Seis regras de ouro sobre modelo de negócios

Publicado em 07 de fevereiro de 2019

Modelo de Negócios. Expressão muito bonita, mas que assusta muita gente. Quantas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio? E quantas pessoas morrem de medo de concretizar este sonho?

É por isso que neste artigo vamos falar de Modelo de Negócios: o modelo que você tem que definir e desenhar para ser o norte da sua empresa.

Então você quer ter um negócio? Ótimo. Mas você já pensou quem serão os seus clientes? Você já sabe o que eles valorizam, o que eles necessitam, e o que eles esperam de você? Você já definiu por quais meios vai entregar os seus produtos e serviços? Já sabe como você vai se relacionar com estes clientes? Quais são as atividades principais que você terá que fazer? E os recursos? Você já tem todos e já definiu o que é imprescindível para este negócio? Já sabe se você vai precisar buscar parceiros estratégicos? E por fim, você já pensou sobre seus custos e receitas? Como será seu modelo de entrada de dinheiro? Quais serão os seus custos principais?

A melhor ferramenta para você planejar isto tudo, é o Canvas, a tela onde você desenha o seu modelo de negócios ou Business Model. Mas existem algumas regras para que você consiga planejar o seu negócio de forma correta.

  1. Em primeiro lugar, tenha a sua folhinha Canvas impressa. É com ela que você vai começar a planejar o seu negócio.
  2. Jamais escreva diretamente na folha, use “post-its” para te ajudar a completar a Canvas Page. Se você escrever diretamente no Canvas, e de repente mudar de ideia, vai ter muito trabalho para imprimir um novo Canvas e recomeçar. Usando post-its você não terá mais este problema. Poderá mudar de ideia quantas vezes precisar.
  3. Não perca muito tempo discutindo cada bloco do Canvas. As pessoas que usam o Canvas para modelarem seus negócios, muitas vezes, caem nesta armadilha de ficarem horas e horas debatendo sobre um único ponto. No design thinking há 3 regras para criação de ideias: A primeira é divergir, criando diversas ideias, mas nunca ficando horas presa em apenas uma. A segunda é avaliar qual dessas ideias é viável ou valeria a pena implementar; e a terceira é convergir. Selecionando e focando nas melhores ideias para serem colocadas em prática. Por isso, não perca tempo preso em debates sobre uma única ideia. Coloque as ideia no papel e selecione as melhores.
  4. Sabemos que o preenchimento do Canvas para Negócios começa pelo bloco dos Clientes. Mas isso não significa que você tenha que ficar totalmente preso a esta ordem de preenchimento. Se você, logo que começou a preencher o Canvas, teve uma ideia genial para o 8º bloco (Parceiros-chave), escreva sua ideia num post-it e já cole no Canvas. E depois volte a preencher os blocos na ordem original.
  5. Evite muitos detalhes. O Canvas é uma ferramenta visual. E, para tanto, precisa de organização no preenchimento. Não encha a tela do seu modelo de negócios com muito detalhes. A ideia aqui é resumir. E, se você quiser, depois pode escrever os detalhes num plano de negócios.
  6. Escolha as palavras certas para resumir suas ideias nos post-its que serão colados no Canvas. Por exemplo, colocar a palavra “Marketing” se você estiver desenhando o bloco do Relacionamento. Há dois lados de se usar uma palavra tão ampla: pode ser bom pois é resumido, mas por outro lado fica muito vago. Então “marketing digital” ficaria melhor, ou ainda “email marketing”. São termos resumidos que cabem num post-it, e ainda assim passam uma ideia mais específica do que apenas “marketing”.

Agora que você já aprendeu estas dicas, é hora de colocar a mão na massa! Imprima o seu Business Model Canvas e comece agora a modelar o seu negócio. Mesmo que você ainda não tiver um negócio, mas apenas uma vaga ideia de um negócio… o quanto antes você começar a pensar sobre ele e colocá-lo no papel, maiores são as chances de você ter sucesso empreendendo.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.