de 2018

Além dos números

Encontrar a verdadeira vocação conduz ao entusiasmo e à autorrealização. Os números tornam-se apenas números. O quanto você ganha passa a ser uma consequência. O quanto você trabalha passa a ser irrelevante.

publicado em 09 de agosto de 2018

Especial é seu bolso, não o cheque!

O cheque especial é uma modalidade de crédito que não pode ser incorporada à sua renda mensal. Aprenda a lidar com ele e a negociar o débito quando perder o controle.

publicado em 26 de julho de 2018

A Paixão de cada um

Quais os limites da violência que estamos dispostos a aceitar e tolerar?

publicado em 12 de julho de 2018

A praga dos juros

A política de juros elevados afeta as políticas sociais do Governo, compromete a competitividade das empresas e impacta a vida dos cidadãos.

publicado em 14 de junho de 2018

Efeito placebo

A manipulação da esperança pela cura muitas vezes se torna o próprio remédio para os males que nos afligem.

publicado em 31 de maio de 2018

Novas canções

O equilíbrio pessoal e a felicidade vêm da descoberta de novos caminhos e da redescoberta dos bons caminhos que se perderam.

publicado em 17 de maio de 2018

Agir ou reagir

Seu destino depende do que acontece à sua volta ou você é dono de seu próprio futuro?

publicado em 03 de maio de 2018

Diferenciação

Diferenciais competitivos são a chave do sucesso, seja para o profissional que busca emprego, seja para a empresa que busca a liderança.

publicado em 19 de abril de 2018

A força da vocação

Dinheiro e sucesso são consequências. Não foque neles, mas em sua vocação. Confira 10 lições de empreendedorismo de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

publicado em 05 de abril de 2018

Planejamento Estratégico Pessoal

Um breve roteiro para edificar um planejamento estratégico para sua vida pessoal e profissional.

publicado em 22 de março de 2018

Como pedir aumento

Descubra em dez passos como e quando negociar um pedido de aumento salarial. Afinal, tapinha nas costas não paga contas.

publicado em 08 de março de 2018

Sobre heróis e mitos

Shakespeare dizia que “heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências”. Com o tempo descobrimos que nossos mitos são feitos de carne e osso. E aprendemos a ser heróis de nós mesmos.

publicado em 22 de fevereiro de 2018

Preguiça acadêmica

Dicionários e enciclopédias caíram em desuso e a internet está formando uma geração de estudantes que não lê, não escreve e que usa de um comodismo por vezes travestido de oportunismo para fazer pesquisa acadêmica.

publicado em 08 de fevereiro de 2018

O desejado pergaminho

Diploma em mãos, surge a decepção de que ele nada garante, seja a percepção de conhecimento, seja a segurança de um emprego.

publicado em 25 de janeiro de 2018

A arte da chutometria

O exercício de projetar cenários econômicos é importante para um bom planejamento estratégico, porém o hábito de inferir taxas e cotações para o final do ano-calendário é uma prática inútil e presunçosa.

publicado em 14 de dezembro de 2017

A visão do futuro

Como você tem tratado sua vida pessoal e profissional? Como você se imagina em um, cinco, dez e 25 anos? Uma reflexão sobre futuro e liderança, sonhos e metas.

publicado em 30 de novembro de 2017

Coragem para mudar

Temos o hábito de dar importância a desconfortos, mágoas e ressentimentos, quando precisamos aprender a deletar as situações indesejáveis, apreciando aquilo que nos torna melhores e valorizar o que realmente importa.

publicado em 16 de novembro de 2017

Anatomia do amor

Coloque de lado, por alguns instantes, os problemas políticos e econômicos que atingem nosso país, os ataques terroristas que vicejam pelo mundo, as fontes de ansiedade e angústia que nos afligem e faça uma reflexão sobre o que realmente importa: o amor e as relações afetivas que regem sua vida.

publicado em 02 de novembro de 2017

Tragédia não é fatalidade

Tratar um ocorrido como fatalidade é uma imprudência. Uma fatalidade pode ser trágica, mas uma tragédia não precisa ser fatal. É sempre bom relembrar casos assim para que sirvam ao menos para evitar ocorrências similares no futuro.

publicado em 19 de outubro de 2017

Quatro pilares para o sucesso

Seja no esporte ou em outros cenários, há quatro pilares fundamentais que norteiam a busca pelo almejado sucesso. Você sabe quais são eles? E como eles podem ajudar você a atingir o tão sonhado Sucesso?

publicado em 05 de outubro de 2017

RH educador

Inteligência corporativa não emana de máquinas, sistemas ou mesmo tecnologia, mas de pessoas. Daí a importância do papel do RH das organizações na missão de promover o desenvolvimento de seus colaboradores dentro de uma visão holística.

publicado em 21 de setembro de 2017

Na arena

A crítica pura, que desdenha e apequena, é inaceitável. Quem faz uma pergunta deve estar preparado para receber uma resposta, qualquer seja ela. O mundo está repleto de críticos que têm por objetivo não construir, mas apenas destruir.

publicado em 07 de setembro de 2017

Moço, leva eu...

Começou com um mero trabalho acadêmico. Tornou-se, para alguns, uma missão de vida. E, em uma visita a um lar de idosos, um pedido, uma inquietação. E muitas reflexões...

publicado em 24 de agosto de 2017

Voo 3840

Nossas primeiras experiências são todas muito peculiares. Algumas frustrantes, outras insípidas, a maioria inesquecíveis. O primeiro dente que cai, o primeiro beijo, a primeira aprovação no vestibular, o primeiro trabalho, o primeiro dinheiro ganho a partir do próprio esforço.

publicado em 10 de agosto de 2017

Água na cabeça

Como uma iniciativa lúdica em sala de aula pode ilustrar a importância da disciplina na vida pessoal e profissional. “Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.” (Franklin Roosevelt)

publicado em 27 de julho de 2017

O que os compradores querem

Tecnicamente todos nós somos vendedores. Afinal, estamos sempre vendendo algo. Sejam produtos, serviços, nossa imagem pessoal, a satisfação por nossa companhia, a reflexão proporcionada por nossas ideias. Entenda quais as expectativas de um comprador para melhor vender!

publicado em 13 de julho de 2017

Cultura do curto prazo

Quando adotamos um padrão de tempo diário ou mensal, o planejamento passa a ser uma atividade inoportuna: o mero período de um ano transforma-se em longo prazo, distante e intangível. O verdadeiro planejamento estratégico só é possível quando concebido no longo prazo.

publicado em 29 de junho de 2017

O país da corrupção

Laja-Jato, políticos, empresários. O cenário atual nos passa a impressão de que a corrupção está associada exclusivamente ao cenário político-econômico. Infelizmente, isso não é verdade. Estas são características desta nação e a única forma de mudança é através da educação.

publicado em 15 de junho de 2017

Mundo desigual

Vivemos em um mundo de desigualdades onde 62 pessoas detêm o mesmo patrimônio que metade da população mundial e os recursos acumulados pelo 1% mais rico do planeta equivale à riqueza dos outros 99%.

publicado em 01 de junho de 2017

Gestão com empatia

Empatia não é “tratar o outro como você gostaria de ser tratado”. Empatia significa tratar o outro como ele gostaria de ser tratado, como ele deseja ser tratado, como ele necessita ser tratado. Significa calçar-se com os calçados do outro, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.

publicado em 18 de maio de 2017

Excelência no Atendimento

Duas experiências que ilustram a diferença entre um atendimento medíocre e outro com excelência. O que diferencia de forma tão contundente o atendimento em ambos os estabelecimentos? Seria a infraestrutura de cada um deles? Ou a formação dos profissionais envolvidos?

publicado em 04 de maio de 2017

Não fique doente

A baixa qualificação dos profissionais da área médica e o custo dos medicamentos tornam a saúde um privilégio acessível a poucos, ou seja, a saúde não é definitivamente um bem público ao alcance da população. A conclusão é una: simplesmente, não há o direito de se ficar doente...

publicado em 20 de abril de 2017

A Arte de Empreender

A 4ª Revolução Industrial caracterizada pela predominância da tecnologia da informação que levará a produção industrial a uma independência da atuação humana em larga escala. Assim, o futuro do emprego está na prestação de serviços e por isso o empreendedorismo precisa ser estimulado.

publicado em 06 de abril de 2017

O Brasil público que dá certo

É bom saber que em meio a tanta desfaçatez e malversação do dinheiro público, há pessoas trabalhando com criatividade, dedicação e afinco para promover a inclusão e a redução das gritantes desigualdades que afligem nosso país.

publicado em 23 de março de 2017

Anatomia de um acidente

Acidentes de trabalho são frutos de nossas escolhas e consequências de nossas próprias atitudes. Por isso, a semente da prevenção reside em três fatores: conhecimento, conscientização e ação. Conhecer para prevenir, conscientizar-se dos riscos e agir para evitá-los.

publicado em 09 de março de 2017

Ensaio sobre a amizade

Não existem bons ou maus amigos, sinceros ou dissimulados. Por definição, um amigo é verdadeiro, honesto, leal e digno de honra e admiração. Lembro-me de Publius Syrus: “A amizade que acaba nunca principiou”.

publicado em 23 de fevereiro de 2017

Como se fosse a primeira vez

A rigor, podemos qualificar nossas vidas como absolutamente rotineiras. Uma repetição constante de tarefas e experiências em favor da sobrevivência, da subsistência. Apenas passamos. Podemos nos imaginar medíocres, vivendo vidas previsíveis e medianas. Como mudar isto?

publicado em 09 de fevereiro de 2017

Educação sem futuro

Nosso sistema educacional está falido. Inadequado, ultrapassado, anacrônico. Continuamos formando um exército de estudantes doutrinados a grafar uma letra “X” em uma alternativa dentre cinco possíveis, desperdiçando a oportunidade de ensiná-los a pensar, a raciocinar, a criar.

publicado em 26 de janeiro de 2017

O engraxate

Em tempos de valorização dos consumidores, quando tanto se apregoa que o cliente deve estar em primeiro lugar, um engraxate coloca-se de joelhos, diante daquele que lhe pede seus préstimos, com humildade e subserviência, altivez e competência, dedicação e comprometimento.

publicado em 15 de dezembro de 2016

Marketing Pessoal... Construindo sua marca!

Há tempos que os conceitos de marketing vêm sendo aplicados na gestão de imagem e planejamento de carreira das pessoas. Para triunfar no jogo do mundo corporativo é necessário antes de tudo vender a nós mesmos. Confira um guia prático para edificar e consolidar sua imagem.

publicado em 01 de dezembro de 2016

37 não é febre!

Somos o legado social de uma cultura que venera a superproteção e tem aversão ao risco, por menor que ele seja, por mais saudável que ele possa vir a ser. Avalie a real dimensão de informações, fatos e eventos, evitando reagir de forma passional e equivocada.

publicado em 17 de novembro de 2016

A arte de conciliar vida pessoal e profissional!

A virtude maior está menos no conteúdo e mais na forma. Ter a consciência, integrar, conciliar e harmonizar suas sete vidas pode significar o caminho mais curto, a menor distância para você encontrar o sucesso e a felicidade.

publicado em 02 de novembro de 2016

Stop and Go

Cultivamos um hábito pernicioso, ainda que inconscientemente. Costumamos nos apegar a objetos, pessoas e eventos. A vida muitas vezes sugere parar, recuar ou interromper. Não pela estática, mas pela dinâmica de seguir adiante.

publicado em 20 de outubro de 2016

Finanças pessoais em equilíbrio

Administrar finanças pessoais não difere muito de gerenciar o caixa de uma empresa ou de um país. Mudam apenas proporção e complexidade. Você precisa analisar dois conjuntos de contas: as receitas e as despesas.

publicado em 06 de outubro de 2016

Apesar de vocês

O desejo de encontrar um significado para a vida é a motivação básica do comportamento de um indivíduo. A busca contínua de sentido é o caminho para prosseguir adiante, suplantando barreiras e superando obstáculos.

publicado em 22 de setembro de 2016

Desemprego zero

O desemprego é algo medonho. Quanto mais ele se prolonga, mais afeta negativamente o profissional. A atitude do profissional pode ser seu maior aliado na manutenção digna de seu emprego e de sua empregabilidade.

publicado em 08 de setembro de 2016

Jogando xadrez

Devíamos aprender a ser um enxadrista, pois nossa vida é um grande jogo de xadrez. Confira uma interessante analogia entre o Jogo de Xadrez e os desafios do cotidiano na vida pessoal e corporativa.

publicado em 25 de agosto de 2016

Exemplos e opiniões

O mundo está repleto de opiniões, umas mais assertivas do que as outras. Cada qual se preocupa em demonstrar a força de sua própria argumentação... Mas o que precisamos verdadeiramente são de exemplos.

publicado em 11 de agosto de 2016

A espiral da Ética

São as pequenas ações individuais, tomadas coletiva e sucessivamente, a gênese da transformação. Como diz um provérbio chinês: “Antes de iniciares a tarefa de mudar o mundo, dá três voltas na tua própria casa”.

publicado em 28 de julho de 2016

Custo, tempo e qualidade

“Qualidade é quando nossos clientes voltam, e nossos produtos, não.” Por isso, não importa a atividade ou porte da empresa. Reduza custos, tenha celeridade em suas ações, mas esteja atento à qualidade.

publicado em 14 de julho de 2016

O clichê, o básico e o simples

O problema do clichê é que ele não contesta, não provoca reflexão, não transforma, não evolui, pois lhe falta originalidade. E esta falta é presença constante no discurso de professores, palestrantes e especialistas.

publicado em 30 de junho de 2016

Brasil Doente

O maior problema de nosso país é a classe política, voltada em sua maioria para interesses próprios, sem qualquer vocação para contribuir com a sociedade. Infelizmente não se trata de uma doença passageira.

publicado em 16 de junho de 2016

O peso do QI na recolocação profissional

O caminho para o emprego passa por um bom currículo, um bom processo seletivo e um bom networking. Conheça 7 cuidados que devem ser tomados para que uma proposta não se apresente como uma armadilha.

publicado em 02 de junho de 2016

Quando você não é visto

Não é improvável que você seja tomado como apenas “mais um” e com grande dificuldade para se destacar. O que pode ser feito? Como construir relacionamentos e destacar-se na multidão?

publicado em 19 de maio de 2016

A relevância das datas comemorativas

Temos vivido de forma tão intensa, rápida e automática que pausas fazem-se necessárias. Algumas datas especiais podem funcionar como uma fenda no tempo para você refletir e desacelerar sua rotina.

publicado em 05 de maio de 2016

Problemas pessoais no trabalho

Colocar uma linha divisória entre a vida pessoal e a profissional é absolutamente impraticável dentro da cultura latina. Razão e emoção coexistem em nosso ser, a cada instante, onde quer que estejamos.

publicado em 21 de abril de 2016

Como investir em treinamento!

O treinamento é primordial para capacitar, desenvolver, integrar e estimular as pessoas, permitindo-lhes realizar mais com menos, ensinando-as a trabalhar mais inteligentemente.

publicado em 07 de abril de 2016

Crise de liderança

Crise é a palavra mais recorrente em nosso atual contexto, mas a maior de todas as crises é a falta de lideranças. E ela não se restringe apenas ao setor público ou às empresas, ela se encontra também no âmbito familiar.

publicado em 24 de março de 2016

Tempo perdido

O que você pode fazer em duas horas? Assistir a um filme, ler um livro, desfrutar da companhia de amigos ou familiares. Ou então, ficar preso no trânsito tentando regressar à sua residência após um dia de trabalho...

publicado em 10 de março de 2016

Celebre a sua Vida!

A inocência e a pureza de uma criança são suficientes para ensinar aos adultos a importância de valorizar cada novo dia. Como disse Benjamin Disraeli: “A vida é muito curta para ser pequena.”

publicado em 25 de fevereiro de 2016

Síndrome de planejamento

Sofremos de uma síndrome de falta de planejamento, típica de nossa cultura. Assim, temos o péssimo hábito de protelar e fazer tudo na última hora, simplesmente porque não programamos nossas atividades.

publicado em 11 de fevereiro de 2016

O filho e o pai

Como lidar com as perdas... não estamos habituados a elas, sejam materiais ou não. Querer e não poder é desagradável, mas ter e perder é doloroso. Isso vale para dinheiro ou um amor que se despede.

publicado em 28 de janeiro de 2016

Regras de ouro para administrar o tempo e viver melhor

O mundo moderno impõe às pessoas a obrigação de produzir mais, com maior qualidade, menor custo e em menos tempo. Veja 15 dicas práticas para melhor gerenciar o tempo e elevar a sua qualidade de vida.

publicado em 14 de janeiro de 2016

Chega de angústia!

“Feliz Natal” e “Boas Festas” são votos que se estendem por apenas alguns dias. Por isso, quero lhe desejar algo capaz de perdurar durante todo um ano: chega de ansiedade e de angústia!

publicado em 17 de dezembro de 2015

Engajamento e retenção

Um dos maiores desafios atuais no mundo corporativo é a chamada retenção de talentos, ou seja, como manter os profissionais nas organizações e com elevado nível de comprometimento.

publicado em 10 de dezembro de 2015

Ócio Improdutivo

Você já bisbilhotou o calendário para 2016? Teremos doze feriados nacionais, nove deles durante a semana. Um trabalhador brasileiro chega a passar quase 40% do ano sem nada produzir.

publicado em 26 de novembro de 2015

Neocompetência: Uma nova abordagem para o sucesso profissional!

Seja para construir uma carreira de sucesso ou para encontrar sua vocação e seguir uma missão, ser competente é um pré-requisito básico. Mas o que é competência? Você já ouviu falar da 'Regra do CHA'? Ela está ultrapassada.

publicado em 12 de novembro de 2015

Mestres que inspiram

Dizem os dicionários que professor é aquele que professa, seja uma crença ou uma religião. A missão de um educador é inspirar seus alunos e ajudá-los a se conhecerem e se tornarem pessoas melhores.

publicado em 29 de outubro de 2015

Geração sem-sem

Você já deve ter ouvido falar da “geração nem-nem”, denominação dada aos jovens que nem estudam, nem trabalham. Conheça agora a “geração sem-sem” e seus hábitos no uso da tecnologia digital.

publicado em 15 de outubro de 2015

Liderança e poder

Como o poder é exercido pelo líder? Conheça neste artigo as oito formas de exercer o poder. A maneira como exercemos o poder sobre outras pessoas diz muito sobre nosso estilo de liderança.

publicado em 01 de outubro de 2015

Gente do bem

É nesse momento que devemos buscar o que temos de melhor, não com base na sorte ou em fatores externos, mas em nossa força interior. E direcionar esse potencial para o caminho do bem.

publicado em 17 de setembro de 2015

Cuide de sua vida!

Projete seu futuro a partir de seu comportamento e de suas realizações. Olhe menos para os lados e procure cuidar de sua própria vida para alcançar o almejado sucesso.

publicado em 03 de setembro de 2015

Passos de bebê

Queremos o tempo por inteiro, utilizado ao limite. E nos tornamos ansiosos. Passamos a incentivar a cultura do “fast”. O fast food das refeições, o fast track das decisões, o fast love dos relacionamentos.

publicado em 20 de agosto de 2015

Feliz 2018!

“Enquanto eles choram, eu vendo lenços”. Será mesmo? Vamos colocar clichês de lado e encarar a realidade: estamos enfrentando uma crise econômica e política que não será revertida em poucos meses.

publicado em 06 de agosto de 2015

Faltam heróis

Precisamos de heróis. Não trajando fardas, capas e máscaras, mas sim pessoas com valores admiráveis, dignas de serem tomadas como referência na condução de mudanças propositivas e positivas.

publicado em 23 de julho de 2015

5 passos para uma meta!

Você já decidiu fazer algo de última hora e ao final acabou frustrado por não ter saído do jeito que esperava? Esse mal é o mesmo que afeta profissionais e empresas no mundo todo: a ausência de metas definidas!

publicado em 09 de julho de 2015

Corrupção padrão FIFA

Está se tornando impossível falar sobre ética, porque não se pode argumentar sobre o que não existe. Empresas fraudam, executivos mentem, auditores omitem, analistas recomendam. Como diz o velho ditado, papel aceita tudo.

publicado em 25 de junho de 2015

Os ladrões de tempo

No mundo corporativo há uma legião de ladrões de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia, comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo estresse.

publicado em 11 de junho de 2015

No topo do mundo

Preparação, escolhas, foco, paixão, visão de futuro, trabalho em equipe são algumas das lições que podemos extrair das experiências de um alpinista para compreender que cada um tem seu próprio topo para escalar.

publicado em 28 de maio de 2015

Analfabetismo funcional

A gênese de nossos problemas reside no ensino fundamental, orçamento que pouco chega às salas de aulas, falta remuneração adequada aos professores, incentivo à reciclagem profissional e rigor no ensino.

publicado em 14 de maio de 2015

O coração da empresa

Toda sorte de recursos e infraestrutura são insuficientes para fazer uma empresa prosperar, se a atenção devida não for dada a um departamento em especial. Você faz ideia qual departamento é este?

publicado em 30 de abril de 2015

Uma nova vida em dois anos

Conscientize-se da importância das escolhas e de suas consequências. Simplifique sua vida, abrindo mão daquilo que não lhe acrescenta paixão e bem-estar. Bastam dois anos para implantar mudanças em sua vida!

publicado em 16 de abril de 2015

Você não é pago para isso!

Quem nunca teve fez algo no trabalho, supostamente a mais do que suas obrigações, e ouviu a frase "Você não é pago para isso"? O pensamento estratégico pode não ser bem-vindo em organizações pouco visionárias e com gestão centralizada.

publicado em 02 de abril de 2015

Gestão empresarial em tempos de crise

Se o término das eleições definiu o cenário político para os próximos anos, o mesmo não se pode dizer com relação às perspectivas econômicas. A atual conjuntura aponta para um crescimento próximo a zero e grande pessimismo para 2015.

publicado em 19 de março de 2015

O preço do brincar

O brincar, tão essencial à formação psicossocial e motora, tornou-se sinônimo de consumismo. Mais do que rememorar brincadeiras do passado, precisamos resgatar a simplicidade imanente à natureza infantil.

publicado em 05 de março de 2015

Prazer e obrigação

Passamos a vida inteira fazendo muitas coisas por obrigação à espera daquilo que nos proporcionará prazer. Precisamos aprender a conciliar obrigação e prazer. E é preciso aprender isso, hoje e agora.

publicado em 19 de fevereiro de 2015

Um roteiro para a excelência na Educação

O Brasil fez uma opção pela quantidade em detrimento da qualidade, com o intuito de erradicar o analfabetismo formal, colhendo como consequência um crescente analfabetismo funcional.

publicado em 05 de fevereiro de 2015

Recordar é viver!

Nossas batalhas cotidianas são muitas e variadas, amplas e cada vez mais intensas. Nosso tempo é curto, embora a vida seja longa, mas o que realmente vale a pena é sutil, volátil e está ao nosso redor.

publicado em 29 de janeiro de 2015

Maratona da Vida

A cena é velha conhecida de todos nós. O semáforo fecha, os carros param e ambulantes vendem de tudo; balas, canetas, etc. Na luta pela sobrevivência, eles chegam a percorrer uma meia maratona todos os dias.

publicado em 21 de janeiro de 2015

Empreender é preciso

Empreendedorismo é um jeito de ser e não de saber. Está vinculado mais à atitude do que ao conhecimento. Assim, deve ser não apenas aprendido, mas apreendido. Não apenas compreendido, mas vivenciado.

publicado em 15 de janeiro de 2015

Ensinando a ousar

Ou a vida é uma aventura ousada, ou não é nada. Do contrário, não vivemos, apenas vegetamos. A ousadia deve ser estimulada, deve começar em casa, continuar na escola e transpor os muros das empresas.

publicado em 08 de janeiro de 2015

Resoluções de Ano-Novo

Dezembro marca um ritual muito comum à maioria das pessoas: definir metas para o novo ano que vão desde retomar a prática esportiva, fazer um curso, iniciar uma dieta até mudanças de hábitos e comportamentos.

publicado em 18 de dezembro de 2014

Homenagem em vida

Temos o hábito de enaltecer personalidades do exterior nos mais diversos campos do conhecimento, deixando de reverenciar os grandes nomes de nosso próprio país, como Francisco Alberto Madia de Souza.

publicado em 11 de dezembro de 2014

Iniciativa, hesitação e acabativa

Reclamação é uma prática arraigada em todas as organizações. Poderia ser um instrumento de busca do aperfeiçoamento contínuo, mediante a sinalização de aspectos ineficientes e a proposição de ações corretivas.

publicado em 04 de dezembro de 2014

Cinco passos para uma meta!

Uma meta, qualquer seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada segundo cinco variáveis: especificidade, mensurabilidade, exeqüibilidade, relevância e temporalidade.

publicado em 27 de novembro de 2014

Guerras e guerras

As guerras vão perdendo significado real à medida que nossas pernas crescem. As guerras migram do prazer para a ignorância, da pureza para a intolerância. Quais guerras são válidas e justificáveis?

publicado em 20 de novembro de 2014

Ponto de vista

Possivelmente você já foi questionado sobre como enxerga um copo com água pela metade: encontra-se ele meio cheio ou meio vazio? São dois olhares opostos de um fato que conduzem a diferentes tomadas de decisão.

publicado em 13 de novembro de 2014

Ser e Estar

No comportamento das pessoas e em suas atitudes nota-se uma inversão recorrente dos valores, da ética, da moral, do caráter. Pessoas deixam de ser o que sempre foram e passam a estar o que lhes convém.

publicado em 06 de novembro de 2014

Sonhos e Metas

A maioria das pessoas toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo. Elas veem as coisas e perguntam o porquê delas. Já os vencedores respondem: “Por que não?”. E você?

publicado em 30 de outubro de 2014

Atitude

Um novo emprego, um novo empreendimento, um novo relacionamento. Qualquer que seja seu novo projeto, apenas mediante atitudes renovadas será possível cultivar resultados diferenciados.

publicado em 23 de outubro de 2014

O Exercício da Perda

Temos o hábito de praticar o que poderíamos chamar de “elogio à ingratidão”. Experimente traçar cenários imaginando o impacto de não mais ter ao seu alcance o que hoje lhe parece trivial apenas porque é rotineiro.

publicado em 16 de outubro de 2014

Somos maus amantes

Lutamos para auferir determinadas conquistas, mas somos incompetentes para mantê-las e desenvolvê-las. Perdemos a capacidade de nos apaixonar pelas coisas que fazemos e pelas pessoas que conhecemos.

publicado em 09 de outubro de 2014

Quinze Anos

Entre os universos de homens e mulheres, o que os une é a solidão. Parece que a sociedade moderna nos robotizou, tornou-nos tão mecânicos que perdemos a capacidade de nos apaixonar. E, mais ainda, de amar.

publicado em 02 de outubro de 2014

Da garagem ao SUCESSO!

Empreender em um negócio incerto talvez seja um sonho para muitos, mas grandes e bem sucedidas empresas muitas vezes nascem pequenas, a partir do sonho e da determinação de seus fundadores.

publicado em 25 de setembro de 2014

Vergonha da Democracia

O programa eleitoral coloca-nos diante de reflexões preocupantes sobre nosso processo democrático. O nível dos parlamentares e dos candidatos a cargos eletivos envergonha nosso sistema democrático.

publicado em 18 de setembro de 2014

O pior dos pecados

Os chamados “pecados capitais” acometem cada um de nós. Eles nascem e são nutridos por nós mesmos, em nossas cabeças. Somos os líderes e chefes de nossos vícios e caprichos.

publicado em 11 de setembro de 2014

Síndrome de Deus

O atendimento na área de saúde precisa não apenas ser humanizado, mas profissionalizado a partir de lições de Administração e Marketing que poderiam se iniciar já nas Universidades de Medicina.

publicado em 04 de setembro de 2014

A Hora de Parar!

Ambição é uma coisa boa. Ela nos desperta desejos, promove o comprometimento, estimula a perseverança. Torna-nos mais fortes e nos faz buscar a superação. O que a estraga é a ganância.

publicado em 28 de agosto de 2014

Ensaio sobre a lágrima

A lágrima revela tudo. Insólita por natureza, carrega consigo dor, tristeza, alegria, emoção. A lágrima marejada contém-se em si mesma. Ela faz os olhos brilharem, refletindo a transparência da alma.

publicado em 21 de agosto de 2014

A dor da despedida!

Há partidas, separações e despedidas. Às vezes “até logo”, às vezes “tchau”, mas apenas o “adeus” carrega consigo um bálsamo de dor. Porque é o único temperado com o aroma, doce ou amargo, do tempo.

publicado em 14 de agosto de 2014

Tempo de escolher!

Você aprecia seu trabalho, mas não a empresa? Admira a harmonia, mas não tem prazer em suas atividades? Recebeu proposta de emprego, financeiramente desfavorável, porém desafiadora? Sente-se perdido?

publicado em 07 de agosto de 2014

O Sabor do Saber

Você sabia que “sabor” e “saber” têm a mesma origem? O conhecimento é para ser provado, degustado. É como se a cabeça (o estudar) estivesse em plena consonância com o coração (o gostar).

publicado em 31 de julho de 2014

Resiliência

Faça de cada limão, uma limonada! Resiliência é a capacidade de se resistir flexivelmente às adversidades e dificuldades, utilizando-as para o desenvolvimento pessoal, profissional e social.

publicado em 24 de julho de 2014

Conheça sua base motivacional

Motivação é um processo que vem de dentro, responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma meta. Você é motivado por poder, realização ou afiliação?

publicado em 17 de julho de 2014

Agenda de 10 segundos

Rotina. Assim vivemos e morremos, dia após dia, mecanicamente. O aqui e agora é fugaz, uma pequena fração de tempo. Mas é nele que vivemos e que agimos. Programe-se para vivê-lo e fuja da rotina.

publicado em 10 de julho de 2014

Fracasso e Sucesso!

O fracasso está presente em nossa vida, em seus mais variados aspectos. É preciso discernimento para reconhecer o fracasso, coragem para assumí-lo/divulgá-lo e sabedoria para aprender com ele

publicado em 03 de julho de 2014

Tempo para arrumar a casa

Diante da “parada geral” na economia, em virtude da Copa, aproveite o momento para “colocar ordem na casa”, refletir, planejar, repensar objetivos e resgatar a convivência com familía e amigos.

publicado em 26 de junho de 2014

Basta de Informação!

O mundo produz anualmente o mesmo volume de informações que a humanidade levou 40 mil anos para acumular. Devemos criar mecanismos para filtrá-las, aprendendo a selecionar o que é realmente relevante.

publicado em 19 de junho de 2014

Copa sem Paixão

A salvação desta edição do mundial depende do envolvimento emocional do público, entoando o Hino Nacional a plenos pulmões para decretar o desejo de uma nação mais próspera, justa e digna.

publicado em 12 de junho de 2014

O Mundo Perfeito

O tempo certo para agir é agora. Não de qualquer jeito, não com mediocridade, mas com o máximo empenho possível. O ótimo é inimigo do bom. Por isso, o desafio é fazer não apenas o possível, mas o melhor.

publicado em 05 de junho de 2014

A Lei de Felipe

Quarenta anos após a “Lei de Gérson”, decretada em campanha publicitária histórica dos cigarros Vila Rica que exaltava a malandragem e o jeitinho brasileiro, surge então uma nova versão, lapidada para o pior.

publicado em 29 de maio de 2014

Metas, realizações e resultados

As pessoas buscam realização. Mais do que um ato, um estado de espírito. Mais importante do que o fato concretizado, a satisfação de tê-lo feito. As empresas, por sua vez, perseguem resultados.

publicado em 22 de maio de 2014

Portas abertas

Diante do dinamismo do mercado de trabalho atual que estimula a mobilidade em todos os níveis hierárquicos, é muito provável que você passe pela experiência de trocar de emprego. O que fazer?

publicado em 15 de maio de 2014

Mudança e Tolerância

As pessoas não resistem às mudanças, resistem a serem mudadas. É um mecanismo legítimo e natural de defesa. Insistimos em tentar impor mudanças, quando o que precisamos é cultivar mudanças.

publicado em 08 de maio de 2014

Sinais de desmotivação

A perda de entusiasmo é um processo inerente à você, que parte de dentro para fora e pode ser consequência de diversos fatores. Primeiro, de um trabalho desalinhado com seus propósitos, em especial missão e visão.

publicado em 01 de maio de 2014

A volta da Inflação!

A inflação é um mal sinistro e de braços longos. Ela atinge a todos, mas é particularmente perversa com os mais pobres, que têm seu poder aquisitivo reduzido e dispõem de poucos recursos para autodefesa.

publicado em 24 de abril de 2014

Um sentido para a vida!

Frustração por conquistas não alcançadas, desmotivação por falta de reconhecimento, desilusão diante da falta de perspectivas? Um propósito de vida é a maior força motivadora para o ser humano!

publicado em 17 de abril de 2014

A vida na encruzilhada

Invariavelmente você passará, e mais de uma vez no decorrer de sua vida, por dilemas sobre os caminhos a seguir em busca da tão almejada felicidade. A dúvida é saber o que queremos - e o que não queremos.

publicado em 10 de abril de 2014

O caminho do meio

Equilíbrio. Talvez esta seja a palavra mais adequada para nortear a vida de qualquer pessoa, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O equilíbrio tem o poder de trazer a felicidade.

publicado em 03 de abril de 2014

Começando pelo quintal

Pobreza, miséria, exclusão econômica. Desemprego, analfabetismo funcional, exclusão social. Somos especialistas em diagnóstico. Ao contrário do que se apregoa, não vivemos num mundo de escassez, mas de abundância.

publicado em 27 de março de 2014

Bandeiras da Intolerância

As chamadas minorias buscam, através do julgamento diferenciado, o tratamento equânime. Querem a igualdade, mas a perseguem a partir da diferença. E acabam colhendo apenas a indiferença.

publicado em 20 de março de 2014

Promoção e Poder

“O poder muda as pessoas”. É muito provável que você já tenha proferido essa frase para qualificar a mudança de comportamento de alguém após este ser promovido. Será que muda mesmo?

publicado em 13 de março de 2014

O Mal da Mediocridade

A mediocridade é uma das maiores chagas do mundo moderno. É muito fácil ser bom no que faz, quando os padrões estipulados são inferiores ou estão na média. É preciso fazer o seu melhor!

publicado em 27 de fevereiro de 2014

Administrando o tempo, administrando a vida

O tempo é o mais democrático dos recursos. Pouco importa sua idade, escolaridade ou condição socioeconômica. Mas a forma como o utilizamos é que justifica nossos resultados e nos diferencia.

publicado em 20 de fevereiro de 2014

Do lápis ao rojão

A morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por um rojão durante protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro, é um triste reflexo de nossa sociedade e das mazelas de nossa educação.

publicado em 13 de fevereiro de 2014

Comportamento Seguro

A segurança é um aspecto negligenciado na vida pessoal, familiar e corporativa. É tempo de se desenvolver uma cultura de prevenção. O trágico acidente ocorrido na Linha Amarela, no Rio de Janeiro, é um triste exemplo de um padrão de comportamento que precisa ser revisto por toda a sociedade.

publicado em 06 de fevereiro de 2014

Marketing de Percepção

Vivemos em um mundo governado pela ditadura da imagem. O triunfo da estética sobre a moral. Não são apenas as empresas, mas também as pessoas no seu modo de viver e de se apresentar.

publicado em 30 de janeiro de 2014

Qual é o seu problema?

Falar sobre sucesso é relativamente simples e até fácil. Porém, pouco instrutivo. A maioria dos livros, entrevistas e depoimentos sempre exaltam o êxito dos protagonistas, mas há lições inestimáveis oriundas das histórias de fracasso.

publicado em 23 de janeiro de 2014

O resgate da inocência

A diferença de comportamento entre crianças e adolescentes praticantes de balé conduz a uma reflexão sobre nossas atitudes na vida adulta e como ela se torna chata na medida em que nossas pernas crescem.

publicado em 16 de janeiro de 2014

Aplicando 5S na vida pessoal

Agora que o período de festas se foi, seja bem-vindo de volta ao cotidiano. Aproveite o início do novo ano e a chama da renovação para praticar uma pequena revolução pessoal aplicando o “5S” em sua vida.

publicado em 09 de janeiro de 2014

Chega de Angústia

Capaz de perdurar por todo um ano, Tom Coelho traz uma mensagem de fim de ano sobre desacelerar e buscar a serenidade, combatendo a ansiedade e a angústia provocadas pelo mundo moderno.

publicado em 19 de dezembro de 2013

Um instante, uma palavra

Não importa a ocasião ou a duração de um encontro. Uma única palavra, em um mero instante, pode influenciar as decisões e o destino de outrem.

publicado em 12 de dezembro de 2013

Diálogos externos e internos

O conhecimento, a experiência, não é a absorção passiva das sensações, mas o resultado de nossos processos mentais; o mundo não se revela a nós, mas é revelado por nós. Na nova coluna “Sete Vidas”, Tom Coelho aborda os diálogos externos e internos.

publicado em 05 de dezembro de 2013






banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.